PUBLICIDADE

Grid do GP do Emília-Romanha tem top-8 mais apertado desde GP da Europa de 2012

A classificação do GP do Emília-Romanha foi incrivelmente emocionante e apertada. É a primeira vez em nove temporadas que o grid tem um top-8 tão próximo. A pole ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes

17 abr 2021 - 15h26
Compartilhar
Exibir comentários
Fórmula 1 vive temporada equilibrada em 2021
Fórmula 1 vive temporada equilibrada em 2021
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

A Fórmula 1 surgiu inesperadamente equilibrada em 2021. A pouca mudança no regulamento e as diferenças soluções das equipes para recuperar o downforce acabaram por aproximar o grid, e isso ficou evidente na classificação, deste sábado (17), do GP da Emília-Romanha. Lewis Hamilton superou os rápidos carros da Red Bull para conquistar sua 99ª pole-position de sua vitoriosa. Homem que mais largou na frente no Mundial, o inglês cravou na parte final do Q3 a marca de 1min14s411, em uma volta sem erros.

O tempo do heptacampeão foi apenas 0s035 mais rápido do que o feito por Sergio Pérez, da Red Bull, em sua melhor posição de grid na carreira na F1. Logo atrás do mexicano, apareceu Max Verstappen - que era considerado favorito ao posto de honra, só que um erro na curva 3 acabou limando as chances do holandês. Mas a diferença para o líder do campeonato ficou em 0s085.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lewis Hamilton cravou a pole do GP da Emília-Romanha neste sábado
Lewis Hamilton cravou a pole do GP da Emília-Romanha neste sábado
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

E não parou por aí. Todos que se colocaram na sequência também ficaram separados por marcas muito próximas. Entre Charles Leclerc, o quarto, e Valtteri Bottas, o oitavo, a diferença para o pole foi de 0s487, o que significa dizer também que essa é a menor diferença desde a temporada 2012 - uma das mais disputadas de todos os tempos.

Naquele ano, foi no GP da Europa, em Valência, na Espanha, que se viu uma classificação tão apertada assim. Sebastian Vettel, então defendendo a Red Bull, registrou 1min38s086 para ficar com a pole para a oitava etapa da temporada. E a distância entre ele e o oitavo, Nico Hülkenberg, correndo pela Force India, foi de 0s666.

Vettel foi campeão em 2012, mas viveu uma disputa intensa com Fernando Alonso, na Ferrari, Kimi Räikkönen, na Lotus, e Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos na McLaren.

A largada para a segunda etapa de 2021 acontece às 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1. Siga tudo aqui.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade