PUBLICIDADE

Alonso critica previsibilidade e excessos "extra-pista" da Fórmula 1

17 ago 2018 - 09h37
Compartilhar
Exibir comentários

Após quase 17 temporadas, Fernando Alonso anunciou que deixará a Fórmula 1 ao fim de 2018. Falando à imprensa nesta quinta-feira, em Silverstone, onde disputará prova de Endurance neste final de semana, o piloto da McLaren, bicampeão mundial pela Renault (2005 e 2006), justificou sua decisão, mostrando-se bastante desiludido com a fase atual da modalidade automobilística mais popular do mundo. Segundo o espanhol, o excesso de polêmicas fora das pistas e a previsibilidade das corridas são os principais motivos de sua aposentadoria.

"Parei porque a ação na pista, na minha opinião, é muito ruim. Na verdade, o que mais falamos na Fórmula 1 é a respeito do extra-pista. Falamos sobre polêmica, sobre mensagens de rádio, e isso é um mau sinal. Acho que há outras categorias que talvez ofereçam mais ação, mais alegria e mais felicidade", afirmou. "As temporadas de 2003, 2004, 2008, 2009 e 2011 foram anos em que eu não estava ganhando corridas, mas era difícil prever o que poderia acontecer. Agora podemos escrever o que vai acontecer em Spa ou Monza. Podemos cravar as 15 primeiras posições com talvez um ou dois erros. Esta previsibilidade tornou tudo difícil", completou.

Mesmo incomodado, Alonso garante que não deixará a Fórmula 1 de maneira melancólica. O espanhol se diz satisfeito com a carreira construída na categoria, negando qualquer tipo de tristeza ou mágoa pelos resultados e experiências dos últimos anos.

"Tenho outros desafios maiores do que aqueles que a Fórmula 1 pode oferecer agora. É um esporte que definitivamente tem algumas coisas muito positivas, das quais desfrutei por 17 ou 18 anos da minha vida. Meu anúncio vem em um momento que associam à tristeza e à falta de resultados. Ganhei dois títulos, então sem dúvida eu estaria frustrado nos outros 16. Nunca foi o caso e não é o caso agora", finalizou.

Após a tradicional pausa de um mês, a Fórmula 1 volta à todo vapor no próximo final de semana. No domingo, dia 26 de agosto, os 20 pilotos se reunirão na pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica, para a disputa da etapa de número 13 do Circuito Mundial. O líder da competição é o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, que possui vantagem de 24 pontos para o segundo colocado Sebastian Vettel, da Ferrari.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade