PUBLICIDADE

Ogier sustenta vantagem para Evans e abre temporada com vitória no Rali de Monte Carlo

Pela oitava vez, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia conquistaram o Rali de Monte Carlo, superando Sébastien Loeb no recorde de vitórias na centenária prova, que completa 100 anos exatamente em 2021. O piloto heptacampeão mundial manteve a dianteira perante seu companheiro de equipe na Toyota, Elfyn Evans e brilhou no Power Stage para fechar a disputa em grande estilo

24 jan 2021 - 09h24
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Sébastien Ogier vibra co a vitória no Rali de Monte Carlo neste domingo
Sébastien Ogier vibra co a vitória no Rali de Monte Carlo neste domingo
Foto: Toyota WRC / Grande Prêmio

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia começaram da melhor forma a nova temporada do Mundial de Rali, que o francês promete ser a última da sua carreira na competição. A dupla heptacampeã mundial triunfou no Rali de Monte Carlo, a mais tradicional prova do calendário e que chega à marca de 100 anos de história justamente em 2021, chegando ao oitavo triunfo no Principado, superando o recorde de vitórias que pertencia a Sébastien Loeb e Daniel Elena. A dupla da Toyota sustentou uma vantagem construída desde sexta-feira contra os companheiros de equipe Elfyn Evans e Scott Martin para confirmar a vitória neste domingo (24), na esteira da performance soberana no Power Stage que marcou o desfecho do rali. Foi também a 50ª vitória da dupla em toda a sua trajetória no Mundial de Rali.

Depois que Ott Tänak venceu as duas especiais que abriram o Rali de Monte Carlo, ainda na quinta-feira, Ogier empreendeu uma performance dominante na manhã de sexta-feira para seguir na ponta. No período da tarde, um erro do francês e a boa performance de Evans levaram o britânico à liderança provisória no fim do dia.

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia venceram o Rali de Monte Carlo neste domingo (Foto: Toyota)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Na Garagem: Jutta Kleinschmidt é primeira mulher a vencer Dakar

No domingo, foram quatro estágios antes da conclusão da prova. No primeiro deles, Ogier venceu com apenas 0s7 de vantagem para Thierry Neuville, da Hyundai, mas foi 8s mais rápido que Evans, o que ajudou a ampliar a vantagem na liderança geral da disputa para 21s.

Neuville, que tem como navegador o também belga Martijn Wydaeghe, levou o 13º estágio da prova com 4s5 de frente para Evans. Desta vez, o britânico terminou à frente de Ogier, mas por uma margem muito curta, somente 1s3, o que não mudou praticamente nada na classificação geral. Na 14ª especial, Sébastien foi bem melhor que seu concorrente direto à vitória e abriu mais 8s4 com a vitória no estágio, que teve as Hyundai de Dani Sordo e Neuville em segundo e terceiro, respectivamente, restando a Evans apenas o quarto lugar.

O Power Stage, estágio derradeiro e que, a partir deste ano, distribui pontos extras não apenas aos competidores, mas também aos construtores, teve a alternância de superfície: neve, asfalto seco e molhado e gelo. Em um traçado muito difícil e exigente, a ordem da largada foi inversa, com os primeiros colocados sendo os últimos a fazer o trecho da especial.

No Power Stage, o jovem Kalle Rovanperä, de apenas 20 anos, marcou 10min59s5 com seu Toyota Yaris WRC, superando Dani Sordo. Neuville, que veio logo depois do finlandês, também não conseguiu bater a marca, ficando provisoriamente em segundo lugar, 1s9 mais lento na especial, no momento em que Evans partia para os quilômetros finais do estágio.

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia venceram o Rali de Monte Carlo neste domingo (Foto: Toyota)

Evans foi bem no trecho de especial, foi aplaudido pela direção da Toyota, agora liderada por Jari-Matti Latvala, mas terminou 1s2 atrás de Rovanperä. Só restava mesmo Ogier para completar de vez o Rali de Monte Carlo.

O heptacampeão foi soberano em todo o trecho da especial e superou em muito a marca de Rovanperä, cruzando a linha de chegada 3s3 mais rápido para sacramentar, com perfeição, a vitória no Rali de Monte Carlo, fechando com 32s6 de vantagem para Evans.

Com o resultado deste fim de semana, Ogier e Ingrassia somam 30 pontos, contra 21 de Evans e Scott Martin. Neuville e Wydaeghe estão com 17, enquanto Ott Tänak, que teve de abandonar no sábado, fecha zerado a primeira etapa da temporada.

A segunda etapa do Mundial de Rali em 2021 seria o Rali da Suécia, mas a prova foi cancelada ainda no ano passado em razão da pandemia e das restrições de entrada impostas pelo governo local. No seu lugar, entra o Rali do Ártico, na Finlândia, tendo como base a cidade de Rovaniemi, no Círculo Polar Ártico. A disputa vai acontecer entre os dias 26 e 28 de fevereiro.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade