PUBLICIDADE

Zhou faz balanço positivo sobre ano na Alfa Romeo, mas pondera: "Falta confiabilidade"

Em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, Zhou fez reflexões de tudo o que viveu nesta primeira metade da temporada 2022 e sobre como espera estar no grid da categoria nos próximos anos

12 ago 2022 - 06h54
Compartilhar
Exibir comentários
Guanyu Zhou
Guanyu Zhou
Foto: Alfa Romeo / Grande Prêmio

Guanyu Zhou é o primeiro chinês da história a dirigir um Fórmula 1. Aos 23 anos, o piloto nascido em Xangai mostrou à que veio na prima donna do esporte a motor logo na abertura da temporada, quando chegou na décima colocação e somou um ponto.

Hoje na 17ª colocação do campeonato com cinco tentos - chegou em oitavo no GP do Canadá, seu melhor resultado em 2022 -, o chinês, em entrevista ao site oficial da Fórmula 1, refletiu sobre seu desempenho na primeira temporada na categoria.

"Se olhar para trás, fico bastante impressionado com o trabalho que fiz e também com os avanços que consegui fazer do Bahrein em diante. Sinto que passei por tudo o que um piloto de F1 passa em 10 anos", disse Zhou.

Acidente de Zhou na Inglaterra (Foto: AFP)

A temporada de Guanyu também fica marcada até aqui por problemas de confiabilidade de sua Alfa Romeo, além do impressionante acidente sofrido na largada do GP de Silverstone. As agruras vividas até aqui em 2022 também fizeram parte da análise do piloto, que não deixou de lamentar os infortúnios que poderiam colocá-lo mais acima da tabela no Mundial de Pilotos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

"Ter muitos problemas de confiabilidade forçou os abandonos e isso não é a coisa mais legal, faz parte do jogo. Acho que poderia ter somados mais pontos sem esses problemas. Mas atingi alguns objetivos bem legais, como ir ao Q3 e pontuar em duas provas, estou feliz que mostrei uma boa velocidade", ponderou o chinês.

Perguntado sobre o quão satisfeito Zhou estava consigo mesmo nesta primeira metade da temporada, o companheiro de Valtteri Bottas surpreendeu-se com seu desempenho. "No geral, estou bastante feliz. Chegar no Q3, especialmente, é um grande feito para mim, não achei que teria muitas oportunidades para atingir este objetivo, de fato, foi e será um impulso para mim daqui para frente, pois as expectativas aumentam".

Ouça o Paddockast #160:

Para 2023, Guanyu ainda não teve sua vaga confirmada pela Alfa Romeo e não se preocupa com isso, neste momento. Mas ressalta o desejo de permanecer na equipe. "Não é hora de pensar no próximo ano, se vou sentar no banco ou não, porque sinto que, se continuar do jeito que estou, continuar melhorando corrida a corrida, não vejo razões para não ficar no time", concluiu.

Guanyu Zhou volta às pistas em quinze dias para a disputa do GP da Bélgica, em Spa Francochamps.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade