PUBLICIDADE

Vandoorne volta ao posto de piloto reserva da McLaren a partir do GP da Espanha

Com os compromissos com a Fórmula E concluídos, o belga pode retornar ao posto de piloto reserva, liberando Paul Di Resta da função

13 ago 2020 - 07h39
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Grande Prêmio

Stoffel Vandoorne reassume o papel de piloto reserva da McLaren no GP da Espanha. Com o fim da temporada da Fórmula E, o piloto conclui seus compromissos com a categoria elétrica e já pode voltar a acompanhar o time inglês.

A escuderia de Woking não tem um nome diretamente designado para apoiar a dupla Carlos Sainz e Lando Norris. A equipe, na verdade, tem um acordo com a Mercedes, podendo usar seus reservas em caso de necessidade.

Mas na última semana, no GP dos 70 Anos da Fórmula 1, o time chefiado por Andreas Seidl foi forçado a nomear Paul Di Resta para a função durante a etapa. O britânico, atualmente na Sky Sports, correu três anos completos na Fórmula 1, todos pela Force India.

O motivo foi porque Vandoorne, reserva da esquadra de Brackley, estava em Berlim para disputar a reta final do campeonato da FE. Esteban Gutiérrez, outro piloto no papel, não tem mais o direito de correr na principal categoria do automobilismo mundial - o mexicano precisaria andar 300 km com um carro, já que faz três anos desde sua última largada.

Vandoorne volta ao posto de piloto reserva
Vandoorne volta ao posto de piloto reserva
Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio / Grande Prêmio

Di Resta chegou a ir à fábrica da McLaren para fazer um molde do assento do MCL35 caso precisasse ir à pista de última hora. O piloto passou por situação semelhante em 2017, com a Williams, durante o GP da Hungria, quando Felipe Massa ficou doente. Na prova, abandonou por problemas de vazamento de óleo.

"No momento, nossa consideração é que temos um acordo com a Mercedes para usarmos seus reservas em casos de necessidade. O que foi especial na última semana, é que Stoffel estava indisponível por conta da Fórmula E. Mas com Vandoorne novamente de volta a partir de Barcelona, essa é nossa direção", explicou Seidl.

Vandoorne defendeu a esquadra de Woking por duas temporadas completas na F1 - seus melhores resultados foram dois sétimos lugares. Ao final de 2018, foi dispensado pelo time para a chegada de Norris e Sainz.

No mesmo ano, já promoveu a mudança para a FE. Titular da Mercedes, tem na conta três pódios - um em Roma e dois em Diriyah.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade