PUBLICIDADE

Mercedes diz que "não faz sentido" esconder informações de Bottas, de saída em 2022

De saída da Mercedes ao fim desta temporada, Valtteri Bottas vai defender a Alfa Romeo no ano que vem. Mas o finlandês não será excluído de nada dentro da equipe, garante Andrew Shovlin

14 out 2021 06h29
ver comentários
Publicidade
Valtteri Bottas não será excluído de nada dentro da Mercedes
Valtteri Bottas não será excluído de nada dentro da Mercedes
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

Quando um piloto anuncia a mudança de equipe de uma temporada para outra, é normal que tal escuderia promova, gradativamente, a exclusão do competidor de determinados trabalhos, sobretudo quando se trata do desenvolvimento do carro para a temporada seguinte. Tudo para evitar que informações privilegiadas possam parar em times rivais. Mas não é o que acontece na Mercedes com Valtteri Bottas, que está de partida para a Alfa Romeo em 2022. Quem garante é o diretor de engenharia de pista da equipe heptacampeã do mundo, Andrew Shovlin.

Bottas tem sido parte da Mercedes como piloto desde 2017, ano em que foi contratado para substituir o campeão mundial do ano anterior, Nico Rosberg. O finlandês de 32 anos conquistou, neste período, dez vitórias, 18 poles, 17 voltas mais rápidas e nada menos que 56 pódios, que se somam aos outros nove que alcançou quando foi piloto da Williams.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Valtteri Bottas está perto de deixar a Mercedes rumo à Alfa Romeo
Valtteri Bottas está perto de deixar a Mercedes rumo à Alfa Romeo
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

No mês passado, Bottas selou sua ida para a Alfa Romeo em um contrato plurianual com início a partir de 2022. Mesmo que a escuderia de Hinwil seja uma parceira histórica da Ferrari, a Mercedes deixou claro que não vai excluir o nórdico de nada do que acontece dentro do time sediado em Brackley.

"Valtteri é um membro da equipe tanto quanto qualquer um de nós, e o envolvemos completamente em tudo", declarou Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, em entrevista veiculada pelo site holandês RacingNews365.

"Os dois campeonatos significam muito para nós, e Valtteri vai ter um papel muito importante tanto no de Pilotos quanto no de Construtores, de modo que não faz sentido começar a excluí-lo de qualquer informação", ressaltou o engenheiro.

Shovlin mostrou respeito à trajetória de Bottas dentro da Mercedes e ressaltou que o piloto, por estar há cinco temporadas com a equipe, tem conhecimento pleno do modus operandi. Desta forma, uma exclusão do piloto de qualquer informação, mesmo que diga respeito sobre o projeto de 2022, não tem cabimento.

"Valtteri está conosco há muito tempo. Ele sabe como a equipe trabalha. Sabe como abordamos a engenharia do carro. Não faz sentido para nós se não for para incluí-lo totalmente", concluiu.

AINDA É POSSÍVEL TER ÍDOLOS BRASILEIROS NO ESPORTE A MOTOR? | GIRO BR #30

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade