PUBLICIDADE

Leclerc lidera primeiro treino da F1 na nova pista de Miami

Charles Leclerc, da Ferrari, foi o mais rápido na primeira sessão da história do GP de Miami. Parte estreita da pista chama atenção.

6 mai 2022 - 16h34
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Chalres Leclerc no treino livre para o GP de Miami
Chalres Leclerc no treino livre para o GP de Miami
Foto: Ferrari / Divulgação

E o tão aguardando Grande Prêmio de Miami teve início! A primeira sessão oficial do mais novo GP da Fórmula 1 terminou com Charles Leclerc, da Ferrari, na ponta. O líder do campeonato fez boa volta nos momentos finais e superou o tempo de Max Verstappen, o melhor até então. Verstappen também foi superado por George Russell, da Mercedes.

A expectativa de público e dos pilotos era alta para conhecer a nova pista da categoria. Mas, antes mesmo da ação, já havia uma preocupação com o asfalto. Nas voltas de reconhecimento realizadas por carros de serviço e de demonstração na quinta-feira, o asfalto apresentou desgaste acelerado.

A organização realizou reparos de emergência, mas só seria possível ter certeza de como a superfície se comportaria quando os carros de Fórmula 1 passassem por ela de fato. Felizmente, não houve maiores problemas.

Chamou a atenção o trecho bastante estreito entre as curvas 11 e 16. O setor corre por curvas fechadas, zebras altas e com muros bem próximos. Certamente, será uma zona de atenção durante a corrida, que terá de ser contornada com paciência. O menor dos erros pode ser terminal.

Max Verstappen no TL1 de Miami
Max Verstappen no TL1 de Miami
Foto: Red Bull / Divulgação

Confira como foi o primeiro treino livre da história da F1 em Miami:

A primeira volta cronometrada da história do Autódromo Internacional de Miami foi completada por Lance Stroll, da Aston Martin. Ainda sentindo a pista, o tempo da volta inaugural foi 1min39s513. Com cinco minutos, 18 dos 20 carros já tinham voltas. Apenas as Haas seguiam nos boxes.

Ainda nos primeiros minutos, a pista nova pregou algumas peças. Diversos pilotos escaparam ou rodaram, explorando os limites do traçado. Max Verstappen, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda chegaram a beliscar o muro na saída da 16, sem grandes problemas.

Sainz no TL1 de Miami
Sainz no TL1 de Miami
Foto: Ferrari / Divulgação

Com 10 minutos corridos, Charles Leclerc liderava, com tempo de 1min33s440, obtido com pneus médios. A ponta da tabela de tempos mudou de mão entre os pilotos de Ferrari e Red Bull com alguma frequência, com os carros vermelhos levando a melhor por mais tempo na meia hora inicial. Com metade do treino, Carlos Sainz tinha a melhor volta, com tempo de 1min32s443. Lewis Hamilton marcou bom tempo, apenas 0s021 acima do espanhol.

Poucos segundos depois de Hamilton fechar sua volta, Valtteri Bottas errou entre as curvas 7 e 8 e foi parar no soft wall. O impacto foi suficiente para quebrar a asa traseira de seu Alfa Romeo e finalizar sua participação na sessão. Bandeira vermelha acionada. Resta saber se o carro precisará passar por uma troca de câmbio ou unidade de potência em razão do impacto.

Bottas bate e causa bandeira vermelha
Bottas bate e causa bandeira vermelha
Foto: F1 / Reprodução

A bandeira verde foi mostrada com cerca de 15 minutos restantes. Sem tempo a perder e ávidos por explorar mais a pista, praticamente todos os carros voltaram a ela rápido. Logo no recomeço, Sainz tomou um susto com um furo de pneu e uma rodada em alta velocidade entre as curvas 4 e 5. Para sorte dele (e de todos), seu Ferrari não bateu em nada e pôde voltar aos boxes por meios próprios.

Verstappen tomou a ponta da tabela de tempos, com uma volta de 1min31s350, calçando compostos macios. Quem surpreendeu mesmo foi Alex Albon, que pulou para 2º com uma modesta Williams. George Russell também foi bem e subiu para 3º, logo à frente do colega. Logo depois, superou também Albon, ficou em 2º, apenas 0s097 atrás de Verstappen.

Nos instantes finais, Leclerc superou o rival da Red Bull, com volta de 1min31s098. Enquanto Russell melhorava ainda mais sua marca, Hamilton sofria no tráfego no apertado setor antes da longa reta oposta. Sainz e Gasly ainda melhoraram seus tempos já com o cronômtro zerado.

A sessão terminou com Leclerc, Russell, Verstappen, Perez, Sainz, Gasly, Albon, Hamilton, Magnussen e Ricciardo. Os carros voltam à pista às 18h30 para o TL2.

Os tempos do TL1 em Miami
Os tempos do TL1 em Miami
Foto: F1 / Divulgação
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade