PUBLICIDADE

Brasil estreia no Mundial de vôlei de praia com vitórias na Holanda

4 jan 2019 - 17h40
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil começou com vitórias importantes na etapa quatro estrelas de Haia (Holanda), a primeira do Circuito Mundial de vôlei de praia em 2019. Ana Patrícia e Rebecca venceram duas vezes pelo grupo C na última quinta-feira (3) e já garantiram presença nas oitavas de final da competição. Elas aguardam as adversárias que sairão de duelo da repescagem, ainda sem cruzamento definido.

A primeira vitória do dia veio contra as polonesas Brzostek/Wachowicz, por 2 sets a 0 (21/14, 21/18). Horas depois, valendo o primeiro lugar do grupo, triunfo sobre as austríacas Schützenhöfer/Plesiutschnig também em dois sets diretos, com parciais de 21/14, 21/19. Ana Patrícia comentou a primeira experiência jogando em quadra coberta e os resultados positivos na estreia do torneio na Holanda.

"Felizmente começamos o ano com o pé direito, com essas duas primeiras vitórias de 2019. Vamos continuar trabalhando aqui em Haia para chegar o mais longe possível, é uma competição muito importante para nós, para somarmos pontos no ranking. Nunca tinha tido essa experiência de jogar vôlei de praia em uma quadra coberta, mas estou adorando, é um clima muito bacana. As quadras são climatizadas, a luz é diferente, mantém a necessidade de se adaptar rápido, que é uma característica bastante particular do vôlei de praia. Conseguimos fazer isso bem neste começo, vamos seguir fortes aqui", disse a mineira de 1.94m.

No naipe masculino, apenas o classificatório aconteceu nesta quinta-feira. Marcio Gaudie e Vinícius Freitas acabaram superados no Round 2 pelos finlandeses Jyrki Nurminen e Santeri Siren, por 2 sets a 0 (21/15, 21/10), dando adeus ao torneio. Outras duas duplas já estavam garantidas pelo ranking de entradas: Pedro Solberg/Bruno Schmidt e Ricardo/Álvaro Filho, que estreiam nesta sexta-feira.

O campeão olímpico Ricardo e seu parceiro medalhista pan-americano Álvaro Filho largaram às 6h20 (de Brasília) contra os italianos Andrea Abbiati e Tiziano Andreatta, no grupo F. Já Pedro Solberg e Bruno Schmidt encaram na primeira partida os franceses Arnaud Gauthier-Rat e Quincy Aye, às 5h30, pelo grupo G.

As duplas campeãs em Haia recebem 800 pontos no ranking geral da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), além de cerca de R$ 78 mil em premiações. Em 2018, Carolina Solberg e Maria Elisa ficaram com a prata no torneio. Em oito etapas realizadas em Haia, o Brasil soma 23 medalhas (10 de ouro, cinco de prata e oito de bronze).

O torneio em Haia será disputado em quadras cobertas, montadas em um ginásio. Os jogos serão disputados no complexo esportivo de Zuiderpark com todas as quadras em local fechado, já que a temperatura na cidade está próxima de 5ºC. A arena já recebeu etapas da Liga Mundial de voleibol indoor e edições da Copa Davis, de tênis.

São 32 duplas em cada gênero, sendo que 24 já estão classificadas pelo ranking, enquanto outras oito garantem a vaga na disputa do classificatório. Os times jogam entre si na chave, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. As finais do naipe masculino e feminino ocorrem no domingo.

O Brasil é o atual campeão do Circuito Mundial no naipe feminino, com Ágatha e Duda. Após a etapa da Holanda, o próximo desafio das duplas brasileiras será pelo Circuito Sul-Americano, com a etapa de São Francisco do Sul (SC), de 18 a 20 de janeiro, e em seguida com o Circuito Brasileiro Open, na etapa de São Luís (MA), de 23 a 27 de janeiro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade