PUBLICIDADE

Red Bull revela "evidência de download de dados" e promete investigar caso Aston Martin

Consultor do time dos energéticos, Helmut Marko relembrou as muitas pessoas que foram contratadas pela Aston Martin e lembrou que o chefe de aerodinâmica Dan Fallows recebe um valor muito acima do mercado

20 mai 2022 11h28
ver comentários
Publicidade
A Aston Martin leva para o GP da Espanha um grande pacote de atualizações
A Aston Martin leva para o GP da Espanha um grande pacote de atualizações
Foto: Eric Calduch/Grande Prêmio / Grande Prêmio

A polêmica em torno das atualizações levadas pela Aston Martin para o GP da Espanha parece não ter chegado ao fim. Apesar de a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ter atestado a legalidade das novidades do AMR22, a Red Bull vê indícios de violação de propriedade intelectual.

Em entrevista à emissora inglesa Sky Sports, Helmut Marko, consultor do time dos energéticos, declarou que existem evidências de que dados foram baixados da Red Bull e ressaltou que foram sete os funcionários que se transferiram de uma equipe para a outra, inclusive Dan Fallows, que era chefe de aerodinâmica no time de Max Verstappen e Sergio Pérez e passou a atuar como diretor-técnico da Aston Martin.

Dan Fallows deixou a Red Bull para ser diretor-técnico da Aston Martin (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nesta sexta-feira (20), a FIA emitiu um comunicado atestando a legalidade do carro de Sebastian Vettel e Lance Stroll, já que alega que não houve engenharia reversa e que o regulamento permite que as equipes se inspirem no trabalho das rivais.

Marko, porém, não se deu por satisfeito. O consultor vê com preocupação que justamente a equipe que "roubou" funcionários da Red Bull tenha acabado com um bólido tão parecido assim com o RB18.

"De acordo com o status atual, copiar não é proibido, mas você também tem de levar em conta que sete pessoas foram roubadas de nós", disse Marko à emissora inglesa Sky Sport. "[É preciso considerar que] nosso chefe de aerodinâmica foi contratado pela Aston Martin por um valor desproporcionalmente alto", indicou.

"E ainda existem alguns fatos que estamos checando. Mas vamos olhar para o assunto em detalhes", assegurou.

Questionado se existe alguma preocupação específica em relação a transferência de Dan Fallows para a Aston Martin, Helmut respondeu: "Não é só Dan Fallows. Existe evidência de que dados foram baixados. Copiar não é proibido, mas seria possível fazer uma cópia tão detalhada do nosso carro sem documentação".

Ao fim do primeiro treino em Barcelona, a Red Bull se pronunciou e manifestou preocupação com potenciais violações de propriedade intelectual.

"Apesar de a imitação ser a maior forma de bajulação, qualquer replicação de design, obviamente, precisa cumprir as regras da FIA sobre 'engenharia reversa'", disse a Red Bull. "No entanto, se qualquer transferência de propriedade intelectual acontecer, isso seria claramente uma violação dos regulamentos e seria uma violação séria", encerrou.

O GP da Espanha de Fórmula 1 acontece já neste fim de semana, em Barcelona. A corrida está marcada para às 10h (de Brasília) do domingo. O GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

FÓRMULA 1 2022: A PALAVRA DE ORDEM É ATUALIZAÇÃO: TUDO DO GP DA ESPANHA | WGP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade