PUBLICIDADE

Os novos rostos que aparecerão nos treinos da F1 na Espanha

Red Bull e Williams utilizarão treino livre do GP da Espanha para dar rodagem a pilotos novatos. Alfa Romeo contará com velho conhecido

19 mai 2022 12h57
ver comentários
Publicidade
Nyck de Vries é um dos pilotos a ganhar oportunidade em Barcelona
Nyck de Vries é um dos pilotos a ganhar oportunidade em Barcelona
Foto: Nyck de Vries / Twitter

Uma das novas regras da F1 para 2022 diz respeito a pilotos novatos. As equipes devem ceder um carro em pelo menos dois treinos livres ao longo do ano para pilotos menos experientes. Era algo que algumas equipes já faziam eventualmente, mas, por não ser obrigatório, não era tão comum, principalmente entre os times grandes.

A ideia é que os pilotos novatos tenham seus primeiros contatos com um Fórmula 1 e, caso seja necessário substituir um piloto titular em alguma eventualidade, já exista alguma familiaridade com o carro.

Até aqui, nenhuma equipe havia cedido espaço para algum piloto que não fosse o titular. Até por se tratar de uma temporada com carros completamente novos, é importante que os pilotos principais peguem o máximo de conhecimento possível a bordo dos modelos atuais. Agora, no conhecidíssimo circuito da Catalunha, na Espanha, chegou a hora de algumas equipes colocarem seus pupilos para rodar.

Juri Vips fará um treino livre pela Red Bull
Juri Vips fará um treino livre pela Red Bull
Foto: Red Bull / Twitter

Juri Vips – Red Bull
O estoniano de 21 anos é membro do programa de formação da Red Bull desde 2018. Em seu currículo, tem como principal feito o título da F4 alemã em 2017, pela Prema. Em 2018, foi 4º na F3 Europeia, mesma posição que obteve na F3 no ano seguinte.

Chegou à F2 na metade da temporada de 2020, pela DAMS, e obteve um pódio naquele ano. Desde 2021, corre na categoria pela Hitech, equipe pela qual correu também na F3. Em 37 corridas na F2, são 2 vitórias e 9 pódios. Terminou 2021 como 6º, e ocupa o 8º lugar na temporada atual.

Apesar de nunca ter entrado oficialmente em um fim de semana de Grande Prêmio, ele não é um estranho no ambiente da Fórmula 1. Em 2020, logo depois de obter sua superlicença, Vips ficou como reserva da Red Bull e da AlphaTauri por quatro GPs. Ao fim daquele ano e do ano seguinte, pilotou para a Red Bull nos testes de novatos de Abu Dhabi, realizados após o fim da temporada. Conduzirá o carro de Sergio Perez em Barcelona.

Nyck de Vries utilizará o carro de Albon no TL1 de Barcelona
Nyck de Vries utilizará o carro de Albon no TL1 de Barcelona
Foto: Williams / Twitter

Nyck de Vries – Williams
Esse é daqueles pilotos com currículo de sobra para estar na F1, mas que nunca teve espaço para entrar. O holandês já nem é tão jovem para os padrões do esporte - 27 anos, mais velho que os dois titulares da Williams.

A carreira de De Vries é de primeira linha: na base, foi bicampeão mundial de kart (2010 e 2011), campeão da Fórmula Renault europeia (2014) e da Fórmula 2 em 2019. Sem vaga na F1, foi para a Fórmula E correr pela Mercedes, e é o atual campeão da categoria.

Na Fórmula 1, é o piloto de testes e reserva da Mercedes desde 2020, mas nunca chegou a ser usado, exceto nos testes para novatos em Abu Dhabi. Esse ano, acumula a função também na McLaren e na Williams, e é pela última delas que terá sua primeira oportunidade em um fim de semana de GP, guiando o carro de Alex Albon no primeiro treino livre.

Robert Kubica fará um treino no carro da Alfa Romeo
Robert Kubica fará um treino no carro da Alfa Romeo
Foto: Alfa Romeo / Twitter

Robert Kubica – Alfa Romeo
O veterano polonês está longe se ser considerado um novato. Aos 37 anos, ele estreou na F1 em 2006 e já correu por BMW-Sauber (com uma vitória), Renault e Williams. Desde 2020, é o piloto de testes e reserva da Alfa Romeo. É um dos raros pilotos nessa condição que recebe oportunidades em treinos livres eventualmente. No ano passado, chegou a fazer duas corridas em substituição a Kimi Raikkonen.

Ao contrário de Vips e De Vries, Kubica já teve contato com o carro que usará em Barcelona. Ele participou do primeiro dia de testes pré-temporada, na mesma pista, além de atuar nos testes de pneus realizados pela Pirelli em Ímola menos de um mês atrás.

Kubica fará o treino livre 1 da Espanha utilizando o carro de Guanyu Zhou.

Parabólica
Publicidade
Publicidade