PUBLICIDADE

Circuito de Jedá é aprovado pela FIA às vésperas de treino livre na Arábia Saudita

Inspeção final que rendeu certificado de homologação para o circuito de rua de Jedá foi feita nesta quinta-feira. Traçado é aprovado para receber a Fórmula 1 com apenas um dia de antecedência da primeira atividade de pista

2 dez 2021 14h51
| atualizado às 16h42
ver comentários
Publicidade
Detalhe do novo circuito urbano de Jedá, na Arábia Saudita
Detalhe do novo circuito urbano de Jedá, na Arábia Saudita
Foto: DPPI/Alfa Romeo / Grande Prêmio

1 NA ARÁBIA: RED BULL PROVOCA HAMILTON E CHEFE 'GALINHA' DA MERCEDES | WGP

O circuito de rua de Jedá oficialmente recebeu, nesta quinta-feira (2), a homologação necessária da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para sediar o GP da Arábia Saudita, que acontece neste fim de semana. A confirmação vem às vésperas dos primeiros treinos livres no traçado urbano localizado no quinto país mais populoso do Oriente Médio.

Apesar de ser um circuito de rua, a pista foi construída do zero e com cronograma de obras previsto para conclusão com pouca antecedência ao GP de Fórmula 1, que sempre esteve marcado para o dia 5 de dezembro, e gerou preocupação pela possibilidade de atrasos ou adiamentos.

Diretor de provas da F1 e delegado de segurança da FIA, Michael Masi completou a inspeção final do circuito na manhã desta quinta-feira. O diretor fez várias visitas durante o período de construção em Jedá, e concluiu que a pista atende os padrões necessários para receber a graduação 1 da FIA, necessária para sediar a Fórmula 1.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Novo circuito da Fórmula 1 fica às margens do Mar Vermelho (Foto: DPPI/Alfa Romeo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Foi uma jornada impressionante para todos em tornar o primeiro GP da Arábia Saudita de F1 em realidade. A evolução que vi em cada uma de minhas visitas nos meses recentes foi impressionante. O circuito está completo, em alto nível e de acordo com o padrão 1 da FIA que é exigido para realizar um GP. O circuito de Jedá vai entregar um interessante novo desafio aos pilotos, equipes e estou ansioso por mais um fim de semana animador com a fantástica temporada 2021 chegando ao fim", disse Masi.

Sediando a edição inaugural do GP da Arábia Saudita, o circuito de rua de Jedá apresenta 27 curvas distribuídas em 6.174 m de extensão. O traçado terá três zonas de aberturas de asa móvel. A corrida é esperada para ter 50 voltas.

O GP da Arábia Saudita marca a 21ª e penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 e está marcado para 14h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

COMO BOTTAS E PÉREZ VIRARAM VÍTIMAS DAS EXPECTATIVAS ALHEIAS? | GP às 10

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade