Frijns brilha e leva pole-position em Diriyah. Surpreendente, Sette Câmara é 2°
Robin Frijns é pole, mas a surpresa mesmo é Sérgio Sette Câmara em segundo. A Mercedes, assim como a cliente Venturi, foi vetada de participar da sessão por falta de segurança nos carros
Robin Frijns está disposto a desbancar Nyck de Vries como dominante do dia na Fórmula E. Depois de liderar o treino livre, o holandês não deixou a peteca cair na classificação deste sábado (27), sendo o mais rápido de todos.
Dividindo a primeira fila aparece um inesperado Sérgio Sette Câmara. O brasileiro já superou expectativas ao alcançar a superpole, onde foi o segundo mais rápido. Sam Bird, Oliver Turvey, Tom Blomqvist e Nico Müller completam as três primeiras filas em um grid virado ao avesso.
Ao contrário de Sette Câmara, Lucas Di Grassi não conseguiu alcançar a superpole. O brasileiro fez apenas o 15° melhor tempo e fica destinado a buscar uma corrida de recuperação pelo segundo dia seguido.
A classificação teve apenas 20 carros na pista. Após o acidente de Edoardo Mortara no treino livre, possivelmente causado por um acelerador travado, a direção de prova impediu os carros de Venturi e Mercedes - a primeira sendo uma cliente da segunda - de ir à pista alegando falta de segurança. Assim, Mortara ganhou a companhia de Nyck de Vries, Stoffel Vandoorne e Norman Nato no grupo de pilotos sem tempos.
Saiba como foi o treino classificatório do eP de Diriyah 2:
Grupo 1: De Vries, Mortara, Evans, Rast, Wehrlein, Rowland
A classificação começou mais agitada nos bastidores do que na pista. Por consequência do acidente de Mortara ao fim do treino livre de mais cedo, a direção de prova proibiu os carros de Venturi e Mercedes de participar da classificação. O motivo: as duas equipes usam trem de força alemão, e há suspeita de que o elemento tenha contribuído para o acidente de Edoardo.
Com dois carros a menos, restaram quatro neste grupo. Rowland sobrou, anotando tempo 0s8 mais rápido que o de Wehrlein. Evans e Rast viram o cronômetro zerar e não conseguiram fazer voltas rápidas, ficando virtualmente sem chances de ir à superpole.
Grupo 2: Sims, Vandoorne, Di Grassi, Turvey, Da Costa, Dennis
O segundo grupo tornou a classificação ainda mais louca. António Félix da Costa tomou a liderança da classificação, mas apenas provisoriamente, e por conta de um rival inesperado: Oliver Turvey fez um temporal, superando o português por 0s2, mesmo que pela pequena NIO.
Rowland caiu para terceiro, com Sims se encaixando em quarto. Di Grassi apareceu em quinto, superando Wehrlein, agora sexto. O brasileiro estava na zona de classificação para a superpole, mas em apuros.
Grupo 3: Buemi, Nato, Vergne, Lotterer, Frijns, Blomqvist
O terceiro grupo trouxe novas mudanças. Robin Frijns, embalado pela grande performance no treino livre, encaixou sua volta e assumiu a liderança da tabela de tempos. Tempo de 1min07s810, 0s557 mais rápido que o da concorrência.
O segundo lugar era outra surpresa - a NIO de Tom Blomqvist. O piloto foi ainda melhor que o companheiro Turvey e apareceu em segundo. Vergne se encaixou em quarto, com Buemi em quinto. Isso tudo deixava Da Costa logo acima da linha de corte, além de tirar Rowland da superpole.
Grupo 4: Cassidy, Sette Câmara, Müller, Günther, Bird, Lynn
Parecia ser o dia dos underdogs. Sérgio Sette Câmara veio tentando apagar a impressão ruim de 24h atrás, quando bateu em volta rápida, e mandou bem: o brasileiro fez o segundo melhor tempo e garantiu sua primeira presença em uma superpole. Sam Bird e Nico Müller também encontraram espaço no top-6.
Isso, por outro lado, tirou três campeões da superpole: Vergne, Buemi e Da Costa teriam de largar em sétimo, oitavo e nono.
Superpole: Frijns, Sette Câmara, Blomqvist, Bird, Turvey, Müller
Sexto na fase inicial, Müller teve de ser o primeiro na pista na superpole. O tempo não foi grande coisa: o suíço errou na volta rápida, escapando de leve e anotando apenas 1min09s060. Dessa forma, não foi surpresa alguma quando Turvey conseguiu a pole provisória em seu giro, com 1min08s439.
O ciclo de mudanças continuou com Bird. O piloto da Jaguar fez volta muito parecida com a de Turvey, sendo apenas 0s034 melhor. O tempo de Sam era mais respeitável, tanto que não foi superado por Blomqvist.
Mas aí veio Sette Câmara, com uma volta inesperada. O brasileiro tomou a pole-provisória e garantiu pelo menos a primeira fila. Frijns, entretanto, é quem riria por último, sendo o mais rápido de todos.
FE 2021, eP de Diriyah 2, grid de largada:
1 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:07.889 | ||
2 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:08.178 | +0.289 | |
3 | T BLOMQVIST | NIO | 1:08.732 | +0.843 | |
4 | S BIRD | Jaguar | 1:08.405 | +0.516 | |
5 | O TURVEY | NIO | 1:08.439 | +0.550 | |
6 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:09.060 | +1.171 | |
7 | J.E. VERGNE | DS Techeetah | 1:08.471 | +0.582 | |
8 | S BUEMI | Nissan | 1:08.544 | +0.655 | |
9 | A.F. DA COSTA | DS Techeetah | 1:08.632 | +0.743 | |
10 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:08.649 | +0.760 | |
11 | M GÜNTHER | BMW | 1:08.733 | +0.844 | |
12 | A LYNN | Mahindra | P +3 | 1:08.797 | +0.908 |
13 | O ROWLAND | Nissan | 1:08.798 | +0.909 | |
14 | A SIMS | Mahindra | 1:08.876 | +0.987 | |
15 | L DI GRASSI | Audi | 1:08.970 | +1.081 | |
16 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:09.601 | +1.712 | |
17 | J DENNIS | BMW | 1:11.194 | +3.305 | |
18 | M EVANS | Jaguar | 1:13.868 | +5.979 | |
19 | R RAST | Audi | 1:13.954 | +6.065 | |
20 | N DE VRIES | Mercedes | |||
21 | E MORTARA | Venturi Mercedes | |||
22 | S VANDOORNE | Mercedes | |||
23 | N NATO | Venturi Mercedes | |||
24 | A LOTTERER | Porsche |