PUBLICIDADE

Franca vence o Flamengo e se sagra tricampeão do NBB

Sesi Franca vence o Flamengo pelo placar de X a X e fecha a série da grande final em 3 a 1, conquistando seu terceito título seguido do NBB

13 jun 2024 - 20h48
(atualizado às 21h12)
Compartilhar
Exibir comentários
O Franca se tornou o segundo maior campeão da história do NBB, ao lado do Brasília, com 3 títulos
O Franca se tornou o segundo maior campeão da história do NBB, ao lado do Brasília, com 3 títulos
Foto: Marcos Limonti / Sesi Franca Basquete / Esporte News Mundo

Na noite desta quinta-feira (13), o Sesi Franca venceu o Flamengo por 69 a 59 e conquistou seu terceiro título do NBB, conquistados de maneira consecutiva. A vitória da equipe da "capital do basquete" no ginásio Maracanãzinho fechou a série da grande final em 3 a 1, reforçando sua recente hegemonia no basquete brasileiro.

O confronto, semelhante ao restante da série, foi marcado por um jogo bastante truncado e de predomínio das defesas, com exceção para o último quarto de partida.

O Flamengo não conseguiu fazer valer seu mando de quadra e forçar a final a um quinto confronto. A equipe da casa fez uma partida muito abaixo do seu rendimento apresentado no restante da temporada, especialmente no ataque. O rubro-negro não conseguiu superar a intensidade defensiva do Franca e errou muitos arremessos durante os três primeiros períodos de partida, registrando um aproveitamento de apenas 9,4% da linha de três (3/32).

O Franca, por sua vez, além de manter a solidez defensiva, conseguiu ser amplamente superior ao seu adversário nos arremessos, especialmente de 3 pontos, finalizando a partida com 48,1% de aproveitamento (13/27).

Os grandes destaques dos campeões na partida ficam para o veterano ala-armador David Jackson, que anotou 14 pontos, sendo o cestinha da equipe, 4 assistências e 2 roubos de bola, e para o ala-pivô Lucas Dias que contribuiu com 7 pontos, 8 rebotes, 6 assistências e 2 tocos. Há a expectativa que ala-pivô do Franca também seja mais uma vez nomeado como o MVP (melhor jogador) da temporada do NBB.

No lado dos cariocas, cabe ressaltar os esforços do ala Gui Deodato, que anotou 19 pontos, 11 rebotes e 6 assistências, e do armador Franco Balbi, que contribuiu com 16 pontos e 3 roubos de bola. O duelo também marcou a última partida da lendária carreira do hexacampeão Olivinha, que se aposenta do basquete aos 41 anos de idade. O ala-pivô rubro-negro atuou 9 minutos em quadra, marcando 4 pontos e pegando 2 rebotes.

Com a conquista do tricampeonato, o Franca se juntou ao antigo Lobos Brasília, tricampeão em 2010/11/12, e ao próprio Flamengo, tetracampeão em 2013/14/15/16, como as únicas equipes a conquistarem três títulos em sequência na era NBB. Contando com o período "pré-NBB", a conquista também marca o 14° título brasileiro do time.

O Sesi Franca encerra a temporada com uma campanha de 2° colocado na temporada regular, com 31 vitórias e 5 derrotas, e uma corrida ao título com 11 vitórias e 3 derrotas nos playoffs. A equipe do interior paulista também teve o melhor ataque da competição, com média de 85,74 pontos por jogo.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade