Rowland é pole do eP de Berlim 5. Campeões repetem GP da Itália da F1 e ficam sem tempo
Um inesperado Oliver Rowland levou a quinta pole da FE em Berlim. A sessão foi marcada por lambança conjunta de António Félix da Costa, Jean-Éric Vergne, Lucas Di Grassi e Sébastien Buemi, que brigaram por posição na pista e não anotaram tempo
A quinta classificação da Fórmula E em Berlim, abrindo a fase final final da maratona da categoria do Tempelhof, foi a grande chance para aqueles que não costumam brilhar. Em uma sessão cheia de problemas para os protagonistas convencionais nesta quarta-feira (12), foi Oliver Rowland quem aproveitou o momento para garantir uma inesperada pole-position.
Robin Frijns também fez um bom trabalho, conseguindo o segundo melhor tempo. Neel Jani foi uma surpresa ainda maior, sendo terceiro no grid. René Rast e Alex Lynn surgiram em quarto e quinto, com ninguém menos que Tom Blomqvist em sexto. André Lotterer, que bateu na trave da superpole, é sétimo no grid.
Felipe Massa foi o melhor brasileiro, conseguindo o oitavo melhor tempo e chegando perto de uma nova aparição na superpole. Sérgio Sette Câmara veio logo atrás, fazendo sua melhor classificação na FE e conseguindo a nona posição. Edoardo Mortara completou o top-10.
Só que, independente do top-10, a grande notícia da sessão está no fim do grid. Ainda no primeiro grupo da classificação, António Félix da Costa, Jean-Éric Vergne, Lucas Di Grassi e Sébastien Buemi começaram a brigar por melhor posição de pista, isso com tempo mínimo para de fato abrir volta rápida. Os campeões começaram a se ultrapassar e se tocar, o que causou cena semelhante à do GP da Itália de F1 em 2019: os quatro ficaram sem tempo e largam de 21° para trás.
Saiba como foi o treino classificatório do quinto eP de Berlim:
Grupo 1: Da Costa, Vergne, Günther, Di Grassi, Buemi, Evans
A classificação começou e, sem surpresa alguma, ninguém deixou os boxes de imediato. Mitch Evans foi o primeiro na pista, mas já com menos de dois minutos restando no cronômetro.
Maximilian Günther começou a segurar os outros quatro e acabou causando o caos. António Félix da Costa, Sébastien Buemi, Lucas Di Grassi e Jean-Éric Vergne começaram a brigar por melhor posição na pista, perderam tempo e nem conseguiram abrir volta. A cena, patética, jogou a favor de Günther e Evans: o alemão fez a melhor volta, superando o britânico por 0s001.
Mais do que prejudicar quatro campeões da FE, a lambança era um alívio para pilotos dos outros grupos, que teriam uma chance melhor do que de costume de ir à superpole.
Grupo 2: Lotterer, Vandoorne, Rowland, Bird, Sims, De Vries
O segundo grupo também demorou para deixar os boxes, mas aprendendo a lição do primeiro e não deixando tão para a última hora.
Oliver Rowland fez melhor uso da pista, anotando o tempo de 1min16s191 e virando líder da sessão. André Lotterer também superou a dupla do primeiro grupo, sendo só 0s050 mais lento. Alexander Sims e Sam Bird surgiram em quinto e sexto, mas não pareciam nem um pouco seguros na superpole. Mas quem ficou devendo mesmo foi a Mercedes, com os dois piores tempos com Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries.
Grupo 3: Frijns, Mortara, D'Ambrosio, Abt, Massa, Lynn
Os pilotos do sexto grupo foram à pista sabendo que tinham uma grande chance nessa classificação e que precisavam fazer bom proveito.
E não poderiam ter feito um trabalho melhor. Alex Lynn foi simplesmente o mais rápido de todos, anotando 1min16s158, virando candidato sério à pole com a decepcionante Mahindra. Robin Frijns ficou em segundo com volta 0s029 pior, também quase se garantindo na superpole. Felipe Massa e Edoardo Mortara fizeram bom trabalho também, surgindo em quinto e sexto.
Foi assim que acabaram as chances de Günther e Evans, único do primeiro grupo com tempo de volta, de ir à superpole. O grid se desenhava progressivamente mais embaralhado.
Grupo 4: Rast, Jani, Turvey, Müller, Sette Câmara, Blomqvist
O grupo do fundão foi à pista também querendo tirar casquinha dos problemas dos protagonistas. E tinha uma carta na manga: a pista aparentava estar progressivamente mais aderente.
Isso ficou claro já com René Rast. O alemão, que já vinha treinando bem, apareceu na primeira posição de forma inesperada. As surpresas seguiram com Tom Blomqvist, em seu primeiro eP em dois anos, que fez o quinto melhor tempo. Neel Jani foi mais um que avançou à superpole, fazendo o sexto tempo. Os que não avançaram também fizeram grande trabalho, com Sérgio Sette Câmara aparecendo em nono.
Superpole: Rast, Lynn, Frijns, Rowland, Blomqvist, Jani
Jani foi à pista já com sensação de dever cumprido, fazendo sua primeira aparição na superpole. Só que dava para ir além: o suíço anotou 1min16s052, sendo quase 0s2 melhor do que na volta anterior.
E a qualidade do giro de Jani ficou evidente tão logo Blomqvist fez sua tentativa. O britânico cometeu erros e acabou 0s477 pior, virando favorito à lanterninha da superpole.
Rowland foi o próximo, e com um giro bem competitivo. O britânico foi o primeiro na casa de 1min15s, mais precisamente com 1min15s955. Bastava para derrotar Jani, mesmo que só por 0s097.
E a volta seguia se sustentando. Frijns veio à pista depois e, mesmo chegando perto, não conseguiu derrotar Rowland. O giro 0s049 mais lento ao menos bastava para deixar o holandês em segundo.
Restavam apenas Lynn e Rast, outras grandes surpresas da superpole. O problema é que os dois perderam gás na fase final da sessão, com o alemão em quarto e o britânico em quinto.
FE 2019/20, eP de Berlim 5, Tempelhof, grid de largada:
1 | O ROWLAND | Nissan | 1:15.955 | |
2 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:16.004 | +0.049 |
3 | N JANI | Porsche | 1:16.052 | +0.097 |
4 | R RAST | Audi | 1:16.127 | +0.172 |
5 | A LYNN | Mahindra | 1:16.192 | +0.237 |
6 | T BLOMQVIST | Jaguar | 1:16.529 | +0.574 |
7 | A LOTTERER | Porsche | 1:16.241 | +0.286 |
8 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:16.251 | +0.296 |
9 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:16.292 | +0.337 |
10 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:16.296 | +0.341 |
11 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:16.327 | +0.372 |
12 | O TURVEY | NIO | 1:16.328 | +0.373 |
13 | M GÜNTHER | BMW | 1:16.394 | +0.439 |
14 | M EVANS | Jaguar | 1:16.395 | +0.440 |
15 | A SIMS | BMW | 1:16.449 | +0.494 |
16 | S BIRD | Virgin Audi | 1:16.524 | +0.569 |
17 | J D'AMBROSIO | Mahindra | 1:16.539 | +0.584 |
18 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:16.646 | +0.691 |
19 | N DE VRIES | Mercedes | 1:16.755 | +0.800 |
20 | D ABT | NIO | 1:16.868 | +0.913 |
21 | L DI GRASSI | Audi | ||
22 | A F DA COSTA | DS Techeetah | ||
23 | S BUEMI | Nissan | ||
24 | J E VERGNE | DS Techeetah |