Vandoorne controla eP de Berlim 6, vence em dobradinha da Mercedes e fica com vice
A temporada da Fórmula E terminou com resultado inédito a Maratona de Berlim. Agora só em 2021
A não ser por algumas trocas temporárias durante a rotação do uso do modo ataque, Stoffel Vandoorne foi dono absoluto da última corrida da temporada 2019/20 da Fórmula E, a sexta em Berlim, na tarde desta quinta-feira (13). A primeira vitória dele e da Mercedes na categoria - e logo com dobradinha.
Nyck de Vries largou em quarto, mas rapidamente assumiu o terceiro lugar e atacou Sébastien Buemi até quando pôde para passar, já era visivelmente mais rápido. Gastou modo ataque e FanBoost investindo, mas passou mesmo no fim da corrida. Até incomodou Vandoorne, mas manteve a distância e a paz para o dia de sucesso da Mercedes, que encerra sua primeira temporada como equipe de fábrica da melhor maneira possível.
Buemi fechou o pódio, o quarto da Nissan nas seis corridas do aeroporto. René Rast deu a sequência e com Sam Bird em quinto, muito embora tenha feito a melhor volta entre o top-10 e arrecadado um ponto mais. Lucas Di Grassi, Jean-Éric Vergne, Alex Lynn, António Félix da Costa e Edoardo Mortara fecharam o top-10.
Felipe Massa se despediu da Venturi com a 16ª colocação - ele não fica para 2021, conforme o time monegasco anunciou no fim da prova. Sérgio Sette Câmara foi 19º após um começo bastante promissor.
A próxima corrida da Fórmula será apenas em pouco mais de cinco meses: a temporada 2020/21 começa no dia 16 de janeiro de 2021, no Parque O'Higgins, em Santiago, Chile. Até lá!
Confira como foi a corrida:
Após longa semana de atividades infindas no Aeroporto de Tempelhof, a Fórmula E largou para a última prova da temporada 2019/20. Nico Müller, com mudança de bateria, largava nos boxes.
A partida foi relativamente tranquila, ao menos sem grandes problemas - somente aqueles toques normais para lá e para cá no meio do pelotão. Stoffel Vandoorne abriu na frente, ao passo que o outro Mercedes, Nyck de Vries, ultrapassou René Rast para assumir o terceiro lugar.
Mais atrás, bom começo de Sérgio Sette Câmara, que ultrapassou Neel Jani e chegou a anotar a melhor volta da prova. Lucas Di Grassi veio a reboque e tirou o rival da Porsche. Algumas voltas na sequência, tirou também Sette Câmara da frente a assumiu o oitavo lugar.
Na corrida pelas primeiras posições, Sébastien Buemi abriu mão do segundo lugar para buscar o modo ataque, mas rapidamente limpou De Vries da frente. O modo de velocidade extra, aliás, causava intensas mudanças nas quatro primeiras posições, embora nenhuma muito duradoura. Quem passava pelos aros eletrônicos perdia posições, mas aproveitava a velocidade para recuperar exatamente a quantidade que perdeu.
O FanBoost foi entregue a De Vries, Daniel Abt, António Félix da Costa, Di Grassi e Vandoorne.
Com pouco mais da metade, líderes da corrida já não contavam mais com modo ataque a acionar. Di Grassi era quem avançava: passou Edoardo Mortara, Sam Bird e Frijns, mas o holandês deu um toquinho na traseira do Audi e recuperou o quinto posto. Quem também subia bastante era Max Günther, que já aparecia em nono com pouco mais de 11 minutos no relógio.
Com o FanBoost, De Vries foi para cima e atacou Buemi, mas o suíço salvou a posição com defesa de manual. Pior sorte levou o companheiro dele e vencedor do dia anterior, Oliver Rowland, que deixou um pedaço de carro pela pista e abandonou - a razão, apesar de não ser mostrada pela transmissão, foi um toque com Sims.
Enquanto isso, o bicampeão aparecia em décimo e tomava uma bandeira preta e branca de advertência por uma disputa com Alexander Sims no começo da corrida.
Com modo ataque guardado, Bird partiu para cima e ultrapassou Di Grassi - Frijns, seu companheiro, vinha na sequência e abriu a porta. Mas Di Grassi atropelou Frijns, com direito até a toque, em uma briga engarrafada de minutos antes. O holandês foi ficando sem bateria e, ao tentar segurar suas posições, acabou indo fora do traçado junto de Mortara. O suíço ainda pontuou, mas Frijns nem terminou.
Lá na frente, De Vries enfim passava Buemi e tinha duas voltas para tentar se aproximar de Vandoorne, que via sua energia se esvair. Mas De Vries foi prudente, cuidou do interesse coletivo e foi um bom escudeiro para garantir que a primeira vitória da Mercedes na Fórmula E viesse com dobradinha. Vandoorne, aliás, confirmou o vice-campeonato.
Fórmula E 2020, eP de Berlim, Alemanha, Corrida 6, Resultado Final:
1 | S VANDOORNE | Mercedes | 36 voltas | |
2 | N DE VRIES | Mercedes | +1.340 | |
3 | S BUEMI | Nissan | +2.841 | |
4 | R RAST | Audi | +3.580 | |
5 | S BIRD | Virgin Audi | +8.710 | |
6 | L DI GRASSI | Audi | +11.593 | |
7 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +12.895 | |
8 | A LYNN | Mahindra | +14.719 | |
9 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +15.304 | |
10 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +16.154 | |
11 | M EVANS | Jaguar | +16.348 | |
12 | M GÜNTHER | BMW | +17.798 | |
13 | A SIMS | BMW | +22.229 | |
14 | A LOTTERER | Porsche | +23.893 | |
15 | N JANI | Porsche | +24.888 | |
16 | F MASSA | Venturi Mercedes | +25.577 | |
17 | T BLOMQVIST | Jaguar | +25.992 | |
18 | J D'AMBROSIO | Mahindra | +30.485 | |
19 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +31.453 | |
20 | D ABT | NIO | +38.071 | |
21 | O TURVEY | NIO | +39.694 | |
22 | N MÜLLER | Dragon Penske | +1:11.178 | |
23 | R FRIJNS | Virgin Audi | +3 voltas | NC |
24 | O ROWLAND | Nissan | +8 voltas | NC |