PUBLICIDADE

Stan Van Gundy encara resistência com elenco do Pelicans

Primeira temporada no comando da equipe foi marcada por fortes críticas do veterano técnico a jovens astros de Nova Orleans

28 mai 2021 - 16h20
(atualizado às 21h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Stan Van Gundy ainda não parece ter caído nas graças - na verdade, longe disso - do elenco do New Orleans Pelicans após uma temporada de trabalho na equipe. De acordo com Sam Amick, do site The Athletic, os atletas do time não estão muito empolgados e até impõem resistência ao veterano técnico no dia-a-dia. Embora a demissão não seja considerada nos bastidores, parece evidente que ele não vai contar com o suporte dos jogadores em uma eventual análise interna.

Stan Van Gundy, técnico do Pelicans
Stan Van Gundy, técnico do Pelicans
Foto: Jonathan Bachman / AFP / Jumper Brasil

Amick apurou junto a diversas fontes que existem diferenças e problemas na relação do elenco com o treinador, contratado na última offseason. Tais dificuldades apareceram a partir da postura forte do comandante apontando más atuações, falhas técnicas e falta de esforço defensivo da equipe ao longo da campanha. Ao falar sobre a marcação do time, inclusive, ele chegou a chamar a atenção de forma pública dos craques Brandon Ingram e Zion Williamson.

A questão, no entanto, é que Van Gundy estaria fazendo um trabalho alinhado com as expectativas do Pelicans, ao menos do ponto de vista comportamental. Segundo Scott Kushner, do periódico New Orleans Times-Picayune, a franquia trouxe o veterano para estabelecer uma postura mais séria diariamente e ressaltar a mentalidade competitiva em um elenco jovem. A fraca campanha da equipe, assim, seria sinal da "dissociação" entre técnico e atletas.

A personalidade e filosofia de trabalho do atual técnico é bem diferente do antecessor, o demitido Alvin Gentry. Ele era adorado pelo elenco de Nova Orleans por conta do seu fácil trato no dia-a-dia, além de implantar um esquema de jogo ofensivo e baseado na liberdade dos jogadores para tomada de decisão. O atual ocupante do cargo, por outro lado, sempre teve trabalhos marcados pela ênfase no esforço defensivo.

Van Gundy, de 61 anos, possui quatro décadas de carreira como treinador sendo que mais de 25 temporadas foram realizadas com equipes da NBA. Ele esteve no comando de um dos times do Jogo das Estrelas por duas vezes, além ter sido finalista da liga em 2009, com o Orlando Magic. O Pelicans terminou a atual campanha na 11a posição da conferência Oeste, com 31 vitórias e 41 derrotas.

Jumper Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade