PUBLICIDADE

Verstappen lidera TL3, Hamilton sofre com pneus macios e Pérez é 3º na Arábia Saudita

Ao menos no TL3, Max Verstappen virou o jogo contra a Mercedes e foi o mais rápido em Jedá. Lewis Hamilton sofreu para encontrar o melhor ritmo com os pneus macios e foi o segundo

4 dez 2021 - 12h03
(atualizado às 12h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen andou forte no TL3 em Jedá
Max Verstappen andou forte no TL3 em Jedá
Foto: Dan Mullan/Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

O treino livre 3 do GP da Arábia Saudita, no fim da tarde deste sábado (4) em Jedá, mostrou um quadro completamente diferente dos trabalhos de sexta-feira no mais novo circuito urbano da F1. Max Verstappen reverteu o domínio da Mercedes, sobrou na sessão e marcou 1min28s100 como melhor tempo, feito com pneus macios. Lewis Hamilton, por sua vez, foi quem sofreu para encontrar a melhor performance com os compostos vermelhos e aferiu sua volta mais rápida com os pneus duros. O heptacampeão foi 0s214 mais lento que o rival na luta pelo título.

A Red Bull mostrou força não apenas com sua equipe principal, mas também com a filial AlphaTauri. Sergio Pérez alcançou a terceira posição na tabela de tempos, 0s529 mais lento que Verstappen, e foi seguido por um surpreendente Yuki Tsunoda e também por Pierre Gasly, que fechou o top-5. Só depois que terminou a outra Mercedes, de Valtteri Bottas, em sexto.

Charles Leclerc, com o carro completamente inteiro depois do forte acidente na sexta-feira, colocou a Ferrari em sétimo e superou o companheiro de equipe Carlos Sainz. Esteban Ocon, com a Alpine, foi o nono, enquanto Lando Norris concluiu os trabalhos em décimo lugar.

Max Verstappen foi bem no TL3 em Jedá
Max Verstappen foi bem no TL3 em Jedá
Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

A classificação do GP da Arábia Saudita está marcada para logo mais, às 14h (de Brasília, GMT-3), com transmissão da Band na TV aberta, da BandSports na TV por assinatura e do serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Saiba como foi o treino livre 3 do GP da Arábia Saudita de F1

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Diante do pôr-do-sol em Jedá, a Fórmula 1 acelerou para o terceiro e último treino livre antes da classificação de logo mais na Arábia Saudita. Mas todos enfrentaram um cenário bem distinto da definição do grid de largada e da corrida, que vão acontecer no período noturno.

Os carros foram à pista aos poucos. Primeiro, Kimi Räikkönen e a dupla da Haas, com Mick Schumacher e Nikita Mazepin. Depois, Lance Stroll e Sebastian Vettel, com os demais vindo na sequência da sessão.

A Mercedes mandou Lewis Hamilton e Valtteri Bottas para a pista com pneus duros. Logo, os dois carros subiram para a ponta da tabela de tempos. O finlandês marcou 1min30s394, enquanto o heptacampeão teve de abortar sua primeira tentativa de volta rápida em razão de um dos problemas crônicos do fim de semana na pista saudita: o tráfego.

Sergio Pérez chegou a tomar a dianteira do treino. Mas só por meros segundos
Sergio Pérez chegou a tomar a dianteira do treino. Mas só por meros segundos
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Kimi Räikkönen chegou a se colocar novamente em primeiro, mas acelerava com pneus macios em sua Alfa Romeo. Segundos depois, Hamilton virou 1min29s605 e assumiu a liderança. Em seguida, Bottas virou tempo 0s383 mais lento na comparação com o dono do carro #44.

Com pneus médios, Carlos Sainz chegou a colocar a Ferrari em terceiro na tabela de tempos. Na sequência, Max Verstappen, com os macios, não conseguiu encaixar volta tão boa e subiu para quarto. Quem mandou bem foi 'Checo' Pérez, que marcou 1min29s511 e assumiu a ponta provisória. Isso, no entanto, até Hamilton marcar 1min29s197 e voltar à ponta, seguido por Bottas. As Mercedes vinham com ritmo irresistível mesmo com pneus duros.

Sainz chegou a voltar à segunda colocação e virou tempo 0s097 mais lento que o de Hamilton, mas o heptacampeão encaixou outra ótima volta, ainda com pneus duros e o motor apimentado, para marcar 1min28s314 e reforçar sua posição na liderança. Em seguida, Pierre Gasly, em ótimo fim de semana com a AlphaTauri até aqui, tomou o segundo lugar de Sainz com tempo 0s401 mais lento que o de Lewis.

Pierre Gasly voltou a andar muito bem neste sábado
Pierre Gasly voltou a andar muito bem neste sábado
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Minutos depois, foi a vez de Verstappen subir para segundo. Entretanto, o holandês seguia na pista com pneus macios e mesmo assim foi 0s335 mais lento que Hamilton. Pérez era o quarto colocado, atrás de Max e Gasly, e Sainz aparecia em quinto. Bottas, com a outra Mercedes, era o sétimo.

Para melhorar ainda mais a jornada da AlphaTauri no fim da tarde saudita, Yuki Tsunoda subiu para quinto, com pneus médios, e superou a Ferrari de Sainz. Assim, o top-5 tinha um carro da Mercedes, Hamilton, e quatro ligados à Red Bull: Verstappen, Gasly, 'Checo' e Yuki.

Só quando restavam 28 minutos para o fim do treino que Verstappen enfim conseguiu superar Hamilton ao virar 1min28s212, só 0s102 mais rápido que o rival. Naquele momento, a Mercedes calçou seus carros com pneus macios para as voltas em simulação de classificação.

Pierre Gasly voltou a andar muito bem neste sábado
Pierre Gasly voltou a andar muito bem neste sábado
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Os pneus macios levaram mais tempo que o habitual para chegar à janela correta de melhor performance. Então, da mesma forma que Verstappen demorou muito mais tempo para achar uma boa volta com os compostos vermelhos, Hamilton e Bottas também sofreram para obter o desempenho máximo em volta lançada.

Charles Leclerc, depois de uma noite difícil de sexta-feira em razão da forte batida no fim do TL2, acelerou novamente no fim da tarde deste sábado e mostrou que o carro estava em boas condições. O monegasco chegou a colocar a Ferrari entre os dez primeiros, na nona posição, atrás de Sainz e da McLaren de Lando Norris e à frente da outra McLaren, de Ricciardo.

Bela imagem do fim da tarde de sábado em Jedá
Bela imagem do fim da tarde de sábado em Jedá
Foto: Williams Racing / Grande Prêmio

Hamilton chegou a fazer mais uma tentativa de volta rápida com os pneus macios, mas depois de fazer uma parcial mais lenta que o esperado no segundo setor, tirou o pé para buscar se preparar para outra volta. Ao reduzir bruscamente a velocidade, Lewis atrapalhou Gasly, que teve de passar reto na área de escape asfaltada para evitar uma batida.

Outro que foi atrapalhado por um Hamilton muito lento na pista, acredite, foi Nikita Mazepin. O piloto russo teve de passar no meio da zebra para evitar o que seria uma forte batida no carro do heptacampeão.

O inacreditável em Jedá: lento na pista, Lewis Hamilton atrapalhou Nikita Mazepin
O inacreditável em Jedá: lento na pista, Lewis Hamilton atrapalhou Nikita Mazepin
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Enquanto Hamilton sofria para encontrar o melhor ritmo com os pneus macios, Verstappen nadava de braçada. Com volta ainda mais rápida, o holandês melhorou para 1min28s105 e reforçou sua condição de líder da sessão com 11 minutos para a bandeira quadriculada.

Com ritmo ainda mais surpreendente, Tsunoda conseguiu subir para terceiro, enquanto Gasly e Pérez fechavam a lista dos cinco primeiros na reta final da sessão.

Para reiterar o excelente ritmo encontrado no fim da tarde, começo da noite em Jedá, Verstappen foi ainda melhor em sua volta rápida e marcou 1min28s100 com cinco minutos para o fim do treino, enquanto Pérez subiu para terceiro, ligeiramente mais rápido que o surpreendente Yuki Tsunoda.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade