PUBLICIDADE

Consultor da Red Bull alfineta Leclerc após 7º lugar de 2021: "Desmascarado por Sainz"

Helmut Marko ressaltou temporada espetacular de Carlos Sainz em sua estreia pela Ferrari e aproveitou para alfinetar Charles Leclerc, além de destacar Lando Norris como "mais próximo" de Lewis Hamilton e Max Verstappen

9 jan 2022 11h44
| atualizado às 12h23
ver comentários
Publicidade
Charles Leclerc viu Carlos Sainz vencer concorrência interna da Ferrari em ano de estreia
Charles Leclerc viu Carlos Sainz vencer concorrência interna da Ferrari em ano de estreia
Foto: Ferarri / Grande Prêmio

SAINZ BRILHANTE E ALONSO ACIMA DO ESPERADO: OS ESPANHÓIS NA F1 EM 2021

Consultor esportivo da Red Bull, Helmut Marko também comanda o programa de desenvolvimento de pilotos da equipe e conhece a fundo os talentos revelados pela equipe de Milton Keynes. E após a bela temporada que Carlos Sainz fez em seu primeiro ano pela Ferrari, o austríaco vê o espanhol "desmascarando" Charles Leclerc — considerado "próximo campeão mundial pela Ferrari" pelo chefe Mattia Binotto — com o quinto lugar no Mundial de Pilotos. Apesar disso, Marko vê um longo caminho a percorrer até o nível de Max Verstappen e Lewis Hamilton.

"O objetivo declarado é o título mundial", declarou Marko à revista alemã Auto Motor und Sport sobre as aspirações da Red Bull para 2022. "Mas com uma mudança de regras tão grande, você nunca pode ter certeza. Nós e a Mercedes temos o potencial, as pessoas e a continuidade. Isso prevê um duelo no nível mais alto. Especialmente com Hamilton e Verstappen, nenhum outro piloto se aproxima", opinou.

"O mais próximo a eles é [Lando] Norris", continuou Marko. "Leclerc foi, como posso dizer, desmascarado por Sainz", disparou o dirigente, que já trabalhou com o piloto espanhol na época de sua chegada à Fórmula 1.

Carlos foi revelado justamente pela Academia da Red Bull e sua primeira participação foi pela Toro Rosso, hoje AlphaTauri — na qual ficou de 2015 a 2017, quando foi para a Renault. O #55 ainda pilotou pela McLaren antes de chegar à Ferrari em 2021.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Helmut Marko elogiou 2021 de Carlos Sainz e aproveitou para alfinetar Charles Leclerc (Foto: Red Bull Content Pool)

Em seu primeiro ano na escuderia de Maranello, Sainz anotou 164,5 pontos, 5,5 tentos a mais do que Leclerc — que completou sua terceira temporada na equipe. Foi a primeira vez que o monegasco perdeu uma disputa interna em sua carreira de monopostos, e a melhor participação do espanhol em uma temporada, com quatro pódios conquistados.

Por outro lado, uma das mudanças mais esperadas no grid da Fórmula 1 para 2022 será a ida de George Russell da Williams para a Mercedes, substituindo Valtteri Bottas. Marko acredita que o jovem britânico pode ser responsável por 'roubar' alguns pontos de Hamilton, mas acredita que Russell ainda precisa demonstrar nas corridas todo o potencial que tem aos sábados, nas voltas rápidas de classificação.

"Russell certamente será um desafio maior para Hamilton", afirmou Marko, acreditando que o ex-piloto da Williams vai chegar na Mercedes com mais fome e ambição do que seu predecessor, Valtteri Bottas. "Retoricamente e politicamente, e também porque ele é inglês. Ele é incrivelmente rápido na classificação. Nas corridas, no entanto, a diferença para Latifi não foi tão grande. Russell precisa se provar primeiro", encerrou.

Charles Leclerc terminou campeonato de 2021 em sétimo lugar, 5.5 pontos e duas posições atrás de Carlos Sainz (Foto: Ferrari)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade