PUBLICIDADE

Tommy Hawkins, ex-jogador do Los Angeles Lakers, morre aos 80 anos

17 ago 2017 - 11h21
Compartilhar
Exibir comentários

Aos 80 anos, o ex-ala-armador de Los Angeles Lakers e Sacramento Kings, Tommy Hawkins, morreu em Malibu, na Califórnia. Segundo a família, ele faleceu enquanto dormia, mas não sofria nenhum problema de saúde. Formado na faculdade de Notre Dame, Hawkins foi o primeiro jogador de basquete negro a ser eleito para o All-American team durante o período universitário.

O ex-jogador se formou na universidade em 1959 e jogou por três anos pelo time. Lá, venceu 44 partidas e perdeu 13, levando a equipe ao Elite Eight do torneio da NCAA. Em 2004, foi nomeado para o time do século e, em 2015, recebeu o anel de honra.

"Ele amava Notre Dame com todas as fibras de sua existência. Ele dizia que a faculdade fez muito por ele e o fez crescer e se tornar o que foi", disse Kevin Hawkins, um dos filhos do ex-atleta.

Após a universidade, o ala-armador foi escolhido na terceira posição geral do draft de 1959 pelo Minneapolis Lakers - no ano seguinte, a franquia mudaria para Los Angeles. Com a camisa dos Lakers, jogou 454 jogos e teve média de 9.0 pontos e 5.7 rebotes. Entre 1962 e 1966 passou pelo Cincinnati Royals, antes de retornar à Los Angeles e viver seus últimos três anos da carreira.

Aos 80 anos, Tommy Hawkins teve participação importante não só no esporte. Mesmo depois de aposentar-se, ele representava os atletas e foi fundamental no estabelecimento do primeiro acordo coletivo entre a associação de jogadores e a NBA. Ele deixa cinco filhos, sete netos e um bisneto.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade