PUBLICIDADE

Ministra do Canadá critica Vettel por protesto contra extração de petróleo: "Hipocrisia"

Sonya Savage, ministra da Energia do Estado de Alberta, foi ao Twitter tecer críticas a Vettel por camiseta do piloto contra a extração de petróleo no Canadá

18 jun 2022 - 16h51
Compartilhar
Exibir comentários
Sebastian Vettel
Sebastian Vettel
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

Os posicionamentos políticos e o ativismo de Sebastian Vettel seguem despertando incômodo. Desta vez, foi a vez da ministra da Energia do Estado de Alberta, Sonya Savage, ir ao Twitter neste sábado (17) tecer críticas ao alemão.

O tetracampeão mundial chegou ao paddock do Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, vestindo uma camiseta com as mensagens "Stop Mining Tar Sands" (em tradução livre, parem de minerar areias betuminosas) e "Canada's Climate Crime" (crime climático no Canadá), que denunciam a extração de petróleo no estado canadense e atraiu a ira de Savage.

A ministra discordou do protesto de Vettel alegando que a principal patrocinadora da Aston Martin, equipe de Seb, é a maior produtora de petróleo mundial (a Aramco). "Vi muita hipocrisia ao longo dos anos, mas esta é demais: um piloto de corrida patrocinado pela Aston Martin, com financiamento da Saudi Aramco, reclamando das areias oleosas", disse na publicação.

Sebastian Vettel protestou contra a extração de petróleo no Canadá (Foto: Reprodução/Twitter)

Savage seguiu nas críticas falando sobre a posição que ocupa a patrocinadora da Aston Martin no mercado global. "A Saudi Aramco tem a maior produção diária de petróleo dentre todas as empresas do mundo e, em consequência, ser a maior contribuinte para as emissões globais de carbono, de qualquer empresa, desde 1965".

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, a ministra de Energia direcionou seu posicionamento em defesa do petróleo a Vettel, chegando a ironizar a importância do combustível para despertar o gosto por corridas de carro. "Em vez de demonizar as areias oleaginosas, que estão a caminho do zero líquido, as pessoas poderiam tentar reduzir sua pegada de carbono pessoal. Talvez um carro a pedal para a Fórmula 1?"

Histórico de Protestos de Seb

Esta não é a primeira vez que Vettel chama a atenção para questões relacionadas ao clima. Antes do GP de Miami, em maio, o alemão chegou ao paddock vestindo uma camiseta com os dizeres "Miami 2060 - 1st Grand Prix Underwater - Act Now or Swin Later" (no português, "Miami 2060 - 1o GP embaixo d'água - Aja agora ou nade depois", em alusão ao aumento do nível do mar que ameaça submergir a cidade norte-americana.

Sebastian foi um dos convidados, poucos dias depois, do programa da BBC, "Question Time", onde reconheceu ser um hipócrita ao fazer ativismo em questões climáticas enquanto corria de Fórmula 1.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Canadá AO VIVO e EM TEMPO REAL. Logo mais, a classificação está marcada para as 17h (de Brasília, GMT-3).

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade