PUBLICIDADE

Com três da NBA, Petrovic convoca seleção de basquete para a Copa do Mundo

Técnico vai precisar fazer três cortes para definir a relação final da competição, que será disputada entre agosto e setembro

15 jul 2019 - 12h48
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Com três jogadores que defendem equipes da NBA, incluindo Didi, que foi draftado pelo New Orleans Pelicans, mas vai atuar pelo Sydney Kings, da Austrália, na temporada 2019-2020, o técnico croata Aleksandar Petrovic, da seleção brasileira masculina de basquete, anunciou nesta segunda-feira a lista dos 15 atletas convocados para dar início à preparação para a disputa da Copa do Mundo na China, que será realizado de 31 de agosto a 15 de setembro. O treinador terá de fazer três cortes para definir a relação final para a competição.

A lista tem o retorno de Bruno Caboclo, que vai continuar no Memphis Grizzlies na próxima temporada da NBA, e do pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) apontou Didi como jogador do New Orleans Pelicans, mas o ala, após atuar na Summer League (Liga de Verão), assinou contrato para atuar uma temporada no basquete australiano.

Para Petrovic, o grupo convocado apresenta uma mescla interessante. "Essa convocação traz três pontos importantes no grupo: o primeiro é contar com alguns jogadores mais experientes, que todos queriam ver atuando pela seleção. O segundo reúne os atletas que estão jogando na NBA: Caboclo e o Felício, que todos têm muita vontade de ver jogando pelo selecionado nacional. Já o terceiro é formado por dois jovens - Didi e Yago - que chegam bem das 'janelas' das Eliminatórias, que disputamos durante um ano e meio", disse o croata.

"Com isso, o grupo apresenta uma mescla boa, com todos os jogadores podendo jogar em alto nível. Por isso me sinto contente com os atletas que foram convocados para iniciar a preparação no próximo dia 25. Depois disso eu tenho um momento complicado, em que terei que definir os 12 jogadores, mas essa é uma tarefa que todos os treinadores têm que fazer", acrescentou.

A apresentação está marcada para a cidade de Anápolis (GO), onde a seleção treinará até 7 de agosto. No dia 8, o Brasil enfrenta o Uruguai, em amistoso ainda na cidade goiana. Dois dias depois, a seleção volta a jogar contra os uruguaios, desta vez em Belém.

Posteriormente, a delegação brasileira, já com os 12 jogadores definidos, embarca com destino a Lyon, na França. De 14 a 17 de agosto, segue a preparação e joga um torneio amistoso. Em seguida, viaja com destino a Guangzhou, na China. De 20 a 28, o Brasil treina e disputa partidas preparatórias na mesma Guangzhou, Wuhan e Liaoning. Nos dias 29 e 30, os comandados de Petrovic treinam na cidade de Nanjing, concluindo a etapa de preparação.

"Estou muito satisfeito com a disposição dos jogadores para disputar o Mundial. O grupo conta com quase todos os atletas que eu almejava, então agora é fazer uma boa química e trabalhar os aspectos táticos, tanto defensivos quanto ofensivos. Acredito que depois de 35 dias de pré-temporada, iremos seguir preparados para fazer um belo campeonato", complementou o treinador.

AUSÊNCIA

O armador Raulzinho, que acabou de assinar contrato com o Philadelphia 76ers, será a única ausência do grupo. Em recuperação de um problema no tornozelo esquerdo, sofrido no final da última temporada da NBA, quando defendia o Utah Jazz, precisará de mais tempo para ficar apto a jogar.

"Estive em contato com a equipe de trabalho do Raul, que falou sobre a contusão e passou que ele precisaria de um tempo maior para ficar totalmente recuperado da lesão que sofreu no tornozelo esquerdo. Com esse panorama, o Raulzinho, infelizmente, não poderá integrar o grupo brasileiro neste momento", explicou Carlos Vicente Andreoli, diretor médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

"Fico chateado por não poder representar o Brasil, ainda mais numa competição como o Mundial, onde estão todas as seleções e o nível é altíssimo. Infelizmente, essa é uma lesão chata, a região do tornozelo é sempre muito exigida, pelos movimentos, pela carga, e ainda preciso de tempo para estar totalmente recuperado. O Brasil tem um grupo de qualidade, bem equilibrado entre experiência e juventude, e que tem tudo para fazer uma boa campanha. Vou ter que ficar como torcedor, vou ficar na torcida para que a seleção brasileira jogue um bom basquete e faça um grande campeonato na China", afirmou Raulzinho.

Confira a lista de convocados da seleção brasileira:

  • Alex Garcia (ala) - 39 anos - Minas Tênis Clube (MG)
  • Anderson Varejão (pivô) - 36 anos - Flamengo (RJ)
  • Augusto Lima (pivô) - 27 anos - San Pablo Burgos (Espanha)
  • Bruno Caboclo (ala) - 23 anos - Memphis Grizzlies (Estados Unidos)
  • Cristiano Felício (pivô) - 27 anos - Chicago Bulls (Estados Unidos)
  • Jhonatan Luz (ala) - 32 anos - Flamengo (RJ)
  • Leandrinho Barbosa (ala) - 36 anos - Minas Tênis Clube (MG)
  • Lucas Silva (ala/pivô) - 24 anos - Franca (SP)
  • Marcelinho Huertas (armador) - 36 anos - sem clube
  • Didi (ala/armador) - 20 anos - Sydney Kings (Austrália)
  • Marquinhos (ala) - 35 anos - Flamengo (RJ)
  • Rafael Luz (armador) - 27 anos - MoraBanc Andorra (Espanha)
  • Rafael Hettsheimeir (ala/pivô) - 33 anos - Franca (SP)
  • Vitor Benite (ala/armador) - 29 anos - San Pablo Burgos (Espanha)
  • Yago (armador) - 20 anos - Paulistano (SP)
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade