PUBLICIDADE

Zhou lamenta ataques racistas recebidos antes de estreia na F1: "Doeu um pouco"

Piloto da Alfa Romeo revelou ter recebido diversas ofensas, racistas inclusive, antes mesmo de sua primeira corrida na categoria

15 ago 2022 - 10h45
Compartilhar
Exibir comentários
Zhou revelou ter sido vítima de ataques virtuais logo após anúncio de chegada à F1
Zhou revelou ter sido vítima de ataques virtuais logo após anúncio de chegada à F1
Foto: Alfa Romeo / Grande Prêmio

QUAIS OS CINCO MELHORES PILOTOS DA FÓRMULA 1 2022 ATÉ AGORA?

A postura de Guanyu Zhou é calar os críticos com seu desempenho nas pistas nesta primeira metade da temporada de 2022 da Fórmula 1. Em entrevista ao portal Motorsport, o piloto chinês revelou ter recebido diversas ofensas — racistas, inclusive — antes mesmo de sua primeira corrida na principal categoria de automobilismo do mundo.

Escolhido pela Alfa Romeo para substituir Antonio Giovinazzi — que chegou a dizer que "a Fórmula 1 pode ser implacável quando o dinheiro é rei" —, Zhou disse ter sido rotulado somente como "piloto pagante" e se afirmou também alvo de insultos por conta de dúvidas quanto a sua adequação à categoria.

Guanyu Zhou (Foto: Alfa Romeo)

"Me machucou um pouco. Quando você alcança seu sonho — cheguei entre os três primeiros na F2 e garanti meus pontos de superlicença — e quando as pessoas não acompanharam seu caminho de verdade e falam assim, dói um pouco. As pessoas usam muito a internet e as mídias sociais hoje em dia. Quando isso aconteceu, fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que fizeram comentários racistas ou algo assim", revelou o chinês.

"Você ainda tem torcedores apoiando você, mas muitos deles não acompanham a F2 ou as outras categorias de base. Eles apenas acompanham a F1, olham para quem você é e dizem que a única razão pela qual você conseguiu uma vaga é por ser da China. Doeu um pouco, porque quando você tem um sonho e finalmente o alcança, você espera que as pessoas te mandem parabéns — não que te mandem essas mensagens e tentem te colocar pra baixo", lamentou.

Dono da 17ª colocação do Mundial de Pilotos, com cinco pontos — chegou em oitavo no GP do Canadá, seu melhor resultado em 2022 —, Zhou tem surpreendido até aqui. Tanto que a Alfa Romeo já indica sua permanência para a próxima temporada, chamando o chinês de "um dos melhores novatos que tivemos".

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Não fico desanimado só de olhar para os comentários ou as pessoas falando coisas desagradáveis de mim. A melhor coisa que posso fazer é dar o meu melhor na pista. Acho que demonstramos esse ponto. E agora estou muito feliz. Consegui provar meu ponto de vista e mudar a opinião da maioria das pessoas ao meu redor, então estou muito feliz com isso", contou Zhou.

"A mídia social é uma coisa boa, dá a todos os esportes e a todas as pessoas a chance de mostrar sua personalidade para pessoas que não têm a chance de se aproximar delas. Mas também há a desvantagem das pessoas falarem coisas desagradáveis de você sem motivo. Mas acho que no geral estou bem com tudo isso. É diferente do que eu imaginava quando assinei o contrato. Quando você está na F2, todo mundo espera que você consiga um lugar na F1. Em 2021, todos queriam que eu ocupasse o lugar na Alpine. É meio estranho que seis meses mudem as coisas, só porque você conseguiu aquele lugar. Mas é assim que é para todos", finalizou.

FÓRMULA 1 2022 ESTÁ ABAIXO DA MÉDIA MESMO OU 2021 ESPETACULAR AFETA OPINIÃO?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade