PUBLICIDADE

Red Bull ironiza "bajulação" da Aston Martin, mas reitera investigação no AMR22

Assim como Helmut Marko, Christian Horner, chefe da Red Bull, reiterou que a equipe fará uma investigação própria sobre o carro muito parecido que a Aston Martin levou à Espanha

20 mai 2022 - 14h04
Compartilhar
Exibir comentários
A Aston Martin leva para o GP da Espanha um grande pacote de atualizações
A Aston Martin leva para o GP da Espanha um grande pacote de atualizações
Foto: Eric Calduch/Grande Prêmio / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TREINOS LIVRES GP DA ESPANHA DE F1 | Briefing

As equipes estão preparando novidades para Barcelona, pista muito conhecida e útil para testes. E a Aston Martin surpreendeu ao apresentar um carro bem diferente das últimas cinco corridas. O 'novo' AMR22 tem algumas soluções que lembram outra equipe: a Red Bull.

Antes mais convencional, com entradas de ar quadradas e fendas maiores em cima, o carro que surgiu na Catalunha tem uma clara inspiração nos taurinos. As entradas de ar se tornam mais arredondadas. As fendas para melhorar a refrigeração agora têm um novo desenho, um pouco menor que as originais - solução muito semelhante ao do RB18. O chefe da marca dos energéticos, Christian Horner, aproveitou para abordar o assunto após os treinos livres desta sexta-feira (20).

"Bem, a imitação é a maior forma de bajulação no final das contas. Não é coincidência, já que alguns indivíduos que se saíram da Red Bull para a Aston Martin durante o inverno no início da temporada", ironizou ele.

"O que é permissível e que vemos no paddock é o pessoal mudando de equipe para equipe. O que eles levam com eles é um jogo justo, mas o que não é justo e o que não aceitaríamos é se houvesse uma transferência de dados da nossa equipe. Uma violação disso é crime. Investimos milhões e milhões em nossos próprios dados", acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Aston Martin usou o RB18 como inspiração para tentar ganhar performance (Arte: Rodrigo Berton)

Ferrari em xeque, Red Bull em ascensão e 'nova' Mercedes: GP da Espanha redesenha F1

O time de Lawrence Stroll contratou nomes de Red Bull e Mercedes para esta temporada. Falando especificamente sobre os taurinos, alguns funcionários tinham grandes funções. É o caso, por exemplo, de Dan Fallows, que estava com os austríacos desde 2006. O último cargo foi como chefe de aerodinâmica, função que exercia desde 2014, quando foi promovido após saída de Peter Prodromou. Agora, é diretor-técnico da Aston Martin.

Helmut Marko também declarou que há evidências de que dados foram baixados da Red Bull e ressaltou que foram sete os funcionários que se transferiram de uma equipe para a outra, inclusive Fallows. A FIA, no entanto, emitiu um comunicado atestando a legalidade dos carros de Sebastian Vettel e Lance Stroll, dizendo que não houve engenharia reversa e que o regulamento permite que as equipes se inspirem no trabalho das rivais.

O GP da Espanha de Fórmula 1 acontece já neste fim de semana, em Barcelona. A corrida está marcada para às 10h (de Brasília) do domingo. O GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

FÓRMULA 1 2022: A PALAVRA DE ORDEM É ATUALIZAÇÃO: TUDO DO GP DA ESPANHA | WGP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade