Valente, Matsushita engole Ilott e vence corrida 1 da F2 em Barcelona. Drugovich é 7°
Caos, safety-car, valentia e estratégia. Quatro substantivos que ajudam a explicar como Nobuharu Matsushita conseguiu vencer após largar em 18°. Felipe Drugovich terminou em sétimo
Poucas corridas reservaram reviravoltas tão grandes quanto a deste sábado (15) na Fórmula 2. A primeira prova do fim de semana em Barcelona, que parecia destinada a ser vencida por Callum Ilott, teve um safety-car com 12 voltas para a quadriculada. Foi a chave para um improvável Nobuharu Matsushita fazer uma parada a menos, passar Ilott com moral e triunfar após largar em 18°.
Matsushita foi agressivo contra Ilott, que perdia tempo tentando passar Yuki Tsunoda, com pneus velhos. Foi um erro capital: Nobuharu não perdeu tempo com ninguém, passando os dois. Um novo safety-car com cinco giros para o término encaminhou o resultado, com a vitória do japonês. Robert Shwartzman e Guanyu Zhou completaram o pódio.
Ilott, que viu a corrida desmoronar após perder posição para Matsushita, nunca conseguiu ultrapassar Tsunoda. O japonês foi quarto, com o britânico em quinto. Mick Schumacher surgiu em sexto.
Felipe Drugovich foi o melhor brasileiro, mas sem que o resultado tenha representado a grande corrida feita. O piloto parecia sólido no pódio antes do safety-car. A estratégia da MP de parar novamente não funcionou por completo, gerando o sétimo posto. Luca Ghiotto foi oitavo, levando a pole da corrida invertida. Dan Ticktum e Louis Delétraz fecharam a zona de pontos. Pedro Piquet originalmente cruzou a linha de chegada em décimo, mas foi punido por infração durante o safety-car, caindo para 14° e seguindo zerado no ano. Guilherme Samaia foi 16°.
Saiba como foi a corrida 1 da Fórmula 2 em Barcelona
Começou com reviravolta ainda nos primeiros metros. Callum Ilott não largou muito bem e permitiu que Robert Shwartzman tomasse a primeira posição. Os dois forçaram a barra na freada e, com Mick Schumacher em terceiro, quase causaram um acidente na primeira curva. Os três escaparam sem danos, mesmo que por pouco, e com o russo ainda em primeiro. Guanyou Zhou e Felipe Drugovich fecharam o top-5.
Mais atrás, o primeiro abandono da tarde: Marcus Armstrong, largando no fim do grid, foi tocado por trás e acabou na brita. Incapaz de voltar à pista, o piloto causou o acionamento do safety-car. Após Drugovich, a zona de pontos tinha ainda Jack Aitken, Yuki Tsunoda, Dan Ticktum, Nikita Mazepin e Pedro Piquet.
A relargada veio na terceira volta. Era o começo do lado estratégico da prova. Os pilotos com macios faziam de tudo para aproveitar a borracha, enquanto Schumacher tentava fazer a estratégia de largar com duros funcionar. O alemão era o único com o composto de banda branca nas primeiras colocações.
Entre os pilotos com mesmos pneus, entretanto, a briga era direta. Shwartzman tratou de abrir 1s de vantagem sobre Ilott, crucial para tirar o DRS do rival. Foi através da asa móvel, por sinal, que a primeira ultrapassagem no top-10 aconteceu: Aitken, sem ritmo muito forte, virou presa fácil para Tsunoda, que assumiu o sexto posto.
Os primeiros pits foram executados na sétima volta por Tsunoda, Aitken e Delétraz. Enquanto isso, Shwartzman claramente perdia rendimento. E a liderança: com pneus mais gastos, o russo ficou de mãos atadas contra Ilott, que retomou a primeira posição perdida na largada.
Shwartzman foi aos pits de imediato, com Ilott reagindo uma volta depois. O britânico seguiu à frente, agora precisando tomar conta dos pneus duros. Schumacher, que largou com duros e só teria de visitar os boxes no fim da prova, assumia a liderança provisória. Drugovich, ainda com macios, subia para segundo.
Drugovich só apareceu nos boxes após 13 voltas de 37. O brasileiro fez os macios renderem bem mais do que o esperado e voltou à pista atrás apenas de Ilott e Shwartzman, dentre os que já tinham parado. A chance de pódio era real. Piquet, três posições atrás, também surgia forte na briga pelos primeiros pontos do ano.
A prova se aproximava da metade, mas agora em banho-maria. Era necessário aguardar o pit de Schumacher para entender como ficaria a briga pela vitória. O alemão não se ajudava, errando e colocando um pneu na brita. Mazepin e Ticktum eram outros protagonistas que seguiam em busca da melhor performance com duros.
E estava cada vez mais difícil. Schumacher perdia a traseira curva após curva, experiência também sentida por Mazepin e Ticktum. Mick era quem mais perdia performance, decidindo parar na volta 23. O alemão apostou em 14 voltas com os macios, o que seria difícil.
A prova começou a esquentar na volta 24. Shwartzman perdeu tempo tentando ultrapassar Matsushita, o que permitiu a aproximação de Drugovich na briga pelo futuro segundo lugar. O brasileiro fez uma ultrapassagem oportunista sobre o russo.
E aí tudo virou de cabeça para baixo na 25. Giuliano Alesi rodou após toque com Sean Gelael e deixou o motor morrer na área de escape. O safety-car foi acionado, levando todo mundo que já tinha parado antes a voltar aos boxes. Menos Tsunoda, que tomou a liderança e viu Ilott em segundo. Matsushita, que conseguiu fazer uma única parada, ficou em terceiro. Drugovich viu a estratégia muito prejudicada e caiu para nono.
A relargada foi um verdadeiro tiroteio no escuro. Tsunoda vendeu muito caro a posição para Ilott, que não conseguiu passar de jeito algum. Matsushita, com pneus tão novos quanto os de Ilott, foi para cima. Em uma manobra extremamente valente, Nobuharu tomou a liderança.
A corrida voltou a entrar em regime de safety-car quando Roy Nissany bateu na curva 3. Era tudo que Matsushita queria: a prova teria apenas uma volta antes da bandeira quadriculada, tempo insuficiente para ser atacado.
F2 2020, GP da Espanha, Barcelona, Corrida 1, Resultado Final:
1 | N MATSUSHITA | MP | 1:02:14.783 | 35 voltas |
2 | R SHWARTZMAN | Prema | +1.599 | |
3 | G ZHOU | UNI-Virtuosi | +6.166 | |
4 | Y TSUNODA | Carlin | +7.796 | |
5 | C ILOTT | UNI-Virtuosi | +7.954 | |
6 | M SCHUMACHER | Prema | +8.471 | |
7 | F DRUGOVICH | MP | +8.831 | |
8 | L GHIOTTO | Hitech | +8.992 | |
9 | D TICKTUM | DAMS | +9.438 | |
10 | L DELÉTRAZ | Charouz | +9.494 | |
11 | C LUNDGAARD | ART | +9.658 | |
12 | A MARKELOV | HWA | +10.552 | |
13 | N MAZEPIN | Hitech | +10.661 | |
14 | P PIQUET | Charouz | +14.389 | |
15 | M SATO | Trident | +15.157 | |
16 | G SAMAIA | Campos | +15.327 | |
17 | J DARUVALA | Carlin | +18.437 | |
18 | J AITKEN | Campos | +1 volta | |
19 | S GELAEL | DAMS | +1 volta | |
20 | R NISSANY | Tirdent | NC | |
21 | G ALESI | HWA | NC | |
22 | M ARMSTRONG | ART | NC |