PUBLICIDADE

Salo diz que Ferrari "não merece vencer título", mas defende Binotto: "Bom trabalho"

Ex-piloto da Ferrari na F1, Mika Salo afirmou que "sempre algo dá errado" com a escuderia italiana na temporada de 2022 da categoria — mesmo assim, fez questão de defender o chefe do time de Maranello

11 ago 2022 - 10h39
Compartilhar
Exibir comentários
Chefe da Ferrari, Mattia Binotto está sob pressão
Chefe da Ferrari, Mattia Binotto está sob pressão
Foto: Scuderia Ferrari Press Office / Grande Prêmio

FORA VERSTAPPEN, ALGUM PILOTO JOVEM MUDA EQUIPE DE PATAMAR NA FÓRMULA 1? | TT GP #64

Mika Salo disputou 109 corridas de Fórmula 1 entre os anos de 1994 e 2002, tendo como melhor resultado um segundo lugar no GP da Alemanha de 1999, pela Ferrari — substituindo Michael Schumacher, que quebrara a perna direita em um acidente no GP da Inglaterra do mesmo ano. E se tem uma coisa que o ex-piloto finlandês entende muito bem… é a escuderia italiana.

+ "Caralho, sou piloto da Ferrari": Sainz adota mantra para dias difíceis em 2022

Em entrevista ao RacingNews365, Salo — que ainda é presença constante no paddock da F1, já que faz parte da escala de comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) — criticou o desempenho da escuderia italiana em 2022, mas isentou o chefe do time de Maranello, Mattia Binotto, de críticas. Pelo contrário: fez questão de elogiá-lo.

"Do jeito que está na Ferrari, não acredito que eles mereçam vencer o título. Seria legal se, de repente, eles resolvessem todos os problemas depois das férias de meio de ano — porque queremos ver corridas empolgantes e uma disputa pelo título igualmente empolgante. A Mercedes também pode lutar por vitórias", afirmou Salo.

Mika Salo (esq.) também competiu em competições de endurance pela Ferrari (Foto: Ferrari)

"Certamente há pressão, mas isso se aplica a todos os times. A administração está sempre sob pressão para performar, e claro que, na Itália, existem opiniões fortes sobre isso. A Ferrari mudou sua chefia muitas vezes, recentemente, também. Mas penso que Mattia (Binotto) fez um bom trabalho em trazer a Ferrari de volta ao topo. São apenas as pequenas coisas que eles precisam consertar. Estão indo muito bem aos sábados, mas aos domingos… parece que a reunião da equipe já começa de maneira errada, antes da corrida — procurando uma maneira de perder a corrida, ao invés de ganhar", apontou.

Questionado sobre o que pode estar causando o desempenho ruim da Ferrari na atual temporada, Salo reiterou que mesmo com a escuderia italiana tendo uma F1-75 rápida e eficiente a seu favor, a equipe parece não conseguir se descolar do fracasso.

Da GRANA na MOCHILA do MICKEY à FERRARI: a carreira de MIKA SALO na F1

"A Ferrari é certamente muito rápida, mas sempre algo dá errado. Não sei o que é. Algumas vezes, os pilotos erram — outras, a equipe. Não dá para vencer o campeonato desta maneira. Quando a temporada começou, a Ferrari estava muito forte e Verstappen e a Red Bull, lidando com falta de sorte e problemas de confiabilidade. Parecia que seria um título fácil para a Ferrari e Leclerc — mas a Red Bull virou completamente o jogo. Max é muito, muito bom", disse.

"É difícil dizer o que causa esses problemas, estou muito 'por fora' para apontar isso. Mas realmente acredito que algo dá errado toda hora. É uma situação muito difícil, mas tenho certeza de que irão investigar cuidadosamente, analisar e resolver isso. Do contrário, você simplesmente abre mão do título", finalizou o ex-piloto finlandês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade