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FIA ajusta regra para reparos e troca de peças de motor da Fórmula 1 na temporada 2022

O Conselho Mundial da FIA, reunido nesta quarta-feira (29), aprovou uma série de ajustes a itens técnicos do regulamento, sobretudo no que diz respeito às unidades de potência. Ainda, o encontro redefiniu o formato dos fins de semana de GP

29 jun 2022 - 14h54
(atualizado às 15h27)
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A FIA promoveu uma série de mudanças quanto ao gerenciamento de motor
A FIA promoveu uma série de mudanças quanto ao gerenciamento de motor
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aprovou uma importante mudança no que diz respeito às trocas de peças da unidade de potência em regime de parque fechado na Fórmula 1. A medida é resultado dos inúmeros problemas de motor e confibilidade que as equipes enfrentam em 2022. A nova determinação foi publicada após reunião do Conselho Mundial, realizada nesta quarta-feira (29), em Paris. O encontro também ajustou uma série de outros itens dos regulamentos técnicos e esportivos, mas ainda não trouxe nenhuma novidade sobre as especificações dos motores para 2026, como era esperado.

De toda a forma, segundo o comunicado da entidade, agora os times terão a chance de conduzir mudanças na unidade de potência para versões mais atualizadas durante o período de parque fechado - desde que estejam dentro do limite da temporada. Antes, qualquer alteração dentro do sistema, obrigava a esquadra a largar do pit-lane na corrida. Ainda, será permitido também reparos temporários no motor.

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FIA promoveu uma série de mudanças técnicas para 2022 (Foto: Red Bull Content Pool)

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Também sobre motores, a FIA estabeleceu que o combustível poderá ser resfriado a 20ºC em corridas mais quentes. A referência de temperatura será dada uma hora antes de cada sessão. Esse ponto ganhou a atenção de várias equipes que sofreram com problemas de resfriamento de combustível em 2022.

O Conselho da FIA aproveitou a oportunidade e alterou também as regras relativas aos espelhos - as medidas foram atualizadas para permitir maior visibilidade. Ainda, a entidade decidiu mudar os testes de deflexão das asas, bem como aprovou novas regras para testes de pneus, especialmente no que diz respeito ao carro que será usado para a avaliação.

Por fim, o encontro ratificou as mudanças quanto ao formato do fim de semana de GP. Agora, as entrevistas coletivas passam a acontecer dentro de uma janela duas horas, desde que 23 horas antes do primeiro treino livre.

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