PUBLICIDADE

Sainz vence pela 41ª vez especial no Dakar. Al-Attiyah só administra vantagem

Nasser Al-Attiyah está a apenas um dia de conquistar seu quarto título do Dakar nos carros. Em oitavo nesta quinta-feira, o catariano viu o ex-colega de Volkswagen, Carlos Sainz, vencer pela 41ª vez na história uma etapa do maior rali do mundo

13 jan 2022 - 09h26
Compartilhar
Exibir comentários
Carlos Sainz venceu sua 41ª etapa no Dakar
Carlos Sainz venceu sua 41ª etapa no Dakar
Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

COMO FOI O ANO DOS PILOTOS NOVATOS NA F1 2021?

11ª etapa - Bisha - Bisha

Deslocamento: 155 km

Trecho cronometrado: 346 km

Percurso total: 501 km

Entra ano, sai ano, e o Dakar segue protagonizado por especialmente três pilotos na clássica disputa dos carros. Em ano que marca a entrada da Audi com o protótipo elétrico RS Q e-tron, a Toyota, com o projeto da Hilux consagrado e amplamente desenvolvido, Nasser Al-Attiyah, aos 51 anos, aproveita para brilhar, fazer um rali constante e seguir rumo ao seu quarto título. Mas a Audi, que conta com os campeoníssimos Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz, também faz um grande Dakar, em que pese as naturais dificuldades. Depois de o 'Monsieur Dakar' levar a décima especial, 'El Matador' Sainz venceu a 11ª etapa, nesta quinta-feira (13) em Bisha, na Arábia Saudita.

Foi a quarta vitória de Sainz em especiais nesta edição 2022 do Dakar e a 41ª em toda a sua trajetória, marcada pela conquista dos três títulos (2010, 2018 e 2020). Ao lado do navegador espanhol Lucas Cruz, o veterano de 59 anos cruzou a linha de meta da especial em 3h29min322, 2min21s de vantagem para a dupla segunda colocada, formada por Sébastien Loeb e Fabian Lurquin, com protótipo Prodrive da Bahrain Raid Xtreme.

Carlos Sainz foi o mais rápido nas dunas de Bisha (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lucio Álvarez, piloto argentino que guia Toyota Hilux preparado pela Overdrive ao lado do navegador espanhol Armand Monleón, foi o terceiro na etapa, seguido pela dupla sueca formada por Mattias Ekström e Emil Bergkvist, da Audi, em grande performance ao longo de todo o Dakar. O campeão Nani Roma, companheiro de equipe de Loeb e Orlando Terranova, foi o quinto ao lado do navegador Alex Haro Bravo.

Stéphane Peterhansel e seu copiloto, o também francês Edouard Boulanger, terminou em sétimo na especial, com 5mis de atraso para Sainz e Lucas Cruz.

Nasser Al-Attiyah está a um dia de faturar o Dakar pela quarta vez (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Já Al-Attiyah somente administrou a diferença perante a dupla segunda colocada, Loeb e Lurquin, e está muito perto do seu quarto título do Dakar. Ao lado do navegador francês Mathieu Baumel, o catariano foi o oitavo colocado nesta especial de dura navegação em razão das astas dunas em Bisha, 6min42s da dupla espanhola da Audi.

Com apenas um dia de disputa e 164 km de especial entre Bisha e Jedá, Al-Attiyah tem 28min19s de frente para Loeb. Já bem distante em termos de tempo, na terceira posição, aparece o saudita Yazeed Al Rajhi, que ao lado do navegador britânico Michael Orr tem 1h03min43s de atraso para  Nasser e Baumel.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade