PUBLICIDADE

Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Espanha da F1 2022

Charles Leclerc foi o mais rápido da sexta-feira de treinos livres do GP da Espanha após ficar na ponta das duas sessões. E a Mercedes voltou a surpreender

20 mai 2022 - 17h08
Compartilhar
Exibir comentários
Charles Leclerc foi mesmo o mais veloz do dia
Charles Leclerc foi mesmo o mais veloz do dia
Foto: Ferrari / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: TREINOS LIVRES GP DA ESPANHA DE F1 | Briefing

Líder do campeonato, Charles Leclerc foi o mais rápido da sexta-feira de treinos livres do GP da Espanha, após liderar ambas as sessões. O monegasco anotou 1min19s670 no período da tarde, deixando George Russell a 0s117 para trás.

As Mercedes surpreenderam mais uma vez nos treinos. Isso porque, além do #63 ter ficado na segunda posição, Lewis Hamilton fechou o top-3 a 0s204 de Leclerc. Carlos Sainz, um dos pilotos da casa, ficou em quarto lugar com 1min19s990. Max Verstappen completa as cinco primeiras posições a 0s336 do #16.

Atrás deles, vieram Fernando Alonso, Sergio Pérez, Sebastian Vettel, Esteban Ocon e Mick Schumacher para fechar o top-10.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 8h [de Brasília, GMT-3]. Mais tarde, a classificação começa às 11h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Charles Leclerc liderou ambas as sessões de treinos (Foto: Pirelli)

Confira declarações do primeiro dia de atividades do GP de Miami:

Charles Leclerc, primeiro: Leclerc fala em melhorar ritmo de corrida e alerta para desgaste de pneus na Espanha

George Russell, segundo: Russell recorda Miami, contém euforia e diz que Mercedes quica nas curvas na Espanha

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton aprova 'novo' W13 e comemora: "Problema dos quiques está muito melhor"

Carlos Sainz, quarto: Sainz alerta para queda do TL1 para TL2, mas confia em "bom acerto" em Barcelona

George Russell ficou em segundo lugar no TL2 (Foto: Mercedes)

Max Verstappen, quinto: Verstappen vê Red Bull "sem equilíbrio certo" em pista "dura para pneus" da Espanha

Fernando Alonso, sexto: Alonso vê sexta-feira "razoável" da Alpine na Espanha: "Equilíbrio do carro não é perfeito"

Sergio Pérez, sétimo: Tudo passa rápido quando você perde uma sessão. Eu estava buscando a velocidade esta tarde e experimentando o desgaste dos pneus ― o que significa, basicamente, duas voltas, pois não é uma pista que ajuda com os pneus. Você tem uma volta para ler o equilíbrio e aí você só vai chegando na velocidade, pois não tem uma ótima aderência. Consegui fazer uma leitura dos long-runs e espero que esta noite consiga encontrar o tempo que preciso para poder brigar pela pole. Vou fazer um trabalho extra com baixo combustível de manhã durante o TL3 para ver que direção pegar, mas estamos confiantes de que sabemos. Foi bom poder emprestar o meu carro para o Jüri nesta manhã. Acho que ele teve bons momentos e fez um trabalho importante para a equipe".

Sebastian Vettel, oitavo: Vettel mantém calma, mas admite impressão de que Aston Martin está "na direção certa"

Esteban Ocon, nono: "É ótimo voltar a guiar em Barcelona. É bom sentir como o carro está diferente desde que guiamos aqui nos testes de inverno. Definitivamente, ele evoluiu na direção certa e posso sentir uma diferença significativa. Hoje pareceu que estamos competindo pelo top-10, o que é sempre positivo na sexta-feira. Mas, com certeza, temos mais trabalho a fazer. Depois dos dois treinos de hoje, sabemos onde precisamos focar nossos esforços para estarmos em uma boa posição para amanhã. No geral, foi um dia sólido de coleta de dados e agora é baixar a cabeça esta noite para garantir que estaremos no nosso melhor na classificação de amanhã".

Mick Schumacher, 10º: "Foi positivo. Como disse esta manhã, acho que ainda temos muito potencial no nosso carro no momento, então as atualizações de outras equipes têm de trabalhar primeiro para serem melhores e esse não é sempre o caso. E me sinto bem positivo, bem no carro, ainda tenho algumas ideias, então estou pronto para correr. Estamos em um bom lugar para amanhã".

Sebastian Vettel e a Aston Martin da discórdia no TL2 (Foto: Aston Martin)

Pierre Gasly, 11º: "É bom estar de volta a Barcelona. Hoje não foi a nossa melhor sexta-feira, foi extremamente difícil. Parece que não conseguimos colocar o carro onde queríamos, as condições não ajudaram e é difícil lidar com isso, mas todos estão passando pelo mesmo. Não vai ser uma corrida fácil para ninguém, o carro nunca gostou de temperaturas tão altas, então precisamos analisar tudo hoje à noite e descobrir o que vai ser melhor para tirarmos o máximo proveito disso. Há muitas coisas que precisamos melhorar e, depois do TL3 de amanhã, vamos ver o que será possível na classificação. Não estamos muito longe do top-10, então precisamos ir embora, focar em nós mesmos e torcer pelo Q3 amanhã".

Kevin Magnussen, 12º: "Não foi nada muito for a do comum. Acho que o ritmo pareceu ok tanto com muito quanto com pouco combustível. Vamos ver se podemos encontrar um pouco mais de tempo de volta, já que sempre tem algo que podemos fazer. Certamente, vamos trabalhar duro para tentar encontrar um pouco mais para entrar no Q3 amanhã. Vai ser duro, mas vamos tentar".

Lance Stroll, 13º: "Foi um dia positivo. Estamos progredindo, mas tomamos um pouco de cuidado hoje porque, compreensivelmente, estamos com um pouco de falta de peças. Hoje parece que foi um passo na direção certa, mas ainda estamos querendo mais. Em uma volta, o carro parecia bom, mas acho que há mais por vir com o equilíbrio do carro. Vamos embora esta noite e investigar os dados e ver onde podemos fazer melhorias antes da qualificação de amanhã".

Yuki Tsunoda, 14º: "Não estou tão feliz com o carro neste momento. Temos muito trabalho a fazer amanhã se quisermos chegar ao Q3 na classificação, mas acho que é possível, temos mais uma sessão de treino livre para mexer no carro e extrair o máximo desse pacote. O fim de semana está correndo bem, então espero que permaneça assim para buscarmos pontos no domingo".

Daniel Ricciardo, 15º: Norris cita dia complicado na Espanha, mas vê "coisas positivas" em atualizações da McLaren

Valtteri Bottas, 16º: "Ter sextas-feiras complicadas parecem ser uma tendência para nós no momento. Não rodamos muito, mas conseguimos reagir todas às vezes antes e podemos mirar fazer a mesma coisa desta vez. O positivo do dia é que a uma volta que fiz com pneus médios foi realmente boa, o carro pareceu bem equilibrado, então temos um bom ponto de partida para trabalhar. Em comparação com fevereiro, quando tivemos muitos problemas aqui, demos um grande passo à frente: seguimos uma abordagem cautelosa com as nossas atualizações, mas forçamos mais e mais para a configuração ideal. Com certeza, poderemos descobrir ainda mais sobre o carro amanhã".

Guanyu Zhou, 17º: "Foi muito mais divertido hoje do que nos testes de inverno, em fevereiro, com certeza! Só fiz uma sessão hoje, então tenho uma grande margem de melhora amanhã: acho que ainda estou encontrando o limite do carro, assim como o meu, e acho que amanhã poderei analisar todos os dados que coletamos hoje e aparecer com um acerto ainda melhor para amanhã. Estou confiante para a classificação, mas, como sempre, será uma questão de entregar um dia bom e sem falhas se quisermos tirar o máximo deste fim de semana".

Alex Albon, 18º: "Acho que voltei à velocidade bem rapidamente depois de perder o TL1 já que Nyck estava guiando. Todos os pilotos fazem voltas o suficiente por aqui para conhecer o circuito como as palmas das nossas mãos, então foi uma boa sessão para perder nesse sentido. Na pista, não fomos tão rápidos quanto gostaríamos, então o nosso foco esta noite será olhar os dados e ver onde podemos melhorar no sábado. Já podemos ver que o desgaste de pneus será um desafio neste fim de semana. Não é algo que tem sido um problema enorme nesta temporada, mas espero que tenha muita ênfase à gestão de pneus por conta da natureza da pista, então isso pode tornar as coisas interessantes na classificação e na corrida".

Nicholas Latifi, 19º: "Nosso foco hoje foi experimentar muitas coisas e peças diferentes no carro. Não viemos aqui com atualizações, mas sim peças diferentes para entender e tentar otimizar o pacote e, sem enfeitar, estávamos muito distantes. Tem sido um tanto complicado, pois não é apenas um, mas há muitos problemas diferentes que precisamos resolver. Acho que o TL1, especialmente, foi extremamente fora da janela, parecia que eu estava pilotando um carro completamente diferente, mas isso é importante para o aprendizado da equipe a longo prazo, especialmente em uma pista como essa, onde sabemos como o carro deve se comportar. Portanto, foi bom entender as opções de configuração que temos, mas acho que há muito trabalho a ser feito para ajustar tudo antes da classificação".

Max Verstappen foi quinto no TL2 (Foto: Red Bull Content Pool)

Robert Kubica, TL1: "No geral, foi uma boa sessão para mim. Fiquei satisfeito em ver em que podia chegar no ritmo rapidamente e que a sensação com o carro estava de volta àquela que eu tinha nos anos 2020. Claro, a sessão não foi das mais fáceis em comparação com o carro que guiei em Ímola: as condições são diferentes e a pista está mais verde ao invés de estar completamente emborrachada. Ainda assim, o carro que guiei em Ímola foi provavelmente o melhor carro que guiei na minha carreira em termos de sensação e simplicidade de guiar. Estou ansioso para guiar outra vez!".

Nyck de Vries, TL1: "Vou admitir que estava muito nervoso antes do TL1! Estou correndo e lutando por um campeonato longe da Fórmula 1, mas estrear na F1 é muito único e especial, então sou muito grato por esta oportunidade. Mas quando entro no carro e o motor é acionado, esqueço tudo ao redor e fico sozinho no carro. Todo esse nervosismo desaparece e foco no trabalho. Não foi fácil pular no carro sem conhecê-lo, tudo era novo, mas me dei tempo para me adaptar e estou bem satisfeito com a minha performance. Sou sempre critico comigo, então acho que tinha mais na mesa, mas estou feliz e positivo com a minha primeira experiência na Williams".

Jüri Vips, TL1: "A minha experiência hoje foi incrível. Só guiar o carro em um fim de semana de GP é um momento incrível. Quando foi anunciado, eu ficava lembrando de quando comecei no kart, que era só um hobby, e que agora eu entraria no carro. Foi uma sessão movimentada, fizemos muitos mapeamentos aerodinâmicos, então nunca planejamos nenhuma volta rápida. Dá para ver o motivo de a Fórmula 1 ser tão difícil, pois essas sessões são muito agitadas! Você aprende muito pilotando, como piloto júnior indo às corridas com a equipe, você ouve o feedback dos pilotos, mas experimentar em primeira mão como o carro é, é útil para mim, mas também para o trabalho que faço em simulador".

FÓRMULA 1 2022: A PALAVRA DE ORDEM É ATUALIZAÇÃO: TUDO DO GP DA ESPANHA | WGP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade