PUBLICIDADE

Piastri vence corrida marcada por acidente com Fittipaldi e Pourchaire na F2 em Jedá

Oscar Piastri foi o vencedor da tensa corrida 3 da Fórmula 2 em Jedá, na Arábia Saudita. A decisão do título vai para Abu Dhabi

5 dez 2021 13h12
| atualizado às 13h45
ver comentários
Publicidade
Oscar Piastri foi o vencedor da tensa corrida deste domingo (F2/Twitter)
Oscar Piastri foi o vencedor da tensa corrida deste domingo (F2/Twitter)
Foto: Grande Prêmio

A corrida principal da Fórmula 2 na Arábia Saudita, neste domingo (5), foi muito tensa e muito curta. Tensa em razão do acidente grave sofrido por Théo Pourchaire e Enzo Fittipaldi na largada. Segundo comunicado emitido pela FIA, os dois pilotos estão conscientes. Logo em seguida, a corrida teve apenas cinco voltas válidas. Isso porque a prova foi encurtada em razão de outro acidente, bem menos grave, envolvendo Guilherme Samaia e Olli Caldwell. Os dois escaparam ilesos à batida. Oscar Piastri, que largou na pole, venceu a prova, que teve pontos computados pela metade.

Robert Shwartzman, companheiro de equipe de Piastri na Prema, foi o segundo, enquanto Ralph Boschung, da Campos, foi o terceiro, seguido por Guanyu Zhou, da UNI-Virtuosi. Felipe Drugovich, companheiro de time do chinês, completou a prova no top-5.

A Fórmula 2 volta a acelerar no próximo fim de semana, entre 10 e 12 de dezembro, para a etapa derradeira da temporada 2021 no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi a corrida principal da Fórmula 2 na Arábia Saudita

A corrida derradeira da Fórmula 2 na Arábia Saudita começou com 40 minutos de atraso porque a organização do circuito de Jedá, em conjunto com a direção de prova da FIA, providenciou a substituição de uma barreira de contenção e também realizou a verificação do asfalto neste domingo também de GP da Arábia Saudita de F1.

Na volta de apresentação, Clément Novalak ficou com o carro parado e teve de largar dos boxes. Mas quando a prova começou pra valer, um forte acidente forçou a direção de prova a acionar bandeira vermelha. Théo Pourchaire ficou parado no colchete no grid e teve o carro acertado em cheio por Enzo Fittipaldi, que vinha mais atrás.

A largada que valeu para a corrida 3 da Fórmula 2 em Jedá
A largada que valeu para a corrida 3 da Fórmula 2 em Jedá
Foto: F2/Twitter / Grande Prêmio

Não houve imagens logo depois da batida, e a ambulância à frente do safety-car trouxe ainda mais preocupação. A corrida, então, ficou interrompida, e a direção de prova determinou a largada para 12h45 (horário de Brasília), com duração de 20 minutos e mais uma volta. Neste caso, com distribuição dos pontos pela metade.

A tensa disputa em Jedá teve Oscar Piastri largando na frente e seu companheiro de equipe Prema, Robert Shwartzman, em segundo.

O australiano tratou de abrir vantagem para a concorrência, enquanto Guanyu Zhou tentava se aproximar dos pilotos da Prema. A luta do futuro piloto da Alfa Romeo na Fórmula 1 era com Ralph Boschung, da Campos. Em uma das disputas por posição, Zhou cortou a passagem da curva e ganhou tempo.

Mas antes de qualquer definição da direção de prova. a corrida teve primeiro a intervenção do safety-car e, depois, a interrupção com bandeira vermelha. Olli Caldwell, da Prema, escapou na pista, enquanto Guilherme Samaia, da Charouz, que vinha logo atrás, não conseguiu evitar a batida. Tudo bem com os dois pilotos, que abandonaram.

Depois da interrupção de prova, a direção determinou o desfecho da corrida em Jedá. No fim das contas, valeram, para efeito de resultado, as colocações na última volta com bandeira verde, a quinta da corrida. Desta forma, Piastri foi declarado o vencedor, com Shwartzman e Boschung a completar o pódio na Arábia Saudita.

Fórmula 2 2022, GP da Arábia Saudita, Jedá, Corrida 3:

1 O PIASTRI Prema 5 voltas
2 R SHWARTZAMAN Prema +1.1
3 R BOSCHUNG Campos +2.7
4 G ZHOU UNI-Virtuosi +3.0
5 F DRUGOVICH UNI-Virtuosi +4.4
6 J VIPS Hitech +4.8
7 C LUNDGAARD ART +6.0
8 M ARMSTRONG Dams +6.1
9 L LAWSON Hitech +6.5
10 D TICKTUM Carlin +9.4
11 J DARUVALA Carlin +9.5
12 B VISCAAL Trident +10.1
13 J DOOHAN MP +10.4
14 L SARGEANT HWA +12.3
15 R NISSANY Dams +12.7
16 O CALDWELL Campos +13.7
17 G SAMAIA Charouz +15.4
18 M SATO Trident +16.8
19 C NOVALAK MP +17.1
20 A DELEDDA HWA +20.7
21 T POURCHAIRE ART Abandonou
22 E FITTIPALDI Charouz Abandonou
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade