PUBLICIDADE

Ricciardo aprova corridas de classificação, mas pede cuidado com risco de "diluir" vitórias

Daniel Ricciardo fica feliz por saber que a proposta das corridas de classificação, caso aceita, virá sem grid invertido. Posto isso, o australiano ainda teme outros problemas com o conceito

17 fev 2021 - 10h51
Compartilhar
Exibir comentários
Daniel Ricciardo opinou sobre corridas de classificação
Daniel Ricciardo opinou sobre corridas de classificação
Foto: McLaren / Grande Prêmio
GP às 10: Ricciardo ganha nova chance com McLaren. Mas será campeão na F1?
" alt="">

Corrida de classificação é o caminho a ser seguido na Fórmula 1? O debate é longo e relevante em 2021, dividindo opiniões. Para Daniel Ricciardo, as coisas são simples: não há problema em realizar uma prova preliminar aos sábados, desde que isso não diminua o valor dos GPs aos domingos.

Os comentários de Ricciardo vêm dias após F1 e FIA (Federação Internacional de Automobilismo) darem luz verde para o formato. Ainda falta a realização de uma votação formal, mas tudo aponta para três GPs com corrida de classificação já em 2021.

"Eu fiquei meio apreensivo no começo, mas eu fico feliz que não será com grid invertido", apontou Ricciardo. "Se os melhores pilotos e as melhores equipes ainda estão nas primeiras posições, sem ser muito manipulado ou artificial, aí eu fico menos preocupado", destacou.

Ricciardo analisa corridas de classificação aos sábados (Foto: McLaren)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

"Competir é o que eu mais gosto de fazer. Eu adoraria ter mais corridas e menos treinos, então vai na direção do que eu quero. Só que o mais importante é que uma vitória na Fórmula 1 ainda seja tão grandiosa quanto deveria ser. Não quero que uma vitória seja diluída, transformada em algo menor do que realmente é. Desde que tenha o mesmo valor, então diria que sou cabeça aberta em relação a isso", seguiu.

A proposta original, para a temporada 2020, envolvia o uso de grid invertido. Dada a falta de apoio das equipes de ponta, a ideia não foi adiante.

Com aparente apoio do grid da F1, a ideia ganha corpo. A classificação normal, com pilotos buscando a volta mais rápida, passaria para a sexta-feira. A corrida de classificação seria no sábado, com o GP ainda no domingo. O número de treinos livres cairia de três para dois, nas manhãs de sexta e sábado.

A temporada 2021 começa em 28 de março, data do GP do Bahrein. Antes disso, entre os dias 12 e 14 de março, a categoria aproveita a pista barenita para realizar uma breve pré-temporada.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade