PUBLICIDADE

LBF é apresentada em Campinas; Vera Cruz vence Desafio Internacional

24 fev 2019 - 22h42
(atualizado às 22h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A Liga de Basquete Feminino, a principal competição da modalidade no país, foi apresentada neste domingo, em coletiva realizada no Tênis Clube de Campinas, São Paulo. Algumas novidades para a nona edição do torneio,que começa em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foram anunciadas.

O evento foi comandado pelo ex-árbitro e gestor técnico da LBF, Carlos Renato dos Santos, o Renatinho, e contou com a presença da imprensa e de personalidades do basquete feminino, como as campeãs mundiais e medalhistas olímpicas Alessandra, Adriana Santos, Helen Luz e Roseli e Simone Pontello, além das lendárias Maria Helena Cardoso e Lais Elena.

As dez equipes da temporada foram representadas na coletiva por suas jogadoras, técnicos e mascotes, que por mais um ano vão abrilhantar e entreter a competição. Além disso, ficará a cargo delas levar a bola aos árbitros antes de todo jogo.

Entre as jogadoras presentes, nomes históricos da LBF, como a pentacampeã Karla Costa (Vera Cruz Campinas), a líder em assistências Joice (Ituano), a segunda cestinha Jaqueline (Santo André/Apaba) e a revelação do último ano, Thayná (Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip).

"Um dia maravilhoso, com o lançamento oficial da LBF. Dez equipes, várias novidades, como o troféu MVP de cada partida, e um calendário que possibilita a volta das nossas brasileiras da Europa. Tenho certeza que vai ser a Liga mais equilibrada e mais emocionante de todas", comemorou Ricardo Molina, presidente da LBF.

Novidades

Uma das grandes novidades deste ano é a criação do troféu de MVP para cada partida da LBF, que será entregue à jogadora mais eficiente do dia. A inovação foi elogiada por Palmira, ala do Ituano.

"Acho essa ideia muito bacana porque é o reconhecimento a cada partida, do nosso esforço. Minha expectativa pra Liga é a melhor possível. As equipes estão bem parelhas, algumas até tem nomes mais fortes, mas o que vai decidir é dentro das quatro linhas", comentou.

Mais uma boa atração ao público será a Cesta premiada. Em cada partida, um torcedor poderá fazer um arremesso do meio da quadra para levar uma bola de basquete oficial da competição.

A cerimônia também oficializou inovações ligadas à responsabilidade social da Liga, como a presença obrigatória de crianças com as equipes na execução do hino oficial, antes das partidas. Além disso, o prêmio LBF Social, entregue a equipe que realizar o melhor trabalho neste quesito, também terá nova versão neste ano.

Para Maria Helena Cardoso, uma das maiores técnicas da história do basquete feminino nacional, a nova edição promete. "Fico muito feliz em ver a organização que eu vi hoje e de ver os clubes se movimentando. Isso tudo é muito bom. Queria parabenizar os organizadores da Liga de Basquete Feminino porque ela promete muito. A Liga vem crescendo ano a ano e tem tudo para crescer ainda mais e eu estou torcendo por isso", disse a treinadora, já aposentada, campeã mundial de clubes com a Ponte Preta nos anos 1990, ouro no PAN de 1971 e bronze no Mundial do mesmo ano, como jogadora.

Jogo das Estrelas terá nova sede

O evento também anunciou a próxima sede do Jogo das Estrelas, que será em Araraquara, São Paulo. O Ginásio Gigantão será o palco da sexta edição do evento mais aguardado da temporada regular. O Torneio de Enterradas, grande inovação de 2018, também será mantido, ao lado dos tradicionais Desafio de Habilidades e Torneio de Três pontos.

Vera Cruz Campinas derrota Quimsa, da Argentina, e vence Desafio Internacional

Após a cerimônia, Vera Cruz Campinas e Quimsa entraram em quadra para o Desafio Internacional entre os atuais campeões das ligas brasileira e argentina. Diante de um bom público, a equipe da casa derrotou as argentinas por 70 a 64, com grande partida da jovem pivô Mari Dias, autora de um duplo-duplo com 19 pontos e 10 rebotes.

Quando a bola subiu, o time brasileiro tomou a frente do placar. Abriu boa vantagem já no primeiro quarto para ir ao intervalo com dez pontos de vantagem: 34 a 24. Após o intervalo o Quimsa reagiu e endureceu a partida. Com boa partida da ala Luciana Delabarba, autora de 18 pontos ao final do jogo, chegou a virar e abrir três pontos de vantagem no começo do último quarto.

Contudo as campineiras contaram com a experiência de suas principais jogadoras - Meli Gretter, Babi, Ariadna e Karla - e partida segura de Mari Dias para retomar a dianteira e levar o troféu. Ariadna também marcou um duplo-duplo de 12 pontos e 12 rebotes.

A arbitragem da partida foi uma homenagem a Renatinho e Sérgio Pacheco, já aposentados da quadra, que apitaram ao lado de Francisco Ferreira de Lima Filho. A equipe paulista tem agora doze dias para sua estreia oficial na Liga, fora de casa, contra o SESI Araraquara.

Com dez equipes, a edição de 2019 iguala-se à temporada 2014/15 com o número recorde de participantes. As oito melhores classificadas da 1ª fase - jogada em dois turnos - seguem para os playoffs de quartas de final. Até as semifinais, as séries serão decididas em melhores de três jogos. Nas Finais, será melhor de cinco.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade