PUBLICIDADE

F1: Mercedes lidera treino. Ferrari e Red Bull têm problemas

George Russell é o mais rápido e Lewis Hamilton é o 4º no TL2 de Miami. Problemas já tradicionais de Ferrari e Red Bull voltam a aparecer

6 mai 2022 - 19h37
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Russell liderou o TL2 em Miami
Russell liderou o TL2 em Miami
Foto: Mercedes / Divulgação

O segundo treino livre para o GP de Miami foi marcado por problemas bem conhecidos por Ferrari e Red Bull em 2022: a Scuderia viu Carlos Sainz errar mais uma vez e sair do treino mais cedo. Já a equipe taurina teve outro problema de confiabilidade e deixou Max Verstappen na mão.

Na pista, a Mercedes parece ter dado um salto em relação a etapas anteriores. George Russell foi o mais rápido do dia, com volta de 1min29s938. Vale lembrar que ele também havia sido o mais veloz no mesmo segundo treino livre em Ímola, mas aquela sessão teve muito pouco valor em razão do formato sprint do fim de semana em questão.

Outro sinal de progresso da Mercedes foi Lewis Hamilton em 4º, andando com tempo próximo à Ferrari de Charles Leclerc (2º) e à Red Bull de Sergio Pérez (3º). Fernando Alonso também foi bem, ficando em 5º. O top 10 foi fechado por Lando Norris, Pierre Gasly, Guanyu Zhou, Esteban Ocon e Kevin Magnussen.

Perez ficou em 3º em Miami
Perez ficou em 3º em Miami
Foto: Red Bull / Divulgação

Como foi

No treino que melhor representa as condições de pista que serão encontradas na classificação e na corrida, os pilotos optaram por usar pneus médios (C3) nas primeiras saídas, dando um sinal de como pode ser a estratégia escolhida para a corrida.

Com 15 minutos, o que via era a dupla da Ferrari na frente. Carlos Sainz liderava com 1min30s964, 0s167 à frente de seu colega Charles Leclerc. A dupla de Red Bull ainda não tinha voltas válida. Sergio Perez até chegou a sair para a pista logo no início, mas rodou na curva 8 e não marcou tempo.

E Sainz, mesmo liderando, voltou a errar. Após os erros na Austrália e em Ímola, o espanhol mostrou que a pressão está pesando. Ele errou sozinho entre as curvas 13 e 14 e bateu no muro. Bandeira vermelha e fim de treino para ele. E a pressão, que já era grande, fica gigante...

Sainz erra sozinho e bate na curva 14
Sainz erra sozinho e bate na curva 14
Foto: F1 / Reprodução

A sessão foi reiniciada com 30 minutos para o fim. Sainz ainda liderava, seguido por Perez, que fez uma volta pouco antes da bandeira vermelha, Leclerc, Gasly, Zhou, Hamilton, Ocon, Norris, Albon e Alonso fechando o top10.

Os carros foram à pista com pneus macios para simular classificação. Mas a pista cheia causou um tráfego que dificultava a conclusão de voltas rápidas. O carro lento que atrapalhou os demais era o Red Bull de Max Verstappen, com o volante quase travado.

Assim como a Ferrari sofreu com um velho problema (o erro de Sainz), a Red Bull também voltou a penar com fantasmas antigos. Mais uma vez, o RB18 apresentou problemas mecânicos. Preocupação de Verstappen e da chefia da equipe.

Voltando à ação, a Mercedes mostrou alguma força. Com os primeiros tempos concluídos de pneus macios, George Russell pulou para 1º e Lewis Hamilton para 3º, com Leclerc entre ambos. Perez logo se colocou à frente de Hamilton.

Hamilton no TL2
Hamilton no TL2
Foto: Mercedes / Divulgação

Com 12 minutos para o fim, outra bandeira vermelha. E outra vez, por um motivo bem conhecido: Nicholas Latifi. Mas sejamos justos: o canadense não bateu nem rodou, apenas precisou encostar seu Williams por problemas mecânicos.

A pista foi liberada a poucos minutos do fim, com as equipes optando por usar novamente os compostos médios. Dessa forma, os tempos se mantiveram praticamente inalterados.

Russell, que foi o mais rápido no TL2 de Ímola, repete o feito e lidera a tabela da mesma sessão em Miami. Logo depois, Leclerc confirma a consistência da Ferrari. Perez fecha o top 3. Hamilton foi o 4º, mostrando um possível melhora da Mercedes.

A Fórmula 1 volta no sábado (07), com treino livre 3 às 14h e classificação às 17.

Resultados do TL2 em Miami
Resultados do TL2 em Miami
Foto: F1
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade