PUBLICIDADE
Logo do Avaí

Avaí

Favoritar Time

Avaí pede desculpas por cantos homofóbicos em jogo contra São Paulo

A atitude de torcedores foi registrada em súmula pelo árbitro da partida Anderson Daronco

5 jun 2022 - 22h50
(atualizado em 6/6/2022 às 07h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Partida entre Avaí e São Paulo pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022
Partida entre Avaí e São Paulo pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022
Foto: Roberto Zacarias/iShoot / Gazeta Press

Neste domingo, o Avaí emitiu uma nota de esclarecimento se desculpando por cantos homofóbicos da torcida da equipe catarinense no empate por 1 a 1 contra o São Paulo deste sábado, pelo Brasileirão. A atitude de torcedores foi registrada em súmula pelo árbitro da partida Anderson Daronco.

"O clube, por meio de sua Diretoria, atletas e torcida condenam tais práticas e por isso o clube atua constantemente no engajamento para a conscientização e comunicação com seus torcedores e visitantes", declarou o Avaí em nota.

Na súmula, Daronco relatou dois momentos em que a torcida proferiu os cantos homofóbicos à equipe gaúcha de arbitragem. Os assistentes do jogo foram Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau, ambos do Rio Grande do Sul.

"Relato que aos 52 minutos do 2º tempo, paralisei a partida em virtude de cantos homofóbicos direcionados à equipe de arbitragem, cantados pela torcida do Avaí, da seguinte forma: "gaúcho, viado! gaúcho viado", registrou.

"Informo que após o término da partida, quando a equipe de arbitragem deixava o campo de jogo, o mesmo canto homofóbico "gaúcho viado, gaúcho viado", foi cantado pela torcida do Avaí, situada próximo ao túnel de acesso do vestiário da arbitragem", diz a súmula.

A equipe catarinense garantiu que "irá intensificar e trabalhar ainda mais para que atos de discriminação sejam definitivamente eliminados dos estádios brasileiros e mundiais".

O Avaí entra em campo novamente na quarta-feira, para enfrentar o Atlético-GO, fora de casa, às 20h30 (de Brasília), pela 10ª rodada do Brasileirão.

Confira a nota do clube:

"O AVAÍ FUTEBOL CLUBE registra, inicialmente, que condena veementemente qualquer tipo de discriminação ou atos de natureza preconceituosa.

O clube, por meio de sua Diretoria, atletas e torcida condenam tais práticas e por isso o clube atua constantemente no engajamento para a conscientização e comunicação com seus torcedores e visitantes.

A torcida do Avaí é reconhecida nacionalmente por sua força e pela beleza de suas grandes festas no apoio ao time. Não é necessário que se utilize de qualquer cântico homofóbico ou de cunho discriminatório, e por isso pedimos desculpas àqueles que de alguma forma se sentiram constrangidos.

Por isso, o Avaí Futebol Clube, que já tem abordado o tema por meio de suas redes sociais, sistemas de som e telões no estádio, irá intensificar e trabalhar ainda mais para que atos de discriminação sejam definitivamente eliminados dos estádios brasileiros e mundiais.

Todos merecem respeito e é isso que faz o futebol uma grande paixão. A mesma paixão que temos que ter pelo respeito ao próximo".

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade