PUBLICIDADE

Mercedes corrige problema em software e ganha autorização para correr em Diriyah

Um problema de software levou à falha dos freios de Edoardo Mortara, piloto da Venturi, cliente da Mercedes na FE. A marca alemã resolveu tudo e garantiu as duas equipes na prova

27 fev 2021 - 13h47
Compartilhar
Exibir comentários
Nyck de Vries liderou mais uma
Nyck de Vries liderou mais uma
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

As equipes com trem de força da Mercedes vão, no fim das contas, participar do eP de Diriyah deste sábado (27). Depois do susto no problema de freios com Edoardo Mortara no treino livre, a montadora alemã conseguiu convencer a direção de prova de que tanto seus carros quanto os da cliente Venturi são seguros a ponto de competir normalmente.

A Mercedes esclareceu que o problema no sistema de freios foi causado por uma falha no software do carro. Como isso ainda não estava claro no momento do acidente de Mortara, os carros da Mercedes e da Venturi tiveram participação vetada na classificação. A presença na corrida está garantida, mas largando do fim do grid.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Edoardo Mortara teve um acidente forte após falha nos freios (Foto: Fórmula E)

GUIA DA FE 2021

"O sistema de freios da Fórmula E é desenvolvido de forma que, caso os freios dianteiros falhem, os traseiros são acionados", explicou a Mercedes via comunicado. "Nesse caso, um parâmetro incorreto de software significou que os freios traseiros não foram acionados quando necessários. Já corrigimos o problema no software e mostramos à FIA que o problema foi resolvido. Assim, a FIA vai permitir que todos os carros com trem de força da Mercedes participem da corrida", seguiu.

A confirmação garante Nyck de Vries e Stoffel Vandoorne, da Mercedes, e Norman Nato, da Venturi, na corrida. A última incerteza é o próprio Mortara: o suíço teve de ir ao hospital, onde foi examinado e já liberado. A equipe monegasca deixou na mão do piloto a decisão de correr ou não, a qual ainda não foi divulgada ao público.

A corrida 2 em Diriyah tem Robin Frijns na pole-position. Sérgio Sette Câmara completa a primeira fila após uma classificação surpreendentemente boa.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade