PUBLICIDADE

F1 mudará a data do GP do Brasil para adequar seu calendário

Por questões relacionadas às restrições de viagem e o cancelamento do GP da Austrália, corrida em São Paulo será postergada em uma semana

30 jul 2021 - 04h02
(atualizado às 04h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fórmula 1 vai sofrer uma nova mudança no calendário de 2021. Isso porque o GP do Brasil, em São Paulo, será postergado em uma semana, pôde confirmar o Grande Prêmio. Originalmente, a etapa em Interlagos está marcada para os dias 5, 6 e 7 de novembro, mas, por conta da necessidade de acomodar uma prova que substitua o cancelado GP da Austrália, além de contornar as questões envolvendo as restrições de viagem, o Mundial vai transferir a corrida brasileira para os dias 12, 13 e 14 do mesmo mês, já na reta final da temporada.

GP de São Paulo será adiado em uma semana. A última corrida de F1 no Brasil aconteceu em 2019
GP de São Paulo será adiado em uma semana. A última corrida de F1 no Brasil aconteceu em 2019
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Programada para acontecer no circuito de Albert Park, no dia 21 de novembro, a prova australiana foi cancelada por conta das restrições de entrada no país devido à covid-19, sobretudo em razão do aumento de casos nos últimos dias em consequência da chamada variante delta. O anúncio oficial foi feito no início deste mês, pelo governo de Victoria, estado onde está localizada a cidade de Melbourne. A etapa brasileira, por sinal, também não foi realizada em 2020 em razão da pandemia do coronavírus.

Os chefes da maior categoria do esporte a motor vêm lidando com uma série de alterações de datas e cancelamentos ainda em decorrência da pandemia, também no que se refere às limitações de viagem, especialmente do Reino Unido, que exige quarentena para pessoas que transitam de países que integram a lista vermelha.

Portanto, a solução da F1 foi reagendar a data do GP do Brasil e depois viajar para uma corrida no Oriente Médio logo em seguida, como forma de contornar essas restrições.
Interlagos retorna ao calendário da Fórmula 1 após um ano ausente
Interlagos retorna ao calendário da Fórmula 1 após um ano ausente
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

E essa etapa pós-Brasil viria para ocupar a lacuna deixada pelo cancelamento da prova na Austrália. Do ponto de vista logístico, faria todo o sentido que a corrida aconteça no Oriente Médio porque, duas semanas depois, a Fórmula 1 tem no seu calendário a estreia do GP da Arábia Saudita e fecha a temporada 2021 com o GP de Abu Dhabi, em 12 de dezembro.

Portanto, o transporte das peças, carros e demais equipamentos da F1 ficaria facilitado com uma sequência de três GPs na região. Além disso, uma corrida na Europa nesta época do ano é pouco provável devido ao inverno. Essa informação também é da revista Auto Motor und Sport.

Neste aspecto, o Bahrein, que foi palco dos testes de pré-temporada e da etapa de abertura da temporada em 28 de março, desponta como favorito a receber uma nova prova em 2021, tendo como alternativa mais provável o anel externo do circuito de Sakhir, cenário da penúltima corrida do Mundial de 2020.

Entretanto, o Catar, habitual sede de uma das etapas da MotoGP nos últimos anos, no circuito de Losail, também aparece com alguma chance. O quebra-cabeças do calendário também passa pelo GP do Japão. Oficialmente, a prova segue confirmada, mas a alta dos casos de covid-19 no país, apesar da realização dos Jogos Olímpicos, traz à tona um cenário de dúvida sobre a corrida, ainda mais porque a categoria máxima da motovelocidade e o Mundial de Endurance já desistiram das etapas que estavam programadas por lá.

Procurada, a assessoria do GP do Brasil, em São Paulo, disse ao Grande Prêmio que ainda não há nada de concreto sobre a mudança da data da prova que será realizada no País neste ano.

 
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade