PUBLICIDADE

Playoffs da NBA começam neste sábado; confira os detalhes

12 abr 2019 - 20h07
(atualizado em 13/4/2019 às 08h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Terminada a temporada regular, agora é hora de separar homens de meninos na NBA. Isso porque, neste sábado, começam os playoffs da liga, cuja disputa promete esquentar e muito os próximos dois meses do melhor basquete do mundo. A inauguração acontecerá com a realização de quatro partidas neste primeiro dia.

Restam 16 times na busca pelo troféu Larry O'Brien. Uma vez que o modelo de competição se dá por meio do tradicional mata-mata, os confrontos foram definidos com base nas campanhas alcançadas na temporada regular. Os primeiros colocados enfrentam os oitavos de suas respectivas conferências, os segundos enfrentam os sétimos, e assim por diante.

Vale lembrar que os duelos são decididos em uma melhor de sete partidas. Ou seja, para que a equipe se classifique à próxima fase, terá de somar quatro vitórias contra os mesmos adversários.

Conferência Oeste: Todos contra Golden State Warriors

Golden State Warriors (1º) x Los Angeles Clippers (8º)

Atual bicampeão da NBA e com três conquistas nos últimos quatro anos, o Golden State Warriors, sem sombra de dúvidas, é o time a ser batido nesta pós-temporada. Para complicar ainda mais a vida de seus rivais, o time californiano conta com um reforço de peso para faturar o anel no mês de junho: o pivô DeMarcus Cousins, que se juntou a Kevin Durant, Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, na tentativa de conquistar seu primeiro título na carreira.

Do outro lado, está uma das maiores surpresas desta temporada. Apesar do plantel renovado e de ter se classificado apenas na oitava colocação da tabela, o Los Angeles Clippers foi responsável por um ótimo início de campanha, chegando a liderar a conferência nas primeiras rodadas.

Denver Nuggets (2º) x San Antonio Spurs (7º)

Segundo colocado do Oeste, o Denver Nuggets chega forte nestes playoffs. Liderado pelo pivô Nikola Jokic, que fez uma temporada a nível de MVP (Melhor Jogador), o time do Colorado duelou diretamente com os Warriors pela liderança da tabela. Se contentando com o vice, agora buscará uma revanche, que possivelmente acontecerá nas finais de conferência.

Todavia, os Nuggets não terão vida fácil nem na primeira rodada. Isso porque o oponente merece o máximo de respeito, afinal, é a 22 temporada consecutiva que o San Antonio Spurs avança ao mata-mata. O destaque fica por conta do técnico Gregg Popovich, que deixará o comando da equipe após 23 anos, para assumir a seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas. São cinco canecos para ele, que vai em busca do hexa em 2019.

Portland Trail Blazers (3º) x Oklahoma City Thunder (6º)

Na terceira posição, ficou o Portland Trail Blazers, que tentará, enfim, deslanchar nos playoffs da NBA. Damian Lillard e companhia têm chegado à pós-temporada frequentemente, mas nunca conseguem chegar tão longe. Fica a expectativa para este ano.

Já pelo lado do Oklahoma City Thunder, a aposta é na dupla Russel Westbrook e Paul George, que tentará faturar o primeiro título da história da franquia. Apesar da sexta colocação da tabela, pode se considerar que o time é um dos favoritos do lado Oeste para chegar às fases finais.

Houston Rockets (4º) x Utah Jazz (5º)

Por último, mas não menos importante, está o Houston Rockets, de James Harden. O Barba é o favorito ao prêmio de MVP da temporada regular e pretende manter o nível de desempenho para re-colocar os texanos nas finais de conferência. Ano passado, ficaram a um passo de conseguirem a classificação às finais da liga.

Do outro lado tem o Utah Jazz, possivelmente a equipe mais modesta entre as oito. Apoiados no pivô Rudy Gobert, o time das Montanhas Rochosas tentará surpreender nesta pós-temporada.

Conferência Leste: Disputa acirrada

Milwaukee Bucks (1º) x Detroit Pistons (8º)

O Milwaukee Bucks foi, com certeza, a maior grata surpresa desta temporada regular. Comandado por Giannis Antetokounmpo, outro forte candidato a MVP, o time de Wisconsin chega com status de favorito na Conferência Leste. Resta saber se o nível de atuação se manterá nos playoffs, quando os jogos serão ainda mais decisivos.

Na oitava colocação, ficou o Detroit Pistons, que aposta em um forte trabalho de garrafão para superar os líderes da tabela. Blake Griffin e Andre Drummond formam a dupla de pivôs da equipe, que, com estes dois nomes, impõe respeito a qualquer adversário.

Toronto Raptors (2º) x Orlando Magic (7º)

Outro esquadrão que chega aos playoffs sonhando alto é o Toronto Raptors. Apesar de ter alcançado a pós-temporada em edições recentes, as expectativas jamais estiveram tão altas como em 2019. Isso porque o elenco se reforçou e, com Kawhi Leonard e Marc Gasol, a esperança por um título aumenta.

Primeira, os canadenses terão de passar pelo Orlando Magic, outra grande surpresa desta primeira parte de temporada. Sem um plantel estrelado, o time da Flórida trabalhou duro e conquistou uma merecida vaga entre os oito melhores. O destaque é o pivô Nikola Vucevic, líder dentro de quadra, em quem apostam todas as suas fichas.

Philadelphia 76ers (3º) x Brooklyn Nets (6º)

Há um bom tempo, o Philadelphia 76'ers não chega tão fortalecido para uma pós-temporada. Após alguns anos reformulando o elenco, a franquia enfim começa a colher frutos, apoiada em seus jovens talentos e nos reforços chegados nesta temporada. Joel Embiid, Ben Simmons, Jimmy Butler e Tobias Harris formam o quarteto que tem tudo para levar a equipe longe.

No entanto, o desafio, logo de cara, não é nada fácil. O oponente será o Brooklyn Nets, que também se encontra em processo de reformulação. A aposta é na excelente fase vivida pelo armador D'Angelo Russel, que disputará seus primeiros playoffs como principal jogador da equipe. Tem tudo para ser o duelo mais equilibrado desta primeira rodada.

Boston Celtics (4º) x Indiana Pacers (5º)

Na contramão de boa parte dos classificados, o Boston Celtics fez uma temporada bem abaixo do esperado. O time jovem, que alcançou as finais de conferência em 2018 e passou muito perto de ir às finais da liga, não chega tão embalado em 2019. Contudo, o plantel tem que ser respeitado, pois, com Kyrie Irving e companhia em seu melhor nível, se torna um dos principais favoritos ao título.

O adversário será o Indiana Pacers, uma das equipes com campanha mais surpreendente da temporada regular. Isso se deve ao fato de ter perdido (por lesão) sua principal estrela, o ala Victor Oladipo, no meio da trajetória. Mesmo assim, os jogadores reuniram forças e, com ótimas atuações de Bojan Bogdanovic, chegou a mais uma eliminatória.

Confira abaixo as datas e horários dos primeiros jogos dos playoffs da NBA:

Sábado, 13 de abril

Philadelphia 76ers x Brooklyn Nets - 15h30 (de Brasília)

Toronto Raptors x Orlando Magic - 18h (de Brasília)

Golden State Warriors x Los Angeles Clippers - 21h (de Brasília)

Denver Nuggets x San Antonio Spurs - 23h30 (de Brasília)

Domingo, 14 de abril

Boston Cetlics x Indiana Pacers - 14h (de Brasília)

Portland Trail Blazers x Oklahoma City Thunder - 16h30 (de Brasília)

Milwaukee Bucks x Detroit Pistons - 20h (de Brasília)

Houston Rockets x Utah Jazz - 22h30 (de Brasília)

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade