PUBLICIDADE

Verstappen destaca preocupação com tráfego em classificação de Jedá: "Pode ser bem difícil"

Max Verstappen e Sergio Pérez demonstraram preocupação com possível tráfego na classificação do GP da Arábia Saudita, após primeiro dia de atividades no Circuito de Jedá

3 dez 2021 - 17h45
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen
Max Verstappen
Foto: Clive Mason/Red Bull Content Pool/Getty Images / Grande Prêmio

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON DOMINA, LECLERC BATE FORTE | Briefing

Max Verstappen terminou o segundo treino livre do GP da Arábia Saudita na quarta posição, em um dia que se mostrou parelho para Red Bull e Mercedes em Jedá. O holandês adiantou que a escuderia austríaca estaria testando novas possibilidades para a corrida, que não se confirmaram em vantagem dentro da pista. Além disso, o piloto #33 aproveitou para destacar a diversão obtida no primeiro dia de atividades no circuito, que faz sua estreia no calendário da Fórmula 1 em 2021.

"No geral, é uma pista muito boa, são muitas curvas rápidas e é divertido de pilotar. Tivemos dificuldades para levar calor aos pneus no TL2, o que é claro que vamos investigar", revelou Max. "Então fizemos algumas mudanças do TL1 para o TL2, que não funcionaram tão bem. Mas espero que a gente consiga encontrar o equilíbrio correto na classificação amanhã", destacou o líder do campeonato mundial.

Verstappen seguiu na mesma linha dos demais competidores do grid, e demonstrou preocupação com o tráfego que os carros podem encontrar na classificação deste sábado (04). Nos dois primeiros treinos livres, foi comum ver os pilotos tirando o pé durante voltas rápidas, devido às características da pista — que é bastante estreita — e aumenta as chances de um acidente em caso de muitos carros na pista ao mesmo tempo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Max Verstappen ocupou as primeiras posições durante o treino livre 2, e terminou em quarto (Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool)

"Existem, é claro, muitas coisas para se trabalhar e melhorar, então vamos ver o que podemos fazer para extrair mais ritmo do carro ao longo da noite", adiantou. "Olhando adiante para a classificação, acho que pode ser bem difícil com o tráfego. Mas no geral, é difícil dizer como será o sábado, já que tudo pode acontecer. Mas vamos forçar bastante e dar tudo de nós", ressaltou.

Companheiro de Verstappen, Sérgio Pérez fechou o primeiro dia de disputas no GP da Arábia Saudita, nesta sexta-feira, com um modesto nono lugar no treino livre 2 e a melhor volta em 1min29s768, mais de 0s7 de desvantagem para o líder, Lewis Hamilton. Apesar do resultado aquém do esperado para um carro da Red Bull, que ainda sonha tanto com o título de Pilotos quanto de Construtores, o mexicano afirmou estar se divertindo na pista árabe, mas também chamou atenção para a dificuldade dos pilotos com a quantidade de carros na estreita pista formada nas ruas de Jedá.

"É um circuito muito rápido e muito fluído, muito bom de aproveitar", disse Pérez. "Muita diversão lá. Acho que vai ser complicado na classificação, por causa do tráfego. Gerenciamento de tráfego é tentar estar lá no momento certo", explicou o mexicano, afirmando que será necessário saber o momento de deixar os boxes para conseguir uma volta rápida.

Pérez não teve uma colocação de destaque no primeiro dia de atividades em Jedá (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Pérez ainda lamentou o tráfego por outro motivo: com os pilotos precisando constantemente reduzir a velocidade para evitarem riscos maiores de acidentes, o mexicano afirmou que não foi possível efetuar uma leitura melhor das características da pista em altas velocidades.

"Acho que deu para notar isso com todos na pista de pneus macios, no final", afirmou. "Pode se tornar complicado e bagunçado muito rapidamente. Então não tivemos voltas inteiras o suficiente para fazermos uma leitura", lamentou.

Por fim, quando questionado se o tempo alcançado ao final do segundo treino livre representa a velocidade real de seu carro no circuito de Jedá, Pérez negou. "Não. Tem muito mais por vir", garantiu. "Espero que encontremos o equilíbrio certo e o ritmo necessário amanhã para estarmos na competição. Será complicado conseguir a volta perfeita lá na pista", encerrou.

A Fórmula 1 volta a acelerar em Jedá neste sábado. O treino livre 3 acontece às 11h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação está marcada para 14h, sempre com transmissão ao vivo da emissora por assinatura BandSports e do serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades de pista do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Siga tudo aqui.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade