PUBLICIDADE

Diretor de provas da F1 explica 'passe livre' a Verstappen, Bottas e Pérez na França

Os limites de pista foram a ser alvo de discussões após o GP da França, especialmente pro três incidentes envolvidos os líderes. Michael Masi, diretor de provas da Fórmula 1, precisou explicar porque o trio não foi punido durante a corrida

22 jun 2021 - 08h08
Compartilhar
Exibir comentários
Limites de pista novamente foram discutidos na F1, agora no GP da França
Limites de pista novamente foram discutidos na F1, agora no GP da França
Foto: Red Bull Pool Content/Getty Images / Grande Prêmio

O GP da França foi palco de uma das grandes corridas da temporada 2021 da Fórmula 1 e, novamente, levantou discussões sobre os limites de pista em disputas. Três momentos, em particular, chamaram a atenção de quem acompanhou a etapa e fizeram o diretor de provas Michael Masi dar explicações

Na largada, Max Verstappen perdeu o controle do carro e escapou na curva 1, deixando a liderança no colo de Lewis Hamilton. O holandês voltou fora do lugar demarcado pelos comissários na véspera da corrida francesa. O comissário da F1 explicou.

"A situação foi observada, assim como o local na pista. Fisicamente era impossível seguir pela rota prescrita. A rota foi baseada no lugar que era mais comum, no passado, os pilotos escaparem da pista na curva 1. O momento foi revisado e julgado que ele claramente tirou o pé, perdeu uma posição e retornou em segurança para a pista", disse Masi ao site Autosport.

Comissários tiveram muito trabalho durante o GP da França
Comissários tiveram muito trabalho durante o GP da França
Foto: Red Bull Pool Content/ Getty Images / Grande Prêmio

No fim da corrida, Max Verstappen partiu para o ataque contra Valtteri Bottas. Enquanto se defendia, porém, o finlandês espcaou da pista na curva 4. "O lance foi observado imediatamente. Considerando onde o Valtteri saiu, ele escolheu a opção segura, perdeu tempo e retornou de maneira segura. Logo, nenhuma ação foi tomada", afirmou o dirigente.

Por fim, Sergio Pérez atacou Bottas nas voltas decisivas em busca de um lugar no pódio e também passou dos limites de pista na manobra. Masi afirmou que o incidente foi observado pelos comissários da F1 antes da bandeirada.

"Foi julgado que ele já tinha completado a manobra no momento que sai da pista. Os comissários julgaram que ele perde o tempo conquistado imediatamente, então nenhuma ação foi tomada. Podemos comparar com o incidente no Bahrein, no início deste ano, quando Max ultrapassou outro carro por fora da pista e, portanto, precisava devolver o lugar. São situações completamente diferentes", pontuou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade