Rowland aproveita erro de Dennis e leva pole do eP de Puebla 2 da Fórmula E
Jake Dennis ganhou ares de favoritismo em Puebla, mas fritou os pneus quando não podia. Melhor para Oliver Rowland, pole na corrida 2 do fim de semana. Os brasileiros ficaram fora do top-10
Jake Dennis liderou a primeira fase da classificação e começou a superpole com parciais competitivas. Eis que uma fritada nos pneus colocou tudo a perder: o piloto da BMW perdeu décimos importantes e saiu da luta pela pole-position. Melhor para Oliver Rowland, que acabou sendo o mais rápido de todos neste domingo (20) e cravou a posição de honra.
Pascal Wehrlein, em busca de redenção após ver a vitória escapar de forma esdrúxula na corrida 1, garantiu o segundo lugar no grid. Edoardo Mortara e Jean-Éric Vergne surgem em terceiro e quarto. Dennis é quinto, com Alex Lynn em sexto após ter volta da superpole deletada.
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Os brasileiros voltaram a ficar fora da superpole, mas tiveram atuações dignas. Lucas Di Grassi, embalado pela vitória na corrida 1, anotou o 13° melhor tempo e se colocou em posição boa para pelo menos lutar por pontos dentro de algumas horas. Sérgio Sette Câmara garantiu o 16° lugar no grid, e terá de remar um pouco mais para acabar com a seca de pontos na categoria.
Saiba como foi a classificação da Fórmula E:
Grupo 1: Robin Frijns, António Félix da Costa, Nyck de Vries, René Rast, Mitch Evans, Stoffel Vandoorne
A classificação da corrida 2 começou com um repeteco da classificação da corrida 1. Os pilotos do grupo 1 se arrastaram pela pista e não conseguiram o posicionamento ideal antes de abrir a volta rápida.
Apesar de ser o primeiro na fila de carros, Rast foi o mais lento de todos, 3s pior. Vandoorne foi o melhor de todos, e com um 1min24s7 que estava longe de ser tenebroso. Ainda assim, como de costume, o sexteto teria dificuldades tremendas de ir à superpole.
Grupo 2: Sam Bird, Edoardo Mortara, Jean-Éric Vergne, Jake Dennis, Lucas Di Grassi, Alexander Sims
O segundo grupo, além de beneficiado por uma pista um pouco mais emborrachada, também se fez um favor ao manter distâncias antes da volta rápida.
As voltas iam surgindo e logo ficou clara a disparidade entre os grupos. O segundo sexteto tomou a zona de classificação para a superpole de assalto, com Jake Dennis em primeiro e Jean-Éric Vergne em segundo. Lucas Di Grassi, quarto, mantinha chances realísticas de avançar à fase final da definição do grid.
Grupo 3: Pascal Wehrlein, Oliver Rowland, Alex Lynn, Maximilian Günther, Nick Cassidy, André Lotterer
O terceiro grupo tinha representantes um pouco mais fracos, mas ainda com expectativa de gente saltando para a superpole. Restava saber quem.
Günther tentava repetir o sucesso de Dennis, líder provisório. Não deu: o alemão surgiu em nono e, assim como Cassidy e Lotterer.
Em contrapartida, três avançaram. Rowland fez o segundo melhor tempo, enquanto Lynn e Wehrlein se encaixaram em quarto e quinto. Isso significa o fim das chances de Di Grassi de ir à superpole.
Grupo 4: Oliver Turvey, Sérgio Sette Câmara, Sébastien Buemi, Norman Nato, Tom Blomqvist, Joek Eriksson
O último grupo, com o fundão da Fórmula E e a presenção ilustre de Buemi, vinha com poucas chances de fazer algo acontecer em termos de luta por superpole.
Buemi era claramente quem tinha mais chances. Ainda assim, não rolou: o suíço foi o sétimo melhor, incapaz de derrotar Mortara. Blomqvist mandou bem e apareceu em nono. O resto tudo sofreu, com Sette Câmara em 15°.
Superpole: Jake Dennis, Oliver Rowland, Jean-Éric Vergne, Alex Lynn, Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara
A sessão começou com Mortara indo à pista, e com uma volta apenas mediana. 1min23s886 seria bom para ir além do sexto lugar no grid, mas dificilmente bastaria para brigar para valer pela pole-position.
Wehrlein tratou de deixar isso claro imediatamente depois, com volta de 1min23s771. Ainda não era um tempo alucinante, mas certamente era mais empolgante.
Os pilotos seguintes começaram a deixar isso claro. Lynn conseguiu apenas o segundo melhor tempo, 0s052 atrás de Wehrlein. Vergne foi pior, sendo 0s179 mais lento e assumindo a lanterna na superpole.
FE 2020/21, eP de Puebla 2, grid de largada:
1 | O ROWLAND | Nissan | 1:23.579 | ||
2 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:23.771 | +0.192 | |
3 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:23.886 | +0.307 | |
4 | J.E. VERGNE | DS Techeetah | 1:23.950 | +0.371 | |
5 | J DENNIS | BMW | 1:24.154 | +0.575 | |
6 | A LYNN | Mahindra | |||
7 | S BUEMI | Nissan | 1:23.455 | ||
8 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:23.499 | +0.044 | |
9 | T BLOMQVIST | NIO | 1:23.583 | +0.128 | |
10 | A LOTTERER | Porsche | 1:23.636 | +0.181 | |
11 | M GÜNTHER | BMW | 1:23.640 | +0.185 | |
12 | N NATO | Venturi Mercedes | 1:23.789 | +0.334 | |
13 | L DI GRASSI | Audi | 1:23.984 | +0.529 | |
14 | A SIMS | Mahindra | 1:24.179 | +0.724 | |
15 | S BIRD | Jaguar | 1:24.292 | +0.837 | |
16 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:24.445 | +0.990 | |
17 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:24.736 | +1.281 | |
18 | M EVANS | Jaguar | 1:24.756 | +1.301 | |
19 | N DE VRIES | Mercedes | 1:24.811 | +1.356 | |
20 | O TURVEY | NIO | 1:24.840 | +1.385 | |
21 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:24.907 | +1.452 | |
22 | A.F. DA COSTA | DS Techeetah | 1:24.911 | +1.456 | |
23 | J ERIKSSON | Dragon Penske | 1:25.203 | +1.748 | |
24 | R RAST | Audi |