PUBLICIDADE

Pérez atribui pódio no GP da França a "grande estratégia" da Red Bull: "Valeu a pena"

Pela primeira vez na carreira, Sergio Pérez conquistou dois pódios consecutivos na F1. O mexicano cruzou a linha de chegada em terceiro depois de superar a Mercedes de Valtteri Bottas nas voltas finais

20 jun 2021 - 12h23
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Sergio Pérez festeja pódio no GP da França
Sergio Pérez festeja pódio no GP da França
Foto: Nicolas Tucat/Red Bull Content Pool/Getty Images / Grande Prêmio

Sergio Pérez teve outra atuação digna de nota na temporada 2021 da Fórmula 1 ao terminar o GP da França deste domingo (20) na terceira posição. É bem verdade que o mexicano não brilhou tanto quanto há duas semanas no Azerbaijão, mas 'Checo' fez uma corrida decente ao partir da quarta posição e conseguiu deixar a Mercedes de Valtteri Bottas para trás nas voltas finais para finalizar em terceiro. Mas, além do desempenho do carro da Red Bull, a estratégia adotada pela equipe taurina acabou sendo determinante para Pérez alcançar seu segundo pódio consecutivo, algo inédito em sua carreira de dez anos na F1.

Enquanto Bottas fez seu pit-stop na volta 18 e Lewis Hamilton parou para trocar pneus no giro 19, a Red Bull chamou Pérez para sua parada na volta 25. Verstappen partiu para uma estratégia diferente e foi para duas paradas, e graças à escolha feita com a equipe de Milton Keynes o holandês deu um xeque-mate na Mercedes para vencer novamente na temporada.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Max Verstappen e Sergio Pérez festejam grande resultado da Red Bull na temporada
Max Verstappen e Sergio Pérez festejam grande resultado da Red Bull na temporada
Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Pérez também conseguiu se beneficiar de um golpe estratégico ao ter melhor rendimento dos pneus duros na sequência da corrida, sobretudo nas voltas finais, e tudo isso foi fundamental para que o mexicano deixasse a Mercedes de Bottas para trás e alcançasse o pódio em Paul Ricard.

Ao comemorar o troféu de terceiro lugar na França, Pérez ressaltou o início complicado de prova. "Foi importante nos mantermos entre os líderes. Nas primeiras cinco ou dez voltas, o carro estava bem impermeável ao vento".

"Estávamos com menos downforce hoje, então foi difícil seguir, mas depois a pista melhorou e comecei a alcançar", comentou.

No fim das contas, 'Checo' atribuiu o resultado em boa parte à estratégia taurina. "Conseguimos ir muito longe no fim, então acho que valeu a pena", comemorou. "Fizemos grande corrida e uma grande estratégia da equipe. Estou feliz que Verstappen venceu a corrida hoje e também pelos bons pontos para a equipe", concluiu.

Com o resultado deste domingo, Verstappen soma 131 pontos, contra 119 de Hamilton. Pérez tem agora 84 pontos, enquanto Lando Norris, que cruzou a linha de chegada em quinto, tem 76. Bottas ganhou uma posição mesmo com o quarto lugar neste domingo e agora tem 59 tentos, contra 52 de Charles Leclerc, somente 16º na corrida.

Já no Mundial de Construtores, a Red Bull soma 215 pontos, contra 178 da Mercedes nesta disputa franca pelo título da temporada 2021.

A Fórmula 1 volta a se reunir já no próximo fim de semana com a disputa do GP da Estíria, que acontece no Red Bull Ring, na Áustria. Corrida de casa para a equipe líder do Mundial de Construtores.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade