PUBLICIDADE

Rafa Câmara e Matheus Ferreira conquistam vice no Campeonato Europeu de Kart

O fim de semana no esporte a motor colocou em destaque dois jovens pilotos brasileiros. No famoso kartódromo de Zuera, na Espanha, Rafa Câmara sagrou-se vice-campeão do Europeu de Kart na classe OK, enquanto Matheus Ferreira ficou com a 'prata' na categoria OK Júnior

27 jul 2021 07h11
ver comentários
Publicidade
Rafael Câmara levou o vice do Europeu na classe OK
Rafael Câmara levou o vice do Europeu na classe OK
Foto: Manuela Nicoletti/Ferrari Promo / Grande Prêmio

Em clima olímpico, dois brasileiros conquistaram a 'medalha de prata' por suas respectivas campanhas no Campeonato Europeu de Kart, encerrado no último fim de semana no kartódromo de Zuera, na Espanha. Matheus Ferreira, natural de Brasília, confirmou a conquista do vice-campeonato na classe OK Júnior com a equipe Kart Republic, enquanto Rafa Câmara, pernambucano do Recife, foi o vice-campeão na classe OK defendendo a escuderia ORT.

O campeonato foi disputado em quatro etapas — Genk, na Bélgica; Sarno, na Itália; Aunay Les Bois, na França; e Zuera, na Espanha. Ferreira venceu a etapa francesa e foi o terceiro colocado na etapa em Sarno. O que comprometeu a campanha do brasiliense para o título foram os resultados na jornada na Bélgica e na etapa decisiva, na Espanha, onde não completou.

Rafael Câmara levou o vice do Europeu na classe OK
Rafael Câmara levou o vice do Europeu na classe OK
Foto: Manuela Nicoletti/Ferrari Promo / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Nas baterias classificatórias, Matheus venceu três provas em Zuera e marcou 9 pontos, o que foi o bastante para ficar à frente do belga Ean Eyckmans e vencer a disputa pelo vice por 65 pontos contra 60. Freddie Slater, de apenas 12 anos, conquistou o título do Europeu de Kart.

"Estou muito feliz com mais essa conquista na temporada. Somos vice-campeões europeus, foi uma competição muito importante para mim e foi incrível ter tantos resultados bons entre pilotos de altíssima qualidade", destacou Ferreira.

"Nesta etapa final eram 101 pilotos inscritos, então estou muito contente com nosso resultado final no campeonato e é mais uma prova do nosso excelente trabalho em 2021", declarou o vice-campeão também do WSK Super Masters em 2021.

O foco de Ferreira agora está no Mundial de Kart, que tem a previsão de ser disputado no primeiro fim de semana de dezembro em Birigui, interior de São Paulo. "O ano tem sido muito gratificante e empolgante, estamos podendo mostrar meu talento e capacidade aqui na Europa. Vamos seguir trabalhando para conquistar títulos e vitórias, além de buscar também o título mundial no Brasil em 2021", concluiu.

Matheus Ferreira (#225) foi vice-campeão do Europeu de Kart (
Matheus Ferreira (#225) foi vice-campeão do Europeu de Kart (
Foto: Divulgação/RF1 / Grande Prêmio

Rafael Câmara, por sua vez, esteve na campanha pelo título desde o início, tendo como grande adversário o italiano Andrea Kimi Antonelli, já ligado ao programa de desenvolvimento da Mercedes. Antonelli não completou a etapa da Bélgica, mas se recuperou com vitórias nas três provas seguintes, enquanto Câmara abandonou a bateria final da etapa da Itália.

Em Zuera, Câmara terminou em quarto lugar a bateria final depois de vencer três das quatro eliminatórias e se recuperar na final ao avançar de 12º para P4. Antonelli foi o campeão europeu e somou 103 pontos no geral, enquanto Rafa empatou em 80 pontos com Arvid Lindblad, que é membro do Red Bull Junior Team. Por ter vencido a etapa da Bélgica, Câmara levou a melhor nos critérios de desempate e ficou com o vice-campeonato.

"Fizemos o máximo aqui para buscar o título. Classificamos bem, ganhamos as baterias e tivemos uma boa recuperação na final depois de cair para fora do top-10 no início. O abandono na terceira eliminatória atrapalhou um pouco os planos, mas o que vale foi a performance que tivemos na etapa final desde os treinos. Competi contra mais de 60 adversários de alto nível no Europeu e fico satisfeito por colocar as cores da ORT entre os principais concorrentes. Vamos trabalhar mais ainda para fazer um bom Mundial no Brasil", concluiu.

F1 VAI À HUNGRIA PRONTA PARA NOVO EMBATE HAMILTON x VERSTAPPEN | Paddock GP #249

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade