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Sem Brasil, com Arábia Saudita e abertura no Bahrein: como F1 desenha calendário de 2021

Fórmula 1 planeja calendário recorde para a temporada 2021 com a possível chegada do GP da Arábia Saudita. Brasil ainda negocia, mas pode ficar de fora do próximo campeonato

23 set 2020 - 15h58
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Hamilton anda com o W10 em Interlagos nos treinos livres do GP do Brasil
Hamilton anda com o W10 em Interlagos nos treinos livres do GP do Brasil
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

A Fórmula 1 entrou oficialmente na segunda metade da temporada 2020. Com o campeonato se aproximando da reta final, a categoria passa a desenhar o calendário do próximo ano, ainda sofrendo com impactos da pandemia do coronavírus que forçam algumas mudanças.

Segundo o site RaceFans, é improvável que a Austrália receba a abertura do campeonato, algo que é tradicional da Fórmula 1 desde que a prova passou a ser realizada no Albert Park, em Melbourne. Sem a garantia da presença de público em março, a organização do GP negocia um desconto na taxa paga ao Liberty Media, e a prova deve ser deslocada para setembro, perto das etapas de Singapura e do Japão.

Com isso, a abertura deve acontecer no Bahrein, assim como em 2006 e 2010. O circuito de Sakhir também é o favorito a receber três dias de pré-temporada, o que facilitaria a logística para as equipes antes do início do campeonato.

A Fórmula 1 negocia para visitar Jeddah, na Arábia Saudita
A Fórmula 1 negocia para visitar Jeddah, na Arábia Saudita
Foto: Reprodução/Twitter / Grande Prêmio

A Arábia Saudita negocia para receber uma corrida de rua em Jeddah. Apesar da logística favorecer a presença no início do campeonato, perto do GP do Bahrein, a maior possibilidade é que a nova praça ocupe o lugar do Brasil. O contrato da corrida, presente no calendário desde 1973, ainda não foi renovado. Como as obras para provas de rua exigem tempo, é possível que o evento saudita aconteça antes do GP de Abu Dhabi.

Entre as "provas extras" adicionadas em 2020, a Turquia demonstra o desejo de permanecer, e pode substituir alguma praça que ainda não renovou contrato, como a Espanha. Por motivos logísticos, a prova no Istambul Park seria jogada para setembro, após o GP da Itália e antes da Rússia.

Istambul está em uma lista junto de Portimão (Portugal), Nürburgring e Hockenheim (Alemanha) como provas reservas, que entram no calendário em caso de desistência de outras praças. Mugello é improvável, já que a edição de 2020 só aconteceu pela baixa presença de público. Um fim de semana dentro da normalidade no circuito saturaria a infraestrutura local além dos limites.

Com planejamento de 22 corridas, o Liberty Media quer tentar maximizar os lucros aos times e para si enquanto mantém flexibilidade com logística eficiente. O planejamento inicial tem esta possibilidade:

  ETAPA LOCAL
1   GP DO BAHREIN SAKHIR
2   GP DO VIETNÃ HANÓI
3   GP DA CHINA XANGAI
4   GP DO AZERBAIJÃO BAKU
5   GP DA HOLANDA ZANDVOORT
6   GP DA ESPANHA BARCELONA
7   GP DE MÔNACO MONTE CARLO
8   GP DO CANADÁ MONTREAL
9   GP DA ÁUSTRIA RED BULL RING
10   GP DA FRANÇA PAUL RICARD
11   GP DA INGLATERRA SILVERSTONE
12   GP DA HUNGRIA HUNGARORING
13   GP DA BÉLGICA SPA-FRANCORCHAMPS
14   GP DA ITÁLIA MONZA
15   GP DA RÚSSIA SÓCHI
16   GP DE SINGAPURA MARINA BAY
17   GP DO JAPÃO SUZUKA
18   GP DA AUSTRÁLIA MELBOURNE
19   GP DOS ESTADOS UNIDOS CIRCUITO DAS AMÉRICAS
20   GP DA CIDADE DO MÉXICO HERMANOS RODRIGUEZ
21   GP DA ARÁBIA SAUDITA JEDDAH
22   GP DE ABU DHABI YAS MARINA

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