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Frijns brilha e leva pole-position em Diriyah. Surpreendente, Sette Câmara é 2°

Robin Frijns é pole, mas a surpresa mesmo é Sérgio Sette Câmara em segundo. A Mercedes, assim como a cliente Venturi, foi vetada de participar da sessão por falta de segurança nos carros

27 fev 2021 - 11h29
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Robin Frijns liderou o treino livre na Arábia Saudita
Robin Frijns liderou o treino livre na Arábia Saudita
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Robin Frijns está disposto a desbancar Nyck de Vries como dominante do dia na Fórmula E. Depois de liderar o treino livre, o holandês não deixou a peteca cair na classificação deste sábado (27), sendo o mais rápido de todos.

Dividindo a primeira fila aparece um inesperado Sérgio Sette Câmara. O brasileiro já superou expectativas ao alcançar a superpole, onde foi o segundo mais rápido. Sam Bird, Oliver Turvey, Tom Blomqvist e Nico Müller completam as três primeiras filas em um grid virado ao avesso.

Robin Frijns liderou o treino livre na Arábia Saudita
Robin Frijns liderou o treino livre na Arábia Saudita
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Ao contrário de Sette Câmara, Lucas Di Grassi não conseguiu alcançar a superpole. O brasileiro fez apenas o 15° melhor tempo e fica destinado a buscar uma corrida de recuperação pelo segundo dia seguido.

A classificação teve apenas 20 carros na pista. Após o acidente de Edoardo Mortara no treino livre, possivelmente causado por um acelerador travado, a direção de prova impediu os carros de Venturi e Mercedes - a primeira sendo uma cliente da segunda - de ir à pista alegando falta de segurança. Assim, Mortara ganhou a companhia de Nyck de Vries, Stoffel Vandoorne e Norman Nato no grupo de pilotos sem tempos.

Saiba como foi o treino classificatório do eP de Diriyah 2:

Grupo 1: De Vries, Mortara, Evans, Rast, Wehrlein, Rowland

A classificação começou mais agitada nos bastidores do que na pista. Por consequência do acidente de Mortara ao fim do treino livre de mais cedo, a direção de prova proibiu os carros de Venturi e Mercedes de participar da classificação. O motivo: as duas equipes usam trem de força alemão, e há suspeita de que o elemento tenha contribuído para o acidente de Edoardo.

Com dois carros a menos, restaram quatro neste grupo. Rowland sobrou, anotando tempo 0s8 mais rápido que o de Wehrlein. Evans e Rast viram o cronômetro zerar e não conseguiram fazer voltas rápidas, ficando virtualmente sem chances de ir à superpole.

Grupo 2: Sims, Vandoorne, Di Grassi, Turvey, Da Costa, Dennis

O segundo grupo tornou a classificação ainda mais louca. António Félix da Costa tomou a liderança da classificação, mas apenas provisoriamente, e por conta de um rival inesperado: Oliver Turvey fez um temporal, superando o português por 0s2, mesmo que pela pequena NIO.

Rowland caiu para terceiro, com Sims se encaixando em quarto. Di Grassi apareceu em quinto, superando Wehrlein, agora sexto. O brasileiro estava na zona de classificação para a superpole, mas em apuros.

Grupo 3: Buemi, Nato, Vergne, Lotterer, Frijns, Blomqvist

O terceiro grupo trouxe novas mudanças. Robin Frijns, embalado pela grande performance no treino livre, encaixou sua volta e assumiu a liderança da tabela de tempos. Tempo de 1min07s810, 0s557 mais rápido que o da concorrência.

O segundo lugar era outra surpresa - a NIO de Tom Blomqvist. O piloto foi ainda melhor que o companheiro Turvey e apareceu em segundo. Vergne se encaixou em quarto, com Buemi em quinto. Isso tudo deixava Da Costa logo acima da linha de corte, além de tirar Rowland da superpole.

Grupo 4: Cassidy, Sette Câmara, Müller, Günther, Bird, Lynn

Parecia ser o dia dos underdogs. Sérgio Sette Câmara veio tentando apagar a impressão ruim de 24h atrás, quando bateu em volta rápida, e mandou bem: o brasileiro fez o segundo melhor tempo e garantiu sua primeira presença em uma superpole. Sam Bird e Nico Müller também encontraram espaço no top-6.

Isso, por outro lado, tirou três campeões da superpole: Vergne, Buemi e Da Costa teriam de largar em sétimo, oitavo e nono.

Superpole: Frijns, Sette Câmara, Blomqvist, Bird, Turvey, Müller

Sexto na fase inicial, Müller teve de ser o primeiro na pista na superpole. O tempo não foi grande coisa: o suíço errou na volta rápida, escapando de leve e anotando apenas 1min09s060. Dessa forma, não foi surpresa alguma quando Turvey conseguiu a pole provisória em seu giro, com 1min08s439.

O ciclo de mudanças continuou com Bird. O piloto da Jaguar fez volta muito parecida com a de Turvey, sendo apenas 0s034 melhor. O tempo de Sam era mais respeitável, tanto que não foi superado por Blomqvist.

Mas aí veio Sette Câmara, com uma volta inesperada. O brasileiro tomou a pole-provisória e garantiu pelo menos a primeira fila. Frijns, entretanto, é quem riria por último, sendo o mais rápido de todos.

FE 2021, eP de Diriyah 2, grid de largada:

1 R FRIJNS Virgin Audi 1:07.889
2 S. SETTE CÂMARA Dragon Penske 1:08.178 +0.289
3 T BLOMQVIST NIO 1:08.732 +0.843
4 S BIRD Jaguar 1:08.405 +0.516
5 O TURVEY NIO 1:08.439 +0.550
6 N MÜLLER Dragon Penske 1:09.060 +1.171
7 J.E. VERGNE DS Techeetah 1:08.471 +0.582
8 S BUEMI Nissan 1:08.544 +0.655
9 A.F. DA COSTA DS Techeetah 1:08.632 +0.743
10 N CASSIDY Virgin Audi 1:08.649 +0.760
11 M GÜNTHER BMW 1:08.733 +0.844
12 A LYNN Mahindra P +3 1:08.797 +0.908
13 O ROWLAND Nissan 1:08.798 +0.909
14 A SIMS Mahindra 1:08.876 +0.987
15 L DI GRASSI Audi 1:08.970 +1.081
16 P WEHRLEIN Porsche 1:09.601 +1.712
17 J DENNIS BMW 1:11.194 +3.305
18 M EVANS Jaguar 1:13.868 +5.979
19 R RAST Audi 1:13.954 +6.065
20 N DE VRIES Mercedes
21 E MORTARA Venturi Mercedes
22 S VANDOORNE Mercedes
23 N NATO Venturi Mercedes
24 A LOTTERER Porsche
Grande Prêmio
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