PUBLICIDADE

McLaren compra equipe Mercedes e anuncia entrada na Fórmula E na temporada 2022/23

A McLaren anunciou na manhã deste sábado (14) que vai aumentar ainda mais o portfólio no esporte a motor e entrar na Fórmula E a partir da nona temporada da categoria. A chegada à série elétrica será possível graças à compra da equipe Mercedes

14 mai 2022 - 07h02
(atualizado às 08h17)
Compartilhar
Exibir comentários
McLaren vai entrar na Fórmula E na próxima temporada
McLaren vai entrar na Fórmula E na próxima temporada
Foto: McLaren / Grande Prêmio

GRID REFORMULADO, EQUIPE NOVA E GEN3: O QUE ESPERAR DA FÓRMULA E EM SÃO PAULO

A McLaren anunciou neste sábado (14) que vai entrar na Fórmula E a partir da temporada 2022/2023. A chegada da esquadra britânica no nono campeonato da série elétrica será possível graças à compra da equipe Mercedes, que vai deixar de vez a categoria como time de fábrica a partir do ano que vem. Assim, a estrutura do time alemão será incorporada pela escuderia de Woking.

Com a entrada na categoria, a McLaren passa a ter um portfólio ainda mais variado, já que a tradicional equipe britânica já marca presença em categorias como Fórmula 1, Indy e Extreme E, além de competir também nos eSports.

McLaren vai entrar na Fórmula E na próxima temporada (Foto: McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em janeiro de 2021, a McLaren assinou uma opção de correr na Fórmula E a partir da temporada nove e um período de avaliação, no qual entrou na Extreme E, a categoria elétrica off-road. Agora, porém, os ingleses buscam acelerar o envolvimento com projetos de sustentabilidade.

"A McLaren Racing sempre busca competir contra os melhores e na vanguarda da tecnologia, oferecendo aos nossos fãs, parceiros e pessoas novas formas de empolgação, entretenimento e inspiração", disse Zak Brown, diretor-executivo da McLaren Racing. "A Fórmula E, como todas as categorias em que corremos, preenche todos esses critérios", seguiu.

"Como todas as formas de esporte em que participamos, a Fórmula E tem as corridas no centro, mas vai estratégica, comercial e tecnicamente aditivar McLaren Racing no geral. É também muito satisfatório oferecer um abrigo à equipe de ponta que a Mercedes construiu, que se tornará uma parte completa da família McLaren Racing", declarou. "Embora funcione separadamente das nossas equipes na F e na Indy, a Fórmula E complementa e constrói nosso programa de corridas com veículos elétricos junto com a Extreme E", comentou.

"Acredito fortemente que a Fórmula E dará a McLaren Racing uma vantagem competitiva por meio de uma maior compreensão das corridas de veículos elétricos, ao mesmo tempo em que fornece um ponto de diferença aos nossos fãs, parceiros e pessoal, continuando a nos guiar em nosso caminho de sustentabilidade", encerrou.

A aquisição da Mercedes-EQ Fórmula E será finalizada ainda neste ano, mas Ian James, chefe da equipe, seguirá no comando para permitir uma transição mais suave. Outros detalhes, como dupla de pilotos, por exemplo, ainda não foram anunciados.

"O anúncio de hoje confirma o próximo e empolgante capítulo de desenvolvimento da equipe. Desde a nossa criação, em 2019, performance, sustentabilidade e adaptação foram pontos chave do nosso sucesso. A Mercedes tem sido a principal facilitadora desta equipe até aqui e, quando começamos esta jornada, só podíamos sonhar com os resultados que conseguimos", afirmou.

"Os objetivos claros da empresa e a experiência tecnológica aceleraram nossas ambições, e gostaria de agradecê-los por serem os donos mais solidários, nos apoiando a fazer o que fazemos melhor: correr. Agora, mais uma vez, eles foram instrumentais em garantir o parceiro certo para continuarmos nossa jornada na Fórmula E", disse James.

"Nos tornarmos parceiros da família McLaren Racing é um privilégio: a McLaren sempre foi sinônimo de sucesso e alta performance. Este é um grande momento para todas as partes envolvidas, mas, acima de tudo, para as pessoas que formam esta equipe. São elas que mantém o coração batendo. Poder continuar trabalhando com elas é o que mais me empolga", continuou.

"Estou muito ansioso para o próximo capítulo da equipe e serei um membro orgulhoso na nona temporada. Até lá, estaremos focados em entregar os melhores resultados possíveis como equipe Mercedes pelo restante da temporada atual", concluiu.

A dupla de pilotos atual da equipe pode sofrer alterações para o ano que vem. Nyck De Vries, atual campeão da Fórmula E, vai pilotar no WEC pela Toyota e ainda não tem participação assegurada na próxima temporada. Stoffel Vandoorne, por outro lado, possui conversas em andamento sobre uma transferência à DS Penske — equipe que vai se formar a partir de 2023 com o encerramento da parceria entre DS e Techeetah.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade