PUBLICIDADE

Bottas comanda 1-2 da Mercedes e Verstappen fecha top-3 em treino livre 1 na Rússia

Conhecido por sempre andar bem na Rússia, Valtteri Bottas começou da melhor forma o fim de semana de F1 em Sóchi. Lewis Hamilton foi o segundo e Max Verstappen, terceiro

24 set 2021 - 06h32
Compartilhar
Exibir comentários
Valtteri Bottas andou bem demais neste treino livre 1 do GP da Rússia
Valtteri Bottas andou bem demais neste treino livre 1 do GP da Rússia
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

Valtteri Bottas foi o grande nome do treino livre 1 do GP da Rússia de Fórmula 1. Na manhã desta sexta-feira (24) em Sóchi, o finlandês comandou a sessão ao virar 1min34s427 em sua volta mais rápida, tendo sua Mercedes calçada com pneus macios. O dono do carro #77 superou Lewis Hamilton, heptacampeão mundial e seu companheiro de equipe, por 0s211. E Max Verstappen, líder do campeonato, ficou perto do tempo de Hamilton e fechou o top-3 da sessão com a Red Bull a 0s227 da marca registrada por Bottas.

Charles Leclerc mostrou logo no primeiro treino livre o quão bom parece ser a nova especificação de motor da Ferrari. O monegasco chegou a andar por boa parte da sessão em terceiro antes de ter sido superado por Verstappen. Mesmo assim, o quarto lugar na sessão, com 0s690 de atraso para o líder da manhã, pode ser considerado algo alentador para a escuderia de Maranello. Como também foi bastante positivo o quinto lugar de Sebastian Vettel, com a Aston Martin.

Valtteri Bottas andou bem demais neste treino livre 1 do GP da Rússia
Valtteri Bottas andou bem demais neste treino livre 1 do GP da Rússia
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

Pierre Gasly, novamente muito bem com a AlphaTauri, se colocou em sexto na tabela de tempos, à frente da Ferrari de Carlos Sainz. Lando Norris, com a McLaren, foi o oitavo colocado, seguido pela Red Bull de Sergio Pérez e pela Alpine de Fernando Alonso. Grande vencedor do GP da Itália há quase duas semanas, Daniel Ricciardo posicionou a McLaren em 14º.

A Fórmula 1 volta a acelerar na Rússia logo mais, às 9h (de Brasília, GMT-3), para o treino livre 2 em Sóchi. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi o treino livre 1 do GP da Rússia de F1

'Schumacher' é documentário incompleto ou foi vítima de expectativas irreais? Ouça no Paddockast #122

Com 18ºC de temperatura ambiente e 27ºC no asfalto, a Fórmula 1 abriu o fim de semana da 15ª etapa da temporada com praticamente todos os carros na pista desde os primeiros minutos. Todos, menos Max Verstappen, que demorou para deixar os boxes e registrar as suas primeiras voltas rápidas.

Nos minutos iniciais, a maior parte dos pilotos optou por usar os pneus duros. Mas foi Charles Leclerc, com pneus macios e motor de especificação nova a estrear justamente neste fim de semana, foi quem tomou a ponta da tabela de tempos depois de 10 minutos de treino ao virar 1min36s708. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, com compostos duros, fechavam o top-3, enquanto Esteban Ocon, também com pneus duros, aparecia em quarto.

Charles Leclerc mostrou boa performance com novo motor da Ferrari (Foto: Scuderia Ferrari)

Em seguida, porém, Bottas pulverizou a marca de Leclerc e assumiu a ponta com 1min36s412. Hamilton subiu para segundo, enquanto o monegasco reportou "algo estranho" no carro da Ferrari e voltou aos boxes. Em contrapartida, Verstappen deixava o pit-lane para, com pneus macios, abrir sua jornada no fim de semana. Na sua primeira passagem, o holandês virou 1min37367 para ocupar a quarta posição.

O líder do campeonato continuou na pista e acumulou quilometragem com seu primeiro jogo de pneus macios e melhorou seu tempo ao aferir 1min36s055, o suficiente para assumir a liderança do treino com 0s357 de vantagem para Bottas, o segundo colocado.

A Mercedes chamou seus pilotos de volta aos boxes e, pouco depois, liberou de novo Bottas e Hamilton para a pista, mas com pneus macios. Verstappen chegou a virar 1min35s616, mas foi superado de longe pelo finlandês, que marcou 1min34s427 e enfiou nada menos que 1s189 no piloto da Red Bull. Hamilton, logo depois, virou 1min34s638 para assumir o segundo lugar, 0s211 mais lento que Valtteri.

Max Verstappen ficou atrás da Mercedes no treino livre 1 em Sóchi (Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Leclerc também melhorou seu tempo e provou que seu carro não tinha mais os alegados problemas e que o novo motor mostrava ser muito bom. O piloto da Ferrari subiu para terceiro, bateu Verstappen por 0s499 e era o terceiro colocado, 0s690 atrás de Bottas.

Mais atrás, Sebastian Vettel aparecia muito bem na tabela de tempos e era o quinto com a Aston Martin, à frente da Ferrari de Carlos Sainz e da Red Bull de Pérez. Esteban Ocon vinha em oitavo com a Alpine, seguido pela Aston Martin de Lance Stroll e pela McLaren do grande vencedor do último GP da Itália, Daniel Ricciardo.

Ainda houve tempo para Verstappen voltar à pista com um novo jogo de pneus macios. O holandês fez o melhor tempo no segundo setor da pista, mas não conseguiu superar as Mercedes de Bottas e Hamilton. Max passou em terceiro, 0s227 mais lento que Bottas, mas deixou a Ferrari de Leclerc para trás, em quarto. Vettel aparecia num ótimo quinto lugar, seguindo pelo não menos excelente Pierre Gasly. Já para o fim do treino, Sainz caiu para sétimo, enquanto Lando Norris subiu para oitavo. Outro que perdeu posições foi 'Checo' Pérez, nono, enquanto Fernando Alonso superou Esteban Ocon.

Já na parte final da sessão, as equipes dedicaram os minutos derradeiros às habituais simulações em ritmo de corrida. Algo que, em termos de informação, pode valer praticamente nada em razão da mudança de tempo esperada para o sábado, com a previsão de muita chuva ao longo de todo o dia do treino livre 3 e da classificação do GP da Rússia.

HAMILTON x VERSTAPPEN: F1 NA RÚSSIA JÁ VÊ CONSELHO, IRONIA E ATAQUE | GP às 10

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade