PUBLICIDADE

Hamilton cutuca Verstappen e diz: regras sobre ultrapassagens "não se aplicam a um de nós"

Lewis Hamilton entende que a direção de prova é condescendente demais com Max Verstappen na comparação com os outros pilotos

6 dez 2021 - 08h27
Compartilhar
Exibir comentários
Lewis Hamilton celebra vitória no GP da Arábia Saudita
Lewis Hamilton celebra vitória no GP da Arábia Saudita
Foto: AFP / Grande Prêmio

Lewis Hamilton fechou o GP da Arábia Saudita feliz com uma vitória grandiosa e importantíssima na sua caminhada rumo ao oitavo título, mas também preocupado e em alerta com as decisões recentes da direção de prova. Na visão do heptacampeão do mundo, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), por meio do diretor de prova Michael Masi e dos comissários esportivos, é condescendente com as atitudes de Max Verstappen na pista.

Hamilton entende que o rival é tratado de forma diferente pela entidade e lembrou, por exemplo, o polêmico incidente no GP de São Paulo, quando Max, ao ver que seria ultrapassado por Lewis na volta 48 em Interlagos, abriu demais a curva, escapou para fora da pista e forçou o piloto da Mercedes a também passar pela área de escape asfaltada na Descida do Lago.

No fim das contas, Verstappen escapou sem punição mesmo depois de um pedido de revisão por parte da equipe chefiada por Toto Wolff.

Max Verstappen e Lewis Hamilton vão empatados para a disputa do título em Abu Dhabi
Max Verstappen e Lewis Hamilton vão empatados para a disputa do título em Abu Dhabi
Foto: Sam Bloxham/Red Bull Content Pool/Getty Images / Grande Prêmio

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na Arábia Saudita, Verstappen cortou em determinadas oportunidades caminho na curva 1 para evitar a ultrapassagem por parte de Hamilton. O holandês precisou devolver posição para Hamilton e Esteban Ocon, novamente foi punido e chamado para devolver a posição ao rival e depois tomou 5s por ganhar vantagem e passar fora dos limites de pista. Por fim, outra punição, anunciada horas depois da corrida: 10s por ter freado em cima de Hamilton e ter forçado a batida entre os dois no meio da reta.

Lewis cobrou, novamente, clareza e consistência por parte dos comissários e disse que as regras não são aplicadas com a mesma rigidez para "um de nós".

"Não acho que mudei a forma como eu corro. Acho que estamos vendo vários incidentes neste ano, ainda mais com o [que aconteceu no] Brasil. Devemos correr na pista entre as linhas brancas, e as regras não são claras por parte dos comissários. Então, essas coisas foram permitidas, de modo que isso continuou", disse o piloto em entrevista coletiva pouco depois da prova de domingo em Jedá.

"Pelo que entendi, sei que não posso ultrapassar alguém, sair da pista e depois manter a posição, mas acho que isso é de amplo conhecimento entre todos os pilotos, mas é algo que não se aplica a um de nós", acrescentou Hamilton ao cutucar o rival, mas sem citar seu nome.

+Hamilton vê Verstappen 'fora dos limites' e se sente em um 'ringue de boxe'

+Verstappen reclama de excesso de punições em Jedá: 'Isso não é Fórmula 1'

+Mercedes critica Verstappen e clama: 'Só queremos um campeonato limpo'

"Ficou claro que outras pessoas ao nosso redor estavam dispostas a levar isso a todos os níveis para ultrapassar, então eu apenas tentei me manter na pista e ficar longe de problemas, o que significou evitar os incidentes, se fosse possível", complementou.

O agora colíder do Mundial de Pilotos, empatado com Verstappen em 369,5 pontos, revelou preocupação com uma eventual batida proposital por parte do rival depois do brake-test feito por Max durante a corrida em Jedá. Na hora, Lewis se irritou e bradou via rádio contra o adversário.

Questionado sobre o assunto, Hamilton admitiu a preocupação, mas pediu tempo para esfriar a cabeça depois de corrida tão difícil e tensa. "Definitivamente, sinto que houve cenários onde esse foi o caso. Não é a primeira vez que tenho de evitar uma batida e, sim, é assim que me sinto no momento. Mas às vezes você diz as coisas no calor do momento, você volta e revê as coisas e talvez sinta diferente, mas no momento é como me senti".

O próximo fim de semana vai marcar o desfecho da temporada 2021 e vai definir o grande campeão deste incrível ano. O GP de Abu Dhabi acontece entre 10 e 12 de dezembro no circuito de Yas Marina. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1 NA ARÁBIA: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°: EMPATE NA DECISÃO | Briefing

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade