PUBLICIDADE

NBA planeja alterar regra de faltas no ato do arremesso

Jogadores como James Harden e Trae Young devem diminuir o número de lances livres tentados por jogo

15 jun 2021 14h17
ver comentários
Publicidade

A NBA quer mudar a regra das faltas que acontecem no ato do arremesso, segundo o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN. A alteração serviria para coibir jogadores que forçam faltas usando movimentos não naturais, visando lances livres. De acordo com Wojnarowski, astros como James Harden (Brooklyn Nets) e Trae Young (Atlanta Hawks) vão deixar de ser beneficiados em jogadas deste tipo. A mudança de regra pode acontecer já para a próxima temporada.

Orlando Magic v Brooklyn Nets
Orlando Magic v Brooklyn Nets
Foto: Nathaniel S. Butler/AFP / Jumper Brasil

Para ter uma ideia, Harden foi para a linha do lance livre mais do que qualquer outro jogador na temporada passada, com 800 tentativas, enquanto Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks), foi o segundo, com 629. Na atual campanha, mesmo atuando em apenas 44 partidas, o camisa 13 do Nets ainda foi o 23° que mais cobrou lances livres.

A liga quer evitar que jogadores cavem faltas no ataque para deixar o jogo mais limpo. Os movimentos vão precisar ser totalmente naturais para que a arbitragem assinale a penalidade. Hoje, atletas se movem para onde estão os seus marcadores, forçando o contato. A NBA enviou um vídeo compilado com exemplos para os 30 times, explicando o que será banido se a regra for aprovada. Os árbitros, também, receberam o modelo de como deverão apitar lances assim.

O primeiro teste com as novas regras seria já na liga de verão de Las Vegas, em agosto.

Jumper Brasil
Publicidade
Publicidade