PUBLICIDADE

Dia de Draft! Conheça quem são os próximos astros da NBA

20 jun 2019 - 07h16
(atualizado às 07h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O Draft (escolha de jogadores universitários) deste ano da principal liga de basquete do mundo, a NBA, acontecerá na noite desta quinta-feira, à partir das 20h (horário de Brasília), em Nova York. Principal mecanismo de renovação do campeonato e escolha de futuros astros do basquete, o Draft é a grande chance das equipes garantirem os talentos que os levarão a títulos no futuro.

O Draft conta com duas rodadas, contendo 30 escolhas (número de franquias da liga) cada, totalizando 60 no total. Devido a trocas anteriores, algumas equipes terão direito a mais ou menos que duas escolhas. Os escolhidos vem em grande maioria do basquete universitário dos Estados Unidos, mas também podem ser oriundos de ligas de todo o mundo, incluindo a NBB, caso dos brasileiros Didi Louzada e Yago Mateus.

Confira quem são os principais prospectos deste Draft:

RJ Barrett em ação no basquete universitário (Foto: Reprodução/Duke)

Entre os armadores, Ja Morant, de Murray State, e Darlius Garland, de Vanderbilt, são os principais prospectos da posição. Morant disputou duas temporadas da NCAA; na segunda, obteve médias de 24,5 pontos, 5,7 rebotes e 10 assistências por jogo. Já Garland, em apenas uma temporada, tem médias mais modestas, com 16.2 pontos, 3,8 rebotes e 2,6 assistências por partida.

O ala Jarrett Culver, de Texas Tech, é outro grande prospecto desta classe. O camisa 23 jogou duas temporadas pela universidade e acumulou médias na última temporada de 18,5 pontos, 6,4 rebotes e 3,7 assistências por partida. Entre os pivôs, os mais bem cotados são Jaxson Hayes, de Texas, e o georgiano Goga Bitadze.

Os brasileiros no Draft

Dois brasileiros poderão figurar entre os 60 escolhidos deste Draft, o ala do Franca Didi Louzada e o armador do Paulistano Yago Mateus. Após uma temporada na NBB, Didi somou média de 9,7 pontos, 2,8 rebotes e 1 assistência por jogo, sendo um dos destaques da equipe do interior paulista no vice-campeonato desta temporada.

Yago, por sua vez, tem mais experiência no basquete profissional, com três temporadas disputadas pela equipe da capital paulista. O armador chegou a declarar para o Draft da última temporada, mas acabou retirando seu nome antes do evento. Na última temporada da NBB, o atleta de 20 anos somou médias de 13,2 pontos, 3,6 rebotes e 4,8 assistências por jogo.

Ordem de escolha

*A ordem de escolha pode mudar a qualquer momento antes e durante o Draft via trocas envolvendo atletas e posição de escolhas entre as franquias. Na última segunda-feira, a ESPN norte-americana reportou que o Los Angeles Lakers concluiu uma troca com o New Orleans Pelicans pelo pivô Anthony Davis que inclui a quarta escolha deste Draft; a NBA ainda não confirmou a informação.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade