PUBLICIDADE

Bottas supera Hamilton com vantagem e larga na pole no GP da Espanha

11 mai 2019 - 12h49
Compartilhar
Exibir comentários

O líder do campeonato de Fórmula 1, Valtteri Bottas, derrotou o companheiro de equipe da Mercedes, Lewis Hamilton, disputa pela pole position por uma enorme vantagem no Grande Prêmio da Espanha, neste sábado, com a rival Ferrari ficando para trás.

A pole foi a terceira consecutiva para o reenergizado e sorridente finlandês, que está à frente de Hamilton por um único ponto depois de quatro das 21 corridas, e ele fez isso em um tempo recorde de um minuto e 15,406 segundos.

Isso foi um pesado 0,634 mais rápido do que o melhor esforço de Hamilton, superando as esperanças do pentacampeão mundial de conquistar o 85º polo de carreira.

Sebastian Vettel se classificou em terceiro lugar, em 1: 16.272, com o vencedor do Grand Prix da Red Bull em 2016, Max Verstappen, em quarto lugar e entre as Ferraris, com Charles Leclerc em quinto.

"Gostei muito disso, aproveitei a adrenalina que você tem nessas voltas, então estou muito satisfeito", disse Bottas, que também foi o mais rápido nos treinos de sexta-feira e parece um piloto diferente em relação ao ano passado, quando não conseguiu vencer nada.

"A temporada começou bem, do jeito que eu esperava e me sinto melhor e melhor no carro, então estou ansioso para amanhã", acrescentou o finlandês, que vai estar em busca da terceira vitória da temporada, no domingo.

A Mercedes dominou as eliminatórias em Barcelona nos últimos sete anos, com o venezuelano Pastor Maldonado como o último piloto de qualquer outra equipe a partir do topo, quando ele fez isso com a Williams em 2012.

A pole de Maldonado foi apenas porque Hamilton, depois com a McLaren, foi excluído e mandado para o fim da largada por uma irregularidade no combustível.

Hamilton disse que suas voltas na fase final da qualificação poderiam ter sido melhores, com um primeiro esforço desconexo a chutar o cascalho, mas as atualizações trazidas pela Mercedes para o início da tradicional parte europeia da campanha estavam funcionando bem.

O britânico, na pole na Espanha nos últimos três anos e quatro vezes no total, além de ter vencido a Mercedes em 2018, 2017 e 2014, disse que Bottas fez um trabalho melhor.

"Valtteri fez um trabalho fantástico, ele foi rápido durante todo o final de semana", disse Hamilton. "Do meu lado, eu simplesmente não juntei o colo ... afinal, não era um trabalho bom o suficiente", disse.

"É ótimo para o time ter os dois na frente, então vamos tentar converter isso (no domingo) e se eu puder reverter isso eu ficarei feliz", completou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade