PUBLICIDADE

Brasil perde credenciamento de agência anti-doping

20 nov 2016 23h22
| atualizado em 21/11/2016 às 08h45
ver comentários
Publicidade

A Agência Mundial Antidoping (Wada) divulgou neste domingo, após reunião de seu Conselho de Fundadores, que o Brasil não está dentro dos padrões de conformidade com o Código Mundial Antidoping e tirou o credenciamento da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem).

A decisão foi anunciada por meio do twitter oficial entidade, que também afirmou que o Azerbaijão e a Indonésia não se encontram dentro dos padrões exigidos.

A medida foi tomada com base em um relatório de uma comissão independente, realizado em outubro, que encontrou problemas na ABCD. Porém, os reais motivos que levaram a Wada a chegar a esta decisão não foram revelados pela entidade.

No entanto, acredita-se que o motivo teria sido o Brasil não ter um órgão único para julgamento de casos de doping. Atualmente, os casos são separados de acordo com os tribunais desportivos das diferentes modalidades, e esta vinha sendo uma das exigências de mudança da Wada, que encontra muita resistências dentro das federações esportivas do país.

Outro motivo teria sido a redução do número de exames antidoping realizados no país antes dos Jogos Olímpicos do Rio e em períodos fora das competições.

 

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade