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Red Bull descarta conversas sobre possível retorno da Honda: "É uma questão deles"

Após rumores darem conta de que a Honda estaria cogitando retornar à Fórmula 1 com o novo regulamento de motores, a partir de 2026, Christian Horner fez questão de negar que a Red Bull esteja em conversas com a marca japonesa

7 jul 2022 - 04h16
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Honda foi fundamental na conquista do primeiro título mundial de Max Verstappen
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Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

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A Honda deixou a Fórmula 1 definitivamente no final do ano passado, logo após a conquista mundial por parte de Max Verstappen. No entanto, nunca saiu completamente da categoria, já que manteve um acordo de parceria na produção de motores com a Red Bull — que fundou sua própria divisão de produção das unidades de potência — até 2025. A partir do ano seguinte, quando novas regras de motores entrarão em vigor, no entanto, um possível retorno da marca japonesa tem sido ventilado.

As novas regras também criaram interesses em outras marcas, como a Volkswagen, que aguarda apenas a definição do regulamento para oficializar as entradas de Porsche e Audi na categoria. Enquanto o futuro da segunda ainda é nebuloso, a primeira tem interesse em um vínculo de fornecimento com a Red Bull. De acordo com informações veiculadas pelo portal alemão Auto Motor und Sport, a Honda também estaria interessada em um possível retorno, talvez como parceira da AlphaTauri.

No entanto, Christian Horner — chefe da Red Bull — disse não ter conhecimento sobre o assunto e descartou que existam conversas entre as partes. "Se a Honda deveria reverter sua decisão após 2025? Essa é realmente uma pergunta para eles", respondeu Horner. "Certamente, não houveram discussões com a gente sobre esse assunto", salientou o britânico.

Horner disse que não existem conversas no momento entre Red Bull e Honda (Foto: Red Bull)

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Horner revelou que a Red Bull enfim inaugurou as instalações da Red Bull Powertrain, divisão da equipe focada em produção de motores e que conta com a parceria técnica com a Honda. O britânico destacou o vínculo que ainda existe entre as partes, mas não abordou um possível retorno.

"Abrimos o prédio da Red Bull Powertrain essa semana, então a equipe já se mudou para as instalações, que vão nos permitir a produção de motores realmente competitivos a partir de 2026", revelou. "Temos um acordo de parceria de engenharia com a Honda pelo suprimento dos atuais motores, até o fim das regras atuais, em 2025", ressaltou.

Por fim, Horner reconheceu que o estabelecimento das regras é fundamental para que as marcas oficializem suas participações na categoria. Apesar das conversas estarem sendo feitas desde o ano passado, até o presente momento a Fórmula 1 não definiu qual será o regulamento das unidades de potência a partir de 2026.

"É claro, existem conversas com Porsche e Audi, que estão querendo entrar no esporte — e acho que é animador para a Fórmula 1 ter marcas assim querendo entrar", afirmou. "Mas novamente, é um assunto sobre como as novas regras vão ser, qual será o tratamento de uma equipe nova e tantos aspectos assim", encerrou.

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